7 de novembro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

‘Não consigo viver sem isso’: alarme sobre o domínio Starlink de Musk na Amazônia brasileira | Elon Musk

11/10/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
‘Não consigo viver sem isso’: alarme sobre o domínio Starlink de Musk na Amazônia brasileira | Elon Musk

O helicóptero mergulhou em um dos cantos mais inacessíveis da floresta amazônica. Comandos das forças especiais brasileiras saltaram de seus patins de metal para as águas habitadas por jacarés abaixo.

O alvo deles, escondido na floresta ao longo do rio Bóia, no Brasil, era um enorme aço draga de mineração, pega em flagrante enquanto perfurava o leito do rio, pulverizando-o em busca de ouro.

A bordo, tropas do órgão ambiental nacional, Ibama, e da Polícia Rodoviária Federal encontraram ferramentas típicas dessa indústria ilegal: três garrafas de mercúrio, 10g de ouro e uma enorme broca usada para despolpar o leito do rio abaixo.

Mas uma engenhoca mais moderna também chamou sua atenção: um elegante receptor branco fabricado pela empresa de internet via satélite de Elon Musk, Starlink, que está no centro de um confronto cada vez mais intenso entre as autoridades brasileiras e o bilionário norte-americano que, na semana passada, resultou no bloqueio de sua rede social X. no maior país da América do Sul.

“É uma antena de Internet via satélite que fornece comunicações a toda esta rede criminosa”, disse um combatente das forças especiais enquanto exibia o dispositivo que a sua unidade tinha apreendido – um dos muitos obtidos a estes criminosos este ano.

“Nós encontramos isso em todos os lugares agora. Cada draga de mineração tem pelo menos um deles”, acrescentou o policial sobre a antena que estava sendo usada para conectar a barcaça e suas câmeras de segurança a um proprietário ausente em uma cidade a centenas de quilômetros de distância.

Há apenas dois anos, poucos no sertão da Amazônia – onde a internet de alta velocidade sempre foi um luxo impensável – tinham ouvido falar da Starlink ou da SpaceX, a empresa de foguetes que é controladora da Starlink e que enviou mais de 6.000 foguetes em órbita baixa. satélites ao espaço para transmitir sinais para locais isolados como este.

Hoje, as antenas da Starlink estão por toda parte: em operações de mineração ilegal, mas também em aldeias indígenas isoladas, alojamentos e fazendas na selva, e até mesmo em bases militares espalhadas por uma vasta região de floresta tropical maior que a UE.

As forças especiais do Brasil afirmam ter apreendido dezenas de antenas Starlink de criminosos este ano. Photograph: João Laet/The Guardian

A Starlink afirma ter mais de 250 mil clientes no Brasil, contra menos de 20 mil em fevereiro de 2023. Quase 70 mil dessas antenas estão na Amazônia, onde a empresa atua em mais de 90% dos municípios.

“O Starlink é uma revolução na forma como leva conectividade à Internet de boa qualidade para praticamente qualquer lugar remoto do mundo”, disse Pedro Doria, um proeminente escritor brasileiro de tecnologia. “É revolucionário e não tenho certeza se muitas pessoas na (capital política) Brasília entendem como – especialmente na Amazônia – você não pode mais viver sem o Starlink.”

Ronaldo Lemos, advogado de tecnologia e aficionado por inovação, viajou para a região da floresta tropical para fazer um programa sobre a revolução amazônica da Starlink para sua série Expresso Futuro. Ele ficou surpreso com a rápida disseminação da tecnologia enquanto subia o rio Negro em direção à fronteira com a Colômbia, navegando na Internet.

Em um porto, Lemos conheceu um fisioterapeuta que havia desistido de seu trabalho diário, comprado tantos terminais Starlink quanto pôde encontrar e estava se mudando de cidade ribeirinha em cidade ribeirinha, vendendo-os por três vezes o preço original.

“(Há) essa enorme demanda por conectividade na região”, disse Lemos. “Definitivamente mudou o perfil da região e acho que isso é uma coisa boa”, acrescentou, celebrando como a Starlink estava dando a comunidades anteriormente isoladas acesso à educação e oportunidades de negócios.

Mas Lemos voltou para casa preocupado com o que viu.

Primeiro, ele temia que a penetração massiva da Starlink na região potencialmente desse à empresa norte-americana acesso a informações altamente confidenciais sobre uma região rica em recursos, há muito vista como central para a segurança e soberania nacionais do Brasil.

“A Starlink conhece a localização de seus equipamentos em todos os lugares da Amazônia e com essas informações e um pouco de mineração de dados você pode realmente determinar as posições dos recursos minerais”, disse Lemos.

“Uma empresa como a Starlink pode neste momento saber mais sobre a Amazônia e a ocupação da Amazônia pela atividade humana do que o governo brasileiro realmente sabe.”

Uma antena de satélite Starlink instalada em um barco de mineiro no Rio Madeira, no Brasil. Fotografia: Adriano Machado/Reuters

Em segundo lugar, o domínio quase completo da Starlink no mercado de Internet via satélite da Amazon deu a Musk uma influência enorme e potencialmente perigosa sobre o governo do Brasil.

“Os acontecimentos que vimos nos últimos dias demonstram que infelizmente Elon Musk se tornou muito instável e até juvenil na forma como se comporta”, disse Lemos sobre a recusa do bilionário em cumprir ordens do Supremo Tribunal do Brasil e muitas vezes ataques grosseiros aos juízes do país e ao presidente de esquerda.

“(Este) comportamento errático (significa) que é muito difícil para um país realmente depender de uma pessoa como ele para aplicações críticas como conectar a Amazônia e assim por diante.”

O Brasil está longe de ser o único país onde tais ansiedades estão sendo expressas sobre a dependência excessiva de Musk.

Starlink tem mais de 3 milhões de clientes em quase 100 países. Mas foi na Ucrânia que a tecnologia provou o quão valiosa pode ser para um Estado-nação. Existem mais de 42.000 terminais Starlink no país onde são utilizados por militares, médicos e trabalhadores do setor energético e são vistos como uma peça central de infraestrutura no combate à invasão russa.

Em 2022, meses após o início do conflito, Musk ameaçou parar de cobrir os custos de operação do Starlink na Ucrânia, mas recuou rapidamente. Houve vários relatos de tensões entre Starlink e os militares ucranianos sobre os limites de seu uso, incluindo um incidente em que Musk se recusou a permitir um sub-ataque de drone ucraniano à frota russa em Sebastopol.

“Você nunca quer depender de um fornecedor, independentemente de quem ele seja”, disse Dmitri Alperovitch, especialista em segurança cibernética e presidente do grupo de reflexão Silverado Policy Accelerator. No entanto, não existe rival global para o Starlink. Os países poderiam pelo menos seguir o exemplo do governo dos EUA na contratação do braço militar da Starlink, Starshield, onde os EUA possuem e controlam os satélites, disse Alperovitch.

No ano passado, o New York Times informou que Taiwan, preocupado com as ameaças aos cabos submarinos da Internet, manteve conversações com a SpaceX sobre o uso do Starlink, mas as discussões foram prejudicadas por preocupações de que Musk pudesse ficar sob pressão de Pequim para cortar o serviço. A China é um mercado vital para a Tesla, a montadora de carros elétricos da qual Musk é CEO e na qual possui uma participação de 13%.

Terminal Starlink descoberto em uma operação de mineração ilegal em um local remoto da Amazônia pelo Ibama. Fotografia: AP

Makena Young, pesquisadora do centro de estudos estratégicos e internacionais em Washington DC, disse que a Starlink estava em uma posição única.

Embora não seja incomum que grandes empresas tenham um impacto geopolítico, disse ela, é “raro que tomem decisões políticas significativas, cuja atenção e implicações provavelmente aumentarão quando lideradas por indivíduos altamente visíveis e potencialmente polarizadores”.

Quando a concorrência pela Starlink finalmente surgir – com a Amazon entre as empresas desenvolvendo potenciais rivais – o fator Musk poderá desempenhar um papel na escolha do serviço que os clientes escolhem.

Lemos disse esperar que a disputa entre Musk e a Suprema Corte do Brasil sirva como “um alerta para todas as democracias” e instou o governo brasileiro a procurar outros fornecedores que possam oferecer conectividade por satélite de baixa órbita na Amazônia.

Lemos afirmou que a transformação de X em arma por Musk tornou cada vez mais claro como o bilionário estava usando sua rede social como “uma ferramenta partidária de interferência estrangeira que tenta provocar divisão”. Ele destacou a ampliação do conteúdo de extrema direita por parte do empresário durante os tumultos no Reino Unido.

“Meu medo é que o Starlink possa se tornar parte da mesma trama.”

ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima destaca apoio à formação de novos oficiais e reforça compromisso com a segurança pública

Governador Wilson Lima destaca apoio à formação de novos oficiais e reforça compromisso com a segurança pública

novembro 6, 2025
0

Na solenidade, 104 alunos oficiais receberam o Espadim Tiradentes, símbolo do compromisso com os valores militares Fotos: Diego Peres/Secom O...

TCE-AM lança Revista Científica 2025 e premia autores de artigos técnicos – Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

TCE-AM lança Revista Científica 2025 e premia autores de artigos técnicos – Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

novembro 5, 2025
0

Com a participação de autores de diferentes estados do país, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, nesta quarta-feira...

Projeto fortalece cadeia do pirarucu e amplia alternativas de renda na Amazônia - FAS

Projeto fortalece cadeia do pirarucu e amplia alternativas de renda na Amazônia – FAS

novembro 5, 2025
0

Parte da iniciativa, aplicativo Gygas garante rastreabilidade dos peixes a partir de um “CPF do pescado”. Projeto pertence à Fundação...

Governo do Amazonas lança 35º Anuário Estatístico em formato digital interativo

Governo do Amazonas lança 35º Anuário Estatístico em formato digital interativo

novembro 4, 2025
0

A edição de 2025 é uma plataforma digital interativa desenvolvida com ferramentas de Business Intelligence (BI) O Governo do Amazonas,...

Implantação do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia entra em nova fase de execução - FAS

Implantação do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia entra em nova fase de execução – FAS

novembro 4, 2025
0

Missão técnica reúne instituições parceiras para estruturar base operacional e diretrizes de gestão do Parque Entre os dias 26 de...

Governador Wilson Lima reforça importância do mutirão de catarata que já realizou mais de mil cirurgias no Amazonas

Governador Wilson Lima reforça importância do mutirão de catarata que já realizou mais de mil cirurgias no Amazonas

novembro 3, 2025
0

Ação do programa Opera+ Amazonas devolve a visão a milhares de pessoas em todo o estado Fotos: Arthur Castro e...

Next Post
Choque quando delegado retira caso de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips | Dom Phillips e Bruno Pereira

Choque quando delegado retira caso de assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips | Dom Phillips e Bruno Pereira

Últimas do Metrópoles

COP30: “É hora de transformar ambição em ação”, diz Lula em Belém

Lula discursou durante a primeira mesa redonda temática da Cúpula de Líderes da COP30, intitulada “Clima e Natureza: Florestas e [...]

Tim Bernardes promete “atmosfera perfeita” em show do Estilo Brasil

Em entrevista ao Metrópoles, artista fala sobre o show em Brasília e a busca por transformar o palco em um [...]

Desembargador é condenado por usar processo para se vingar da ex

Nos autos, o desembargador anexou relatos sobre a vida privada e acusações contra a ex-mulher [...]

Fernanda Lima reflete sobre casamento: “Parece que é feito pra acabar”

Casada com Rodrigo Hilbert há quase 20 anos, a apresentadora compartilha aprendizados sobre como manter o amor vivo no dia [...]

Império do pó: Sudoeste têm 115 traficantes presos e condenados a 310 anos de cadeia

Investigação da PCDF aponta que o tráfico passou a operar de forma territorializada, utilizando residências como pontos de armazenagem [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS