9 de julho de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Brasil

Em novo passo na luta contra a dengue, Brasil inicia vacinação de crianças

14/02/2024
em Brasil
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Em novo passo na luta contra a dengue, Brasil inicia vacinação de crianças

Ministra Nísia Trindade (Saúde) acompanha a abertura da campanha de imunização para a faixa de 10 a 11 anos em Brasília. Processo vai avançar de acordo com entregas do fabricante. Autoridades reforçam que combate a criadouros é a melhor forma de controle da doença

Zé Gotinha mandou avisar: teve início nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o inédito processo de vacinação de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde quinta, o Ministério da Saúde já faz a distribuição dos imunizantes aos municípios que atendem aos critérios definidos em conjunto com os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A estratégia se soma aos esforços coletivos de prevenção e combate ao mosquito, essenciais para controle da doença.

É um momento histórico. Há 40 anos se espera por uma vacina para a dengue. Já houve vacina desenvolvida, não tão bem sucedida, e agora temos uma incorporada ao SUS”

Nísia Trindade, ministra da Saúde

A ministra Nísia Trindade (Saúde) acompanhou o início da vacinação na Unidade Básica de Saúde 1 do Cruzeiro, no Distrito Federal (DF), e ressaltou a simbologia da nova fase. “É um momento histórico. Há 40 anos se espera por uma vacina para a dengue. Já houve vacina desenvolvida, não tão bem sucedida, e agora temos uma incorporada ao SUS”, disse. Ela lembrou que a vacinação começaria mesmo que não houvesse a epidemia em algumas regiões neste ano, “porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo”, reforçou.

Moradora da capital federal, que está em situação de emergência em função do aumento expressivo de notificações da doença, a advogada Érika Lara levou a filha Isabel, de 10 anos, para se vacinar logo no primeiro dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS) II do Guará.

“Devido ao surto que estamos passando eu acho necessário a gente se conscientizar e preservar nosso bem maior, que são nossos filhos. Assim que saiu o anúncio da vacina não medi esforços para trazê-la aqui para não acontecer nada pior e ficar com esse peso na consciência”.

O público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O esquema de imunização vai avançar progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

Suellen e Sofia, Erika e Isabel e Patrícia com os gêmeos Isaque e Lucas: vacina no braço e prevenção em casa para combater o mosquito. Fotos: Vinicius Neves/Secom/PR

Não é só o governo que tem esse dever, acho que somos todos nós. Juntos, temos o poder de combater o mosquito. É a coletividade em si, as pessoas tendo consciência de tirar o mato, não deixar lixo, são atitudes fundamentais para exterminar de vez esse mosquito”

Érika Lara, advogada, que levou a filha Isabel para vacinar

ESFORÇO COLETIVO — Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia convocado todos os brasileiros e brasileiras a participar da luta contra a dengue, que transcende a vacinação e envolve uma série de ações de prevenção e controle. Ele reforçando que o combate ao mosquito é um esforço conjunto e coletivo.

“Cada um tem a sua responsabilidade. Não é só um prefeito, não é só um governador, não é só um presidente da República. Nós, em casa, somos os primeiros a ter responsabilidade. Se tiver dengue na sua, veja se veio do vizinho ou da sua própria casa. Olhe se você cumpriu com o seu compromisso. Se você cumpriu com o cuidado que você tem com a sua família. Assim, vai ser bom para todo mundo”, afirmou.

“Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas. Nessa missão, conte com o trabalho fundamental dos agentes de combate às endemias. Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos em sua casa e na sua vizinhança”, pediu a ministra.

Érika Lara concorda com a ministra. “Não é só o governo que tem esse dever, acho que somos todos nós. Juntos, temos o poder de combater o mosquito. É a coletividade em si, as pessoas tendo consciência de tirar o mato, não deixar lixo, são atitudes fundamentais para exterminar de vez esse mosquito”, disse.

