O cantor Sam Moore, que atuou como metade da dupla de R&B vencedora do Grammy Sam & Dave, morreu aos 89 anos.
Moore faleceu em Coral Gables, Flórida, após sofrer complicações em uma cirurgia.
O hitmaker era conhecido por seus sucessos nos anos 60, Soul Man, I Thank You e Hold On I’m Coming.
Ele primeiro mostrou talento para a música enquanto cantava na igreja, e mais tarde se tornou o MC do King O’ Hearts Club em Miami.
Foi lá que conheceu Dave Prater, que se tornaria seu companheiro de banda e com quem seria incluído no Rock & Roll Hall of Fame em 1992.
O cantor Sam Moore, que atuou como metade da dupla de R&B vencedora do Grammy Sam & Dave, morreu aos 89 anos; retratado em 2015
Moore faleceu em Coral Gables, Flórida, após sofrer complicações em uma cirurgia; retratado em outubro de 2015
Sam e Dave foram descobertos em 1964 e assinaram contrato com a Atlantic Records através do subconjunto sulista da gravadora, Stax Records.
Eles produziram uma série de sucessos, ganhando reconhecimento internacional, e até foram convidados a se apresentar no concerto memorial de Martin Luther King Jr. no Madison Square Garden em 1968. Eles se separaram apenas alguns anos depois, em 1970.
Após a separação, Moore voltou a assinar com a Atlantic como artista solo e gravou um álbum produzido por King Curtis e Donnie Hathaway, apresentando nomes como Aretha Franklin, que emprestou suas habilidades no piano.
Mas quando Curtis foi assassinado em 13 de agosto de 1971, o álbum ficou em segundo plano e só se concretizou em 2022, sob o nome de Plenty Good Loving.
Houve um novo interesse em Sam & Dave no final de 1978, depois que Dan Aykroyd e John Belushi apresentaram um cover de sua música vencedora do Grammy, Soul Man, no Saturday Night Live.
Eles se reuniram por vários anos antes de se separarem pela segunda e última vez na véspera de Ano Novo de 1982.
Moore passou a se apresentar regularmente no Kennedy Center, subindo ao palco para entreter seis presidentes: Jimmy Carter, George HW Bush, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump.
Moore voltou à música com Overnight Sensational de 2006, que contou com os colaboradores da lista A Bruce Springsteen, Bon Jovi e Sting, entre outros. Foi produzido por Randy Jackson do American Idol.
Moore retratado em fevereiro de 2023 em Las Vegas
Moore se apresentando no palco em Nashville, Tennessee, em 2013
E Sam foi indicado ao Grammy por seu dueto com Billy Preston, You Are So Beautiful.
Ele foi adicionado à lista de artistas dos eventos inaugurais do presidente eleito Donald Trump em 2017.
Ele assinou contrato para se apresentar no Make America Great Again! Celebração de boas-vindas no Lincoln Memorial em Washington DC, depois que Jennifer Holliday desistiu de se apresentar devido à reação negativa.
Moore descreveu as críticas dirigidas a Holliday como “injustas”.
No momento de sua morte, ele estava colaborando com Rudy Perez em um álbum gospel que planejava dedicar à sua mãe.
O ícone deixa esposa de 42 anos, Joyce McRae, filha Michelle e netos Tash e Misha.