Hoje (09/04) a Prefeitura de Presidente Figueiredo lançou o Comitê Gestor do Setor Primário, e assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Produção Rural, SEPROR.
O evento foi realizado no Centro de Treinamento e Tecnologia e Produção em Aquicultura, localizado na Vila de Balbina.
Estavam presentes além de psicultores, a prefeita Patrícia Lopes, o Secretário da SEPROR Petrúcio Magalhães, e demais autoridades do setor primário.
Durante a cerimônia, destinada especialmente aos psicultores do município, a SEPROR e a Prefeitura de forma inédita, assinaram este Termo que possibilitará o apoio do Estado por meio da Prefeitura, para dar mais condições e orientações aos psicultores, tais como: novas técnicas de manejo, introdução do projeto “Tambaqui Plus”, treinamentos e demais ações direcionadas aos psicultores, tudo para que os alevinos sejam de mais qualidade, e para o crescimento da produção.
“Aqui em Presidente Figueiredo existe um grande potencial para a psicultura, porque aqui por exemplo, se produz a larva e a pós larva vendida pra o estado inteiro. Estamos profissionalizando os produtores, estamos trazendo crédito para fomentar a psicultura, estamos trabalhando com nossos técnicos para apoiar esses psicultores e organizarem projetos para a busca de financiamento. A parceria com o município é muito importante, porque essa estação está em expansão, e essa parceria vai selar o compromisso do Governo com a Prefeitura para termos uma psicultura cada vez mais forte”, afirmou o secretário Petrúcio Magalhães.
Na ocasião, foi lançado pela Prefeitura o Comitê Gestor do Setor Primário e Projeto Meu Quintal, com a apresentação dos membros do comitê.
“Hoje aqui é um momento muito importante para os psicultores de Presidente Figueredo. Essa parceria com o Governo do Estado e esse lançamento do Comitê Gestor do Setor Primário, irá proporcionar novos projetos, e fazer com que todos os psicultores tenham o apoio necessário para crescerem e gerar cada vez mais emprego e renda no município.”, enfatizou a prefeita.
Ao final da cerimônia, foi dado início o Dia no Campo, onde técnicos da SEPROR, ADS, ADAF, IDAM E DA SEMADA, orientaram e deram treinamentos aos psciultores sobre a gestão dos alevinos, com o objetivo de melhorar a principalmente a qualidade do produtor final.