Estudos e Relatório Hidroclimatológico aponta pra maior seca dos últimos tempos, muito maior que a estiagem de 2023
Seguindo recomendação RECOMENDAÇÃO MP de CONTAS N. 145/2024 – MP-RMAM está sendo elaborado o plano de Contingência estiagem 2024 por servidores da prefeitura de Tapauá e Defesa Civil.
O plano conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Transporte, urbanismo, saúde, finanças, Edução, comunicação assistência social, de governo de produção e Defesa Civil.
O Plano de Contingência da estiagem 2024 vai contar com um valor estimado em 2,5 milhões pra atender as demandas de todo o plano.
Recursos serão empregados em logística, capitação e tratamento de água pra os afetados, atendimento social, atendimento com alimentos (cestas básicas), geração de energia nas localidades onde precisa capitar água e atendimento sazonais de saúde.
Segundo estudos realizados pela equipe apontam que os níveis do rios que compõe a calha que banha o município de Tapauá já estão em descida desde de a primeira quinzena do mês de abril. “Esse movimento das águas é atípico pra esse período, a partir do início de mês de maio será enviados alertas pra todos os comércios e para concessionária de energia, pra que se faça um planejamento pro município não ficar desabastecido para que não falte alimento e não haja racionamento de energia elétrica”, avaliou o comitê.
Segundo o prefeito Gamaliel Andrade, “todos os esforço e medidas estão sendo tomados pra que possamos enfrentar da melhor forma possível esse evento e mitigar os impactos dessa severa estiagem que está se desenhando”, avaliou.
A equipe de monitoramento da estiagem ressalta que desde o ano passado estão recebendo os informes do CEMOA. “Neste mês de em julho as mudanças já ocorreram em fevereiro, “motivo esse que nos deixou de alerta e nos fez montar o melhor plano pra atender as famílias atingidas que vivem em sua maioria em comunidades ribeirinhas”, finalizou.
+++++++