GÊMEOS – A analista de marketing digital Patrícia Fernandes levou os gêmeos Isaque e Lucas, de 11 anos, para receberem a imunização após perceber que muitos de seus vizinhos estavam com a doença. “Eu quis vir logo cedo para não perder a oportunidade “, contou, Patrícia, que já intensificou os cuidados em seu lar para evitar focos de proliferação. “Meu marido tem uma horta e a gente fica diariamente, junto com minha mãe, uma senhorinha, monitorando para ver se tem água parada ou larva”, relatou.

Já a servidora pública Suellen Cardoso, mãe de Sofia, viu a doença atingir alguns integrantes do seu núcleo familiar e enfatiza a necessidade da prevenção. “Quanto antes a gente puder fazer esse trabalho, melhor. Meu irmão, a esposa e a sogra pegaram dengue e, a minha sogra, inclusive, foi hospitalizada”, lamentou. Ela aproveitou para deixar um recado aos pais: “A prevenção é sempre a melhor forma de combater a doença”.

DEZ MINUTOS — Para fazer sua parte na batalha contra a dengue, bastam dez minutos por semana!
Dez minutos, de acordo com a realidade de moradia de cada um, é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos (confira abaixo).

 

Infográfico – Dez minutos por semana para combater a dengue em sua casa
Tags: BrasilCombate à DengueSAÚDE
ShareTweetShareShare

Leiam também

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

julho 9, 2025
0

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral brasileiro, o Ministério Público Federal...

Agência Brasil vence 4º Prêmio Einstein+Admirados de Saúde

Trânsito e serviços de São Paulo mudam neste feriado de 9 de julho

julho 9, 2025
0

O estado de São Paulo celebra nesta quarta-feira o feriado de 9 de julho, que relembra a Revolução Constitucionalista. A data é uma...

Placa em homenagem a Juliana Marins é inaugurada na Praia do Sossego

Placa em homenagem a Juliana Marins é inaugurada na Praia do Sossego

julho 9, 2025
0

A placa que dá o nome de Juliana Marins ao Mirante e a trilha na Praia do Sossego, em Camboinhas,...

EBC realiza transmissão oficial e cobertura ampla da Cúpula do Brics

EBC realiza transmissão oficial e cobertura ampla da Cúpula do Brics

julho 8, 2025
0

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi responsável pela transmissão oficial da Cúpula do Brics, realizada entre domingo (6) e segunda-feira...

CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos

CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos

julho 8, 2025
0

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (8) a segunda retificação do...

CNU 2: ministra diz manter diálogo e presta esclarecimentos ao MPF

CNU 2: ministra diz manter diálogo e presta esclarecimentos ao MPF

julho 8, 2025
0

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse, nesta terça-feira (8), em Brasília, que a...

Next Post
DETRAN apreende mais de 50 motocicletas em operação da zona leste de Manaus

DETRAN apreende mais de 50 motocicletas em operação da zona leste de Manaus

Últimas do Metrópoles

Cientistas descobrem tomate que “evoluiu ao contrário” no Equador

Além de ser um exemplo de como a evolução da espécie acontece, pesquisa sobre tomate abre novas possibilidades para engenharia [...]

Em delegacia, homem ameaça assassinar cunhado e o mata uma hora depois

Suspeito chegou a delegacia em estado de exaltação e disse que mataria vítima. Apesar da ameaça, assassino deixou delegacia e [...]

Menino chora ao ver pai sendo preso de forma truculenta por agentes da DCA

Tito, de apenas 5 anos, ficou apavorado ao ver o pai receber socos e coronhadas após encostar em viatura da [...]

Trump cita Bolsonaro e “censura” às redes ao tarifar Brasil em 50%

Em carta que anuncia tarifas, Donald Trump classifica como "vergonhosa" a forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo [...]

Ministra Esther Dweck cobra esforço contra os supersalários

A ministra afirmou que união dos Três Poderes é importante para debater sobre o tema [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS