
O magnata indiano Ratan Tata morreu aos 86 anos, afirma o Tata Group, conglomerado que liderou durante mais de duas décadas.
Tata foi um dos líderes empresariais mais reconhecidos internacionalmente da Índia.
O Grupo Tata é uma das maiores empresas da Índia, com receitas anuais superiores a 100 mil milhões de dólares (76,5 mil milhões de libras).
Num comunicado anunciando a morte de Tata, o atual presidente da Tata Sons descreveu-o como um “líder verdadeiramente incomum”.
Natarajan Chandrasekaran acrescentou: “Em nome de toda a família Tata, estendo as nossas mais profundas condolências aos seus entes queridos.
“Seu legado continuará a nos inspirar enquanto nos esforçamos para defender os princípios que ele defendeu com tanta paixão.”
Durante o seu mandato como presidente do Grupo Tata, o conglomerado fez várias aquisições de alto perfil, incluindo a aquisição da siderúrgica anglo-holandesa Corus, das marcas de automóveis Jaguar e Land Rover, sediadas no Reino Unido, e da Tetley, a segunda maior empresa de chá do mundo.
O secretário de negócios do Reino Unido, Jonathan Reynolds, disse em homenagem que a Tata era um “titã do mundo dos negócios” que “desempenhou um papel importante na formação da indústria britânica”.
Um perfil publicado na revista Economist em 2011 chamou Tata de “titã”, creditando-lhe a transformação do grupo familiar em “uma potência global”.
“Ele possui menos de 1% do grupo que leva o nome de sua família. Mas mesmo assim é um titã: o empresário mais poderoso da Índia e um dos mais influentes do mundo”, disse a revista.
Em 2012, aposentou-se como presidente do grupo e foi nomeado presidente emérito da Tata Sons, holding do grupo.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, saudou Tata como um “líder empresarial visionário, uma alma compassiva e um ser humano extraordinário”.
Prestando homenagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, Modi relatou “inúmeras interações” com Tata e disse que estava “extremamente magoado” com sua morte.
Tata nasceu em uma família tradicional Parsi em 1937. Estudou arquitetura e engenharia estrutural na Universidade Cornell, nos EUA.
Em 1962, ingressou na Tata Industries – empresa promotora do grupo – como assistente e passou seis meses treinando na fábrica da empresa em Jamshedpur.
A partir daqui, passou a trabalhar na Tata Iron and Steel Company (hoje Tata Steel), na Tata Consultancy Services (TCS) e na National Radio and Electronics (Nelco).
Em 1991, JRD Tata, que liderou o grupo durante mais de meio século, nomeou Ratan Tata como seu sucessor. “Ele (JRD Tata) foi meu maior mentor… ele era como um pai e um irmão para mim – e não foi dito o suficiente sobre isso”, disse Tata mais tarde a um entrevistador.
Em 2008, o governo indiano concedeu-lhe o Padma Vibhushan, a segunda maior honraria civil do país.
Peter Casey, autor de The Story of Tata, descreveu Tata como um “homem modesto, reservado e até tímido” que tinha uma “calma majestosa” e uma “disciplina feroz”.
Ele foi arrastado para uma polêmica rara e desagradável em 2016, quando seu sucessor como presidente da Tata Sons, Cyrus Mistry, foi destituído do cargo, gerando uma amarga disputa administrativa. Mistry morreu em um acidente de carro em 2022.
O magnata dos negócios também tinha um lado mais leve. Seu amor por carros e aviões velozes era bem conhecido – o site do grupo Tata os descreve como algumas de suas “paixões duradouras”.
Tata também era um entusiasta do mergulho, um hobby que desapareceu com a idade “já que seus ouvidos não aguentavam mais a pressão”.
Ele também adorava cães e se lembrava com carinho dos muitos animais de estimação que lhe fizeram companhia ao longo das décadas.
“Meu amor pelos cães como animais de estimação é sempre forte e continuará enquanto eu viver”, disse o industrial em entrevista em 2021.
“Há uma tristeza indescritível cada vez que um dos meus animais de estimação morre e eu resolvo que não posso passar por outra separação dessa natureza. E ainda assim, dois ou três anos depois, minha casa fica muito vazia e silenciosa para eu viver. sem eles, então tem outro cachorro que chama meu carinho e atenção, assim como o anterior”, disse.
Ele também foi frequentemente elogiado por sua simplicidade. Em 2022, um vídeo dele viajando em um carro Nano – um dos carros mais baratos do mundo, agora mais lembrado como um dos sonhos fracassados da Tata – se tornou viral nas redes sociais.