O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que reformula o financiamento da atenção básica. O repasse é feito mensalmente ao município conforme seu desempenho, com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes
O município de Tapauá (AM), distante 449 quilômetros de Manaus, é destaque em Atenção Primária à Saúde (APS) no Amazonas. Ocupa a primeira colocação no ranking do Estado, que possui 62 municípios; estando à frente de várias cidades grandes e ricas como Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, apenas para citar algumas. Os dados foram atualizados na noite desta segunda-feira, 31, e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, através do link: https://italorodrigo.com.br/ranking-previne-brasil-q3-2021/#
O secretário Municipal de Saúde, Caio Castro, gestor da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Tapauá, explica que a APS é o primeiro nível de atenção em saúde, que visa proteger, prevenir e diagnosticar o paciente.
“Através dessa ‘porta de entrada’ podemos encaminhar o paciente para o tratamento adequado, visando sua reabilitação, redução de danos e manutenção da sua saúde. Também tem o objetivo de divulgar, orientar e promover a saúde da população, solucionando possíveis agravos e direcionando os casos mais graves para níveis de atendimento especializado”, disse Caio.
O secretário destacou ainda a importância da atenção primária para a criação do vínculo da população com a equipe. Também ressaltou que o bom desempenho no ranking estadual está atrelado ao trabalho desenvolvido por todos os funcionários da Saúde e que isso é revertido para toda a população seguindo as premissas tratadas com o prefeito Gamaliel Andrade que “sempre nos apoiou e exigiu empenho e prioridade na saúde do povo de tapauense”.
Alcançado pela reportagem o prefeito disse ser uma conquista para o municipio este primeiro lugar. “É uma conquista! Isso reflete o compromisso dos servidores da Secretaria de Saúde em garantir atenção básica de qualidade, mesmo diante de todos os desafios impostos pela pandemia. E graças às intervenções de nossas equipes, que se desdobra para oferecer atendimento qualidade à população, hoje podemos comemorar o primeiro lugar no Amazonas”, declarou.
De acordo com Gamaliel, o monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual e municipal, e os profissionais da Saúde, avaliem o acesso de qualidade dos serviços prestados. “Assim, podemos implementar medidas de aprimoramento das nossas ações; além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da Saúde para a população”, disse o prefeito, acrescentando que esses investimentos são monitorados a cada quadrimestre.
“Alcançar essa posição é muito importante para Tapauá, pois revela a qualidade e o comprometimento do serviço realizado no município, ainda mais em um período de pandemia. Isso também é revertido em financiamento para a atenção primária no SUS (Sistema Único de Saúde) e quem se beneficia é a população”, concluiu o prefeito.
+++++++