A Prefeitura de Presidente Figueiredo, através da secretária municipal de saúde, está realizando a Semana da Busca Ativa de Vacinação Contra a Covid 19. São centenas de pessoas que não compareceram para receber a primeira e a segunda dose no prazo especificado na caderneta de vacinação.
Essa medida é para evitar que fiquem com a imunização incompleta e está sendo feita em vários locais como feiras, lojas, farmácias, supermercados e bairros já visitados por agentes de saúde. A busca ativa dessas pessoas ocorrerá entre os dia 9 à 12 de novembro. Estão aptos para receber a dose de vacina pessoas acima dos 50 anos e pacientes com comorbidades, além de jovens na faixa etária de 12 à 17 anos, bem como profissionais da área da saúde.
Esse processo denominado de busca ativa é uma ação da equipe da coordenação da campanha de vacinação contra a Covid-19 da FMS e, além de identificar essas pessoas com a vacina atrasada, também é para ter informação de alguns dados que estão incompletos no cadastro.
De acordo com informações obtidas na secretaria de saúde municipal, as pessoas não devem ter receio de informar quando é solicitado algum dado. “Verificamos que existem casos de pessoas que já passaram da data de tomar a segunda dose, existem casos de dados incompletos ou com algum erro quando vai ser feito o lançamento de informações no Sistema do Ministério da Saúde e precisamos verificar essas informações. Estamos fazendo contato nesses casos”, esclarece a assessoria da Semsa local.
Alcançada pela reportagem, a prefeita Patrícia Lopes (MDB) disse que a busca ativa é fundamental para que se encontrem as pessoas que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina.
“Com a busca ativa facilitamos o acesso e conseguimos vacinar pessoas que por algum motivo ainda não tinham se imunizado. É fundamental que todos se protejam deste vírus”, destacou a prefeita lembrando que os resultados positivos da vacinação são claros. “Quando analisamos os dados dos últimos meses verificamos redução dos casos graves e diminuição na demanda por atendimentos e internações de pacientes com covid-19. Isso é resultado da vacinação. Seguimos trabalhando para que todos sejam vacinados”, destacou.
A prefeita orientou que “há mais de 3 mil doses de vacinas entre AstraZeneca e Pfizer. E que todos devem procurar se vacinar quando chega a vez. “Fiquem atentos à esta semana de busca ativa para se imunizar pois é preciso completar o esquema vacinal para estar com melhor proteção e continuar mantendo o uso da máscara facial, higiene das mãos e o distanciamento social”, alertou a prefeita.
+++++++