Festividades, atividades lúdicas e serviços marcaram a abertura da campanha “Maio Amarelo”, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta quinta-feira, 2/5, no mirante Lúcia Almeida, localizado no Centro, zona Sul. A ação visa alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Com objetivo de reduzir acidentes e orientar sobre o respeito ao trânsito, as atividades prosseguirão durante todo o mês com ações em órgãos públicos, empresas e vias da capital.
Com o lema “A paz no trânsito, começa por você!”, a abertura contou com representantes de diversos parceiros que, juntos, trabalham para tornar o trânsito mais seguro. O IMMU vai promover mais de 30 ações envolvendo educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que serão apresentadas em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e nas vias da cidade.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou a necessidade de reduzir o número de vítimas de trânsito na capital.
“Durante o ano todo, a gente não tem essa oportunidade de estar com as pessoas, todo mundo falando sobre o trânsito como a gente tem no mês de maio, por isso estamos aproveitando para intensificar ainda mais as nossas atividades. Nós tivemos nos primeiros meses deste ano, um aumento de 22% do número de acidentes em geral, envolvendo todos os tipos de veículos. Agora, tivemos um aumento com motocicleta de 44%, ou seja, o dobro do total. É muito importante que a sociedade se responsabilize da sua participação na diminuição dos acidentes, principalmente os motociclistas, porque estes colocam sua vida em risco quando fazem manobras erradas, quando não seguem as regras de trânsito, e é isso que tem ocasionado os números de acidentes”, explicou.
A cerimônia contou com a participação de alunos da escola estadual Getúlio Vargas, situada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. O gestor da unidade de ensino, Ralphy Dyego, falou sobre a importância do evento.
“É muito importante as escolas participarem, porque elas também fazem parte do trânsito, porque muitos pais chegam nas escolas através de moto e carro. Então, com essa ação do IMMU, os estudantes já conseguem ter aquela noção de orientar o responsável a usar o capacete, o cinto de segurança. Aqui eles aprendem brincando por meio de jogos lúdicos”, afirmou.
Uma das novidades das ações deste ano é a visita de estudantes às garagens de empresas de ônibus para conservação e funcionamento dos locais que administram o transporte coletivo utilizado pelos alunos em seu cotidiano.
++++++++