A Prefeitura de Parintins tem feito parcerias para enviar a Manaus diariamente amostras de exames para COVID- 19 ao Laboratório Central (LACEN). O município está sem linha comercial ativa e tem articulado possibilidades diversas de envio do material. Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em saúde, Parintins tem três casos confirmados de coronavírus, incluindo um óbito.
Na quarta-feira, 1º de abril, o município utilizou o helicóptero do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins para transportar as amostras, informou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires.
“Conseguimos enviar mais uma remessa de amostras para pesquisa COVID-19. Gratidão ao DSEI Parintins pela parceria com a aeronave. Gratidão a Equipe de VIgilancia Epidemiologica e Laboratório pelo empenho e desdobramento na coleta, cadastro e armazenamento. Também à Águia Transporte e Serviços pelo suporte no envio”, salientou Elaine.
Ela também destacou o apoio do diretor do aeroporto Júlio Belém que tem repassado informações sobre a chegada de voos particulares ao município.