18 de setembro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

‘Não consigo viver sem isso’: alarme sobre o domínio Starlink de Musk na Amazônia brasileira | Elon Musk

11/10/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
‘Não consigo viver sem isso’: alarme sobre o domínio Starlink de Musk na Amazônia brasileira | Elon Musk

O helicóptero mergulhou em um dos cantos mais inacessíveis da floresta amazônica. Comandos das forças especiais brasileiras saltaram de seus patins de metal para as águas habitadas por jacarés abaixo.

O alvo deles, escondido na floresta ao longo do rio Bóia, no Brasil, era um enorme aço draga de mineração, pega em flagrante enquanto perfurava o leito do rio, pulverizando-o em busca de ouro.

A bordo, tropas do órgão ambiental nacional, Ibama, e da Polícia Rodoviária Federal encontraram ferramentas típicas dessa indústria ilegal: três garrafas de mercúrio, 10g de ouro e uma enorme broca usada para despolpar o leito do rio abaixo.

Mas uma engenhoca mais moderna também chamou sua atenção: um elegante receptor branco fabricado pela empresa de internet via satélite de Elon Musk, Starlink, que está no centro de um confronto cada vez mais intenso entre as autoridades brasileiras e o bilionário norte-americano que, na semana passada, resultou no bloqueio de sua rede social X. no maior país da América do Sul.

“É uma antena de Internet via satélite que fornece comunicações a toda esta rede criminosa”, disse um combatente das forças especiais enquanto exibia o dispositivo que a sua unidade tinha apreendido – um dos muitos obtidos a estes criminosos este ano.

“Nós encontramos isso em todos os lugares agora. Cada draga de mineração tem pelo menos um deles”, acrescentou o policial sobre a antena que estava sendo usada para conectar a barcaça e suas câmeras de segurança a um proprietário ausente em uma cidade a centenas de quilômetros de distância.

Há apenas dois anos, poucos no sertão da Amazônia – onde a internet de alta velocidade sempre foi um luxo impensável – tinham ouvido falar da Starlink ou da SpaceX, a empresa de foguetes que é controladora da Starlink e que enviou mais de 6.000 foguetes em órbita baixa. satélites ao espaço para transmitir sinais para locais isolados como este.

Hoje, as antenas da Starlink estão por toda parte: em operações de mineração ilegal, mas também em aldeias indígenas isoladas, alojamentos e fazendas na selva, e até mesmo em bases militares espalhadas por uma vasta região de floresta tropical maior que a UE.

As forças especiais do Brasil afirmam ter apreendido dezenas de antenas Starlink de criminosos este ano. Photograph: João Laet/The Guardian

A Starlink afirma ter mais de 250 mil clientes no Brasil, contra menos de 20 mil em fevereiro de 2023. Quase 70 mil dessas antenas estão na Amazônia, onde a empresa atua em mais de 90% dos municípios.

“O Starlink é uma revolução na forma como leva conectividade à Internet de boa qualidade para praticamente qualquer lugar remoto do mundo”, disse Pedro Doria, um proeminente escritor brasileiro de tecnologia. “É revolucionário e não tenho certeza se muitas pessoas na (capital política) Brasília entendem como – especialmente na Amazônia – você não pode mais viver sem o Starlink.”

Ronaldo Lemos, advogado de tecnologia e aficionado por inovação, viajou para a região da floresta tropical para fazer um programa sobre a revolução amazônica da Starlink para sua série Expresso Futuro. Ele ficou surpreso com a rápida disseminação da tecnologia enquanto subia o rio Negro em direção à fronteira com a Colômbia, navegando na Internet.

Em um porto, Lemos conheceu um fisioterapeuta que havia desistido de seu trabalho diário, comprado tantos terminais Starlink quanto pôde encontrar e estava se mudando de cidade ribeirinha em cidade ribeirinha, vendendo-os por três vezes o preço original.

“(Há) essa enorme demanda por conectividade na região”, disse Lemos. “Definitivamente mudou o perfil da região e acho que isso é uma coisa boa”, acrescentou, celebrando como a Starlink estava dando a comunidades anteriormente isoladas acesso à educação e oportunidades de negócios.

Mas Lemos voltou para casa preocupado com o que viu.

Primeiro, ele temia que a penetração massiva da Starlink na região potencialmente desse à empresa norte-americana acesso a informações altamente confidenciais sobre uma região rica em recursos, há muito vista como central para a segurança e soberania nacionais do Brasil.

“A Starlink conhece a localização de seus equipamentos em todos os lugares da Amazônia e com essas informações e um pouco de mineração de dados você pode realmente determinar as posições dos recursos minerais”, disse Lemos.

“Uma empresa como a Starlink pode neste momento saber mais sobre a Amazônia e a ocupação da Amazônia pela atividade humana do que o governo brasileiro realmente sabe.”

Uma antena de satélite Starlink instalada em um barco de mineiro no Rio Madeira, no Brasil. Fotografia: Adriano Machado/Reuters

Em segundo lugar, o domínio quase completo da Starlink no mercado de Internet via satélite da Amazon deu a Musk uma influência enorme e potencialmente perigosa sobre o governo do Brasil.

“Os acontecimentos que vimos nos últimos dias demonstram que infelizmente Elon Musk se tornou muito instável e até juvenil na forma como se comporta”, disse Lemos sobre a recusa do bilionário em cumprir ordens do Supremo Tribunal do Brasil e muitas vezes ataques grosseiros aos juízes do país e ao presidente de esquerda.

“(Este) comportamento errático (significa) que é muito difícil para um país realmente depender de uma pessoa como ele para aplicações críticas como conectar a Amazônia e assim por diante.”

O Brasil está longe de ser o único país onde tais ansiedades estão sendo expressas sobre a dependência excessiva de Musk.

Starlink tem mais de 3 milhões de clientes em quase 100 países. Mas foi na Ucrânia que a tecnologia provou o quão valiosa pode ser para um Estado-nação. Existem mais de 42.000 terminais Starlink no país onde são utilizados por militares, médicos e trabalhadores do setor energético e são vistos como uma peça central de infraestrutura no combate à invasão russa.

Em 2022, meses após o início do conflito, Musk ameaçou parar de cobrir os custos de operação do Starlink na Ucrânia, mas recuou rapidamente. Houve vários relatos de tensões entre Starlink e os militares ucranianos sobre os limites de seu uso, incluindo um incidente em que Musk se recusou a permitir um sub-ataque de drone ucraniano à frota russa em Sebastopol.

“Você nunca quer depender de um fornecedor, independentemente de quem ele seja”, disse Dmitri Alperovitch, especialista em segurança cibernética e presidente do grupo de reflexão Silverado Policy Accelerator. No entanto, não existe rival global para o Starlink. Os países poderiam pelo menos seguir o exemplo do governo dos EUA na contratação do braço militar da Starlink, Starshield, onde os EUA possuem e controlam os satélites, disse Alperovitch.

No ano passado, o New York Times informou que Taiwan, preocupado com as ameaças aos cabos submarinos da Internet, manteve conversações com a SpaceX sobre o uso do Starlink, mas as discussões foram prejudicadas por preocupações de que Musk pudesse ficar sob pressão de Pequim para cortar o serviço. A China é um mercado vital para a Tesla, a montadora de carros elétricos da qual Musk é CEO e na qual possui uma participação de 13%.

Terminal Starlink descoberto em uma operação de mineração ilegal em um local remoto da Amazônia pelo Ibama. Fotografia: AP

Makena Young, pesquisadora do centro de estudos estratégicos e internacionais em Washington DC, disse que a Starlink estava em uma posição única.

Embora não seja incomum que grandes empresas tenham um impacto geopolítico, disse ela, é “raro que tomem decisões políticas significativas, cuja atenção e implicações provavelmente aumentarão quando lideradas por indivíduos altamente visíveis e potencialmente polarizadores”.

Quando a concorrência pela Starlink finalmente surgir – com a Amazon entre as empresas desenvolvendo potenciais rivais – o fator Musk poderá desempenhar um papel na escolha do serviço que os clientes escolhem.

Lemos disse esperar que a disputa entre Musk e a Suprema Corte do Brasil sirva como “um alerta para todas as democracias” e instou o governo brasileiro a procurar outros fornecedores que possam oferecer conectividade por satélite de baixa órbita na Amazônia.

Lemos afirmou que a transformação de X em arma por Musk tornou cada vez mais claro como o bilionário estava usando sua rede social como “uma ferramenta partidária de interferência estrangeira que tenta provocar divisão”. Ele destacou a ampliação do conteúdo de extrema direita por parte do empresário durante os tumultos no Reino Unido.

“Meu medo é que o Starlink possa se tornar parte da mesma trama.”

ShareTweetShareShare

Leiam também

Expoagro 2025: Governo do Amazonas concede isenção de ICMS durante a 47ª edição do evento

Expoagro 2025: Governo do Amazonas concede isenção de ICMS durante a 47ª edição do evento

setembro 18, 2025
0

A incentivo fiscal visa ampliar a aquisição de implementos agrícolas, insumos e outros produtos de origem animal, com estimativa de...

Campanha destaca a importância da conservação da Amazônia e alerta para os impactos das mudanças climáticas - FAS

Campanha destaca a importância da conservação da Amazônia e alerta para os impactos das mudanças climáticas – FAS

setembro 17, 2025
0

Um dos destaques é a exposição “Gigante das Águas: O manejo do pirarucu”, com fotografias que apresentam o trabalho de...

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs 

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs 

setembro 16, 2025
0

   SEPcD, Arsepam e Procon realizaram as abordagens no Porto e no Terminal Rodoviário de Manaus “É um alívio saber...

Saullo Vianna destinou mais de R$ 267 milhões à saúde, educação, infraestrutura, cultura e assistência do AM

Saullo Vianna destinou mais de R$ 267 milhões à saúde, educação, infraestrutura, cultura e assistência do AM

setembro 15, 2025
0

Em balanço de sua atuação no parlamento e à frente da Semasc, Vianna elenca entregas a todos os 62 municípios...

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

setembro 15, 2025
0

Município passa a integrar o Saúde AM Digital, que já alcança 34 cidades e 88 salas em funcionamento no Estado...

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

setembro 13, 2025
0

Novo prédio amplia estrutura e reforça compromisso com a segurança alimentar no Amazonas O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta quarta-feira...

Next Post
Choque quando delegado retira caso de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips | Dom Phillips e Bruno Pereira

Choque quando delegado retira caso de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips | Dom Phillips e Bruno Pereira

Últimas do Metrópoles

Samu celebra 20 anos de serviço com congresso internacional no DF

Evento com palestras, estandes e exposições ocorre até esta sexta-feira (19/9), das 8h às 18h, e tem foco nos trabalhadores [...]

Reflexo de megaterremoto: Rússia registra novo tremor de 7,8

Fenômeno é um tremor secundário de terremoto que atingiu o país em julho, o mais forte registrado no mundo desde [...]

Batman 2 terá vilão nunca antes visto no cinema, revela diretor

Diretor promete foco em Bruce Wayne e mantém mistério sobre o vilão inédito na sequência [...]

Quem é Jimmy Kimmel, apresentador suspenso por fala sobre Charlie Kirk

Crítico de Donald Trump, Jimmy Kimmel já foi eleito pela Time uma das pessoas mais influentes do mundo [...]

Em jogo de nove gols, França vence a Costa Rica na Copa das Nações

Com direito a hat-trick do capitão Mouhoudine, a França carimbou sua estreia com vitória por 5 x 4 contra a [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS