A TV EDUCATIVA (TVE) foi o nome escolhido para inaugurar em 1975, com transmissão experimental, das 20h às 00h, nas principais capitais brasileiras, incluindo Manaus, uma NOVA ERA televisiva. Era o que dizia a propaganda militar da época: “TVE: uma nova forma de fazer televisão”.
A TVE foi criada em pleno regime militar e inovou em programação cultural, coisa que quase não havia na época.
Até o início da década de 1990, as TVs Educativas em todo o Brasil estavam sob a tutela do Ministério da Educação e Cultura. Depois disso, cada veículo era administrado isoladamente, não havia um órgão central e cada emissora operava sua programação separadamente.
Em Manaus, a TVE foi sucesso com sua programação local. O programa Força de Expressão apresentado pelo jornalista Plínio Valério e a Miss Amazonas Adriana Barcelos era sucesso absoluto em 1982.
Na foto principal desta postagem vê-se a dupla de apresentadores entrevistando o já visionário empresário Francisco Garcia Rodrigues.
Foi também em 1982 que o presidente João Batista de Figueiredo envia telegrama ao então canditato Josué Filho felicitando-o pela “vitória próxima” naquela histórica eleição.
O Telegrama foi expedido em outubro daquele ano, mas “só foi usado” nos matutinos no dia 14 de novembro. Há apenas um dia antes do pleito de 1982.
Na anúncio acima, a Construtora COMAGI, de propriedade do empresário paulista Paulo Girardi, saúda a vitória Amazonino Mendes na eleição daquele ano.
ERA 1986.
Marcelo Guerra / Jornalista MTB 492/AM – MBA Administração Pública
E mail: marceloguerra1@hotmail.com