Vários tornados foram relatados em toda a Flórida enquanto o furacão Milton assolava o estado.
Eles foram vistos em partes do sul da Flórida e cruzando uma rodovia importante enquanto os motoristas estavam na estrada.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) disse que as condições previstas estavam ajudando Milton a produzir o fenômeno no centro e no sul da Flórida.
Pelo menos 116 alertas de tornado foram emitidos em toda a Flórida na quarta-feira, disse o governador Ron DeSantis em entrevista coletiva naquela noite, com 19 tornados confirmados no estado.
Os meteorologistas dizem que tornados, ou tornados, podem se formar em meio ao clima tropical, embora normalmente não sejam muito fortes – embora ainda representem uma ameaça mortal.
Por que houve tantos tornados antes de Milton?
Os tornados talvez não sejam o primeiro elemento climático em que pensamos ao prever furacões.
Uma enorme área de nuvens como um furacão tende a nos fazer pensar em grandes quantidades de chuva, ventos destrutivos e tempestades mortais.
Mas os tornados podem acompanhar qualquer clima tropical, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS).
E não é incomum receber relatos de tornados nas faixas externas de chuva de um furacão, porque há energia suficiente para que eles se formem.
As faixas de chuva distantes do olho da tempestade são áreas importantes porque hospedam o melhor e mais adequado cisalhamento e instabilidade do vento.
O NWS observa que a maioria desses twisters são “relativamente fracos e de curta duração, mas ainda representam uma ameaça significativa”.
Os tornados podem ser difíceis de prever – e indiscriminados no local onde se formam – mas podem revelar-se mortais quando atingem áreas altamente povoadas.
Os tornados acontecem numa escala muito menor em comparação com um furacão, mas podem causar devastação quando atingem áreas povoadas.
Há apenas duas semanas, foram emitidos avisos na Geórgia sobre grandes tornados antes do furacão Helene.
Ainda não se sabe quantos tornados atingiram a Flórida desta vez.
Como se forma um tornado?
Os tornados precisam de calor particularmente intenso ou fora de época para se desenvolverem. À medida que a temperatura do solo aumenta, o ar úmido aquece e começa a subir.
Quando esse ar úmido e quente encontra o ar seco e frio acima, uma nuvem de trovão começa a se formar.
Esta nuvem pode desenvolver-se rapidamente, trazendo consigo chuva, trovões e relâmpagos.
Os ventos que sopram de diferentes direções fazem com que o ar gire, após o que um cone ou funil visível cai da nuvem em direção ao solo.
Os tornados podem ter centenas de metros de largura. Eles podem durar de vários segundos a mais de uma hora e podem viajar dezenas de quilômetros.
A escala Fujita é usada para determinar o quão poderoso é um tornado. O mais alto na escala – um F5 – é usado para categorizar tornados que viajam a até 318 mph (511 km/h).
Esses tornados podem causar danos incríveis, com o poder de derrubar veículos e destruir edifícios fortes.