A Suframa participou do 1° Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas de Rondônia, na última terça-feira (10), no Auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO), o evento teve como objetivo promover um ambiente de diálogo e proposições para fortalecer as estratégias locais de propriedade intelectual.
O workshop foi realizado em dois momentos distintos. A programação para o público em geral ocorreu das 8h às 12h e incluiu a participação de instituições convidadas, representantes da imprensa, e da comunidade acadêmica do IFRO e do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual (ProfNIT). No segundo período, das 14h às 17h30, foi promovido um momento exclusivo para instituições convidadas, focado no diálogo e na proposição do Fórum Origem Rondônia.
Conforme o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia, o evento é resultado de esforços contínuos desde 2020, quando começaram as tratativas com o Sebrae-RO para a viabilização da criação de um Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Em 2022, uma reunião envolvendo Sebrae-RO, Superintendência de Agricultura e Pecuária de Rondônia do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/SFA-RO) e a Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia discutiu ações estratégicas para o desenvolvimento regional e a promoção de indicações geográficas.
Além disso, explica Bahia, em 2023 e 2024, foram realizadas reuniões com foco no fortalecimento das cadeias produtivas e na disseminação de ativos de propriedade intelectual na Amazônia Ocidental e Amapá. A proposta do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Rondônia foi discutida amplamente, alinhando-se com o Acordo de Cooperação Técnico Nº 04/2022 entre Suframa, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). O acordo visa à disseminação da cultura de inovação e proteção da propriedade intelectual na região, com a criação de fóruns estaduais como uma das principais ações.
No workshop, Igor Bahia, coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, participou do debate ressaltando a importância da atuação da Autarquia na agenda de Indicações Geográficas (IGs) como um catalisador fundamental do desenvolvimento regional, alinhado com a missão da Autarquia. Além disso, ministrou palestra salientando a importância dos Fóruns Estaduais de IG’s como plataforma para impulsionar o desenvolvimento produtivo ao fortalecer os ativos derivados da matéria-prima regional e explorar o potencial da propriedade intelectual e industrial. “Nosso objetivo não é apenas estimular a discussão sobre estratégias de propriedade intelectual, mas também contribuir para a criação de um Fórum permanente em Rondônia, que possa impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico da região”, enfatizou Bahia.
Transformação
A atividade também está alinhada com o planejamento estratégico da Autarquia de estimular a transformação da região em relevante polo de Economia Verde. “Importante destacar que juntamente à Suframa, esteve presente o INPI reforçando a parceria existente entre as duas autarquias vinculadas ao MDIC”, frisou Bahia.