Brena é Miss Amazonas 2016, embaixadora do folclore do Boi Caprichoso, pós-graduanda em Perícia Criminal e Investigação Forense e tem projetos sociais tanto Parintins quanto em Manaus.
Os últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.
Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.
Com essa perspectiva, a ex-rainha do folclore do Boi Caprichoso, Brena Dianná, de 27 anos, tem trabalhado junto ao eleitorado parintinense buscando conscientizá-las dessas condições e por isso lançou seu nome como candidata a vereadora de Parintins pelo Partido Social Democrático (PSD), coligação esta que tem como candidato a reeleição o prefeito Bi Garcia (DEM).
Brena afirma que caso se eleja vereadora lutará junto com a administração municipal por oportunidade de emprego aos jovens parintinenses que buscam sua primeira experiência profissional e pelos artistas e artesãos da ilha. “Um dos meus projetos é o ‘Meu primeiro emprego’ que visa uma parceria com a administração pública. Tem muitas empresas privadas e públicas no município e junto com uma parceria com a administração a gente pode conversar com essas empresas e falar ‘vamos estabelecer uma meta aqui de 5 a 10%, vamos dar prioridade para nossos jovens parintinenses que estão esperando só uma oportunidade’”, disse Brena.
O projeto que a parintinense tem voltado aos artistas e artesãos do município é denominado como “Polo Artesanal Parintinense” que incluirá adolescentes, adultos e idosos, que junto ao poder público, irá profissionalizar e estimular a venda dos produtos produzidos pelos artesãos e artistas no ano inteiro.
“Muita gente que nasce aqui já tem o dom e nem fez faculdade e já sabe fazer uma roupa, uma alegoria e isso é lindo de ver. E a gente vê que Parintins não tem uma marca. O festival acontece três vezes no ano apenas e depois? Como que é? Os artistas têm que sair de Parintins, ir para São Paulo, Rio de Janeiro, para outros lugares para terem oportunidade e nem todo mundo consegue ter essa oportunidade. Imagina se tivesse alguém que profissionalizasse e vendesse os produtos que o artesão for fazer, seja bolsa, vaso de barro, um cesto de palha, uma camisa, um colar. O artesão vai poder trabalhar o ano inteiro e esse produto vai ser vendido nos outros estados e até mesmo fora do Brasil”, destacou.
Empoderamento Feminino
Sobre esse tema, Brena Dianná ressalta a importância do debate para incentivar outras mulheres a ocuparem espaços importantes, como na política. Ela afirmou que muita gente acha que falar sobre empoderamento feminino é função apenas para mulheres, mas na verdade é uma pauta que deve ser amplamente discutida.
Para a candidata, a política brasileira precisa ser constantemente transformada, e a participação mais firme das mulheres é fundamental para que a democracia se fortaleça. “A participação da sociedade é uma das formas mais consistentes de fazer uma política mais justa para todos. Então é fundamental levantar a bandeira do empoderamento feminino, contra as desigualdades de gênero”, disse.
Brena tem percorrido várias comunidades em Parintins e ressalta que o município precisa de mais mulheres na política. “É necessário desmistificar alguns temas, quebrando preconceitos e dando oportunidade para que todo jovem, homem ou mulher, possam apresentar seus objetivos e projetos. E quero ser essa voz na câmara municipal de Parintins”, afirmou. Para Brena, que é advogada, a política nada mais é do que a construção do futuro, do amanhã. “Por isso estou nessa luta”, disse.
Propostas da Candidata
Clique
***