Vice-governador Tadeu de Souza é condecorado com a Medalha Imperador Dom Pedro II
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) comemorou, na noite desta sexta-feira (24/11), o 25º aniversário de sua emancipação com a entrega da Medalha Imperador Dom Pedro II, a mais alta honraria concedida pela corporação. Entre os 36 homenageados deste ano, esteve o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que reiterou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da instituição.
Em seu pronunciamento durante a solenidade, o vice-governador agradeceu pelos esforços da tropa, em nome do governador Wilson Lima, e exaltou os resultados obtidos nos últimos meses no combate aos incêndios e queimadas ilegais, agravados pela estiagem histórica. Tadeu de Souza destacou que o Governo do Amazonas já trabalha nos preparativos para os fenômenos climáticos de 2024.
“A gente passou, nos últimos quatro meses, por um período muito sensível, em que houve um sobre-esforço tanto da estrutura do Corpo de Bombeiros como das outras estruturas administrativas do Governo do Amazonas. Desde agora, o Corpo de Bombeiros está se estruturando, já pensando no encurtamento desses momentos extremados ligados ao clima”, declarou o vice-governador.
Tadeu de Souza enfatizou o recente reforço no efetivo dos bombeiros, por meio da convocação de 253 aprovados no último concurso público, o primeiro em 11 anos. O vice-governador apontou que parte desses novos servidores irão para o interior do estado, dando suporte à implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção (GCIP), a maior expansão da história da corporação.
“O governador Wilson Lima está se empenhando em fortalecer e ampliar a estrutura da instituição. Isso é uma demonstração de comprometimento com o fortalecimento da corporação. Mais que nunca, a nossa população de quatro milhões de habitantes precisa de um Corpo de Bombeiros realmente forte e efetivo, presente em todos os municípios”, afirmou Tadeu de Souza.
Medalha Dom Pedro II
Além da homenagem a 36 autoridades, entre bombeiros, militares da Forças Armadas e cidadãos civis, o CBMAM também entregou a Medalha Leovegildo Coelho a 28 bombeiros militares que se destacaram no exercício da função ao longo do ano, além de medalhas comemorativas de dez e 30 anos de serviços prestados por homens e mulheres da corporação.
O governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza e todos os secretários que aqui estiveram contribuíram diretamente para que o Corpo de Bombeiros pudesse desempenhar suas atividades com a qualidade que desempenhou nesse ano, para que o Estado desse uma resposta à altura para a população que tanto precisa nesse momento de estiagem”, disse o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
O CBMAM completou 147 anos de existência em 2023, porém sua emancipação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) só ocorreu no ano de 1998. A Medalha Imperador Dom Pedro II simboliza essa independência institucional, e todos os anos, é concedida a nomes que prestaram notáveis serviços à sociedade amazonense.
Homenageados
Além do vice-governador Tadeu de Souza, estiveram entre os agraciados a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargadora Nélia Caminha, e o comandante do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Exército, general de brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
Do secretariado do Governo do Estado, foram condecorados Jeibson Justiniano (Controladoria-Geral), Jussara Pedrosa (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Kely Paixão (Assistência Social), Rooney Peixoto (Energia, Mineração e Gás), Daniel Borges (Produção Rural), João Ribeiro Júnior (Imprensa Oficial), Maria de Jesus Lins (Jucea) e Jivago Castro (Habitação).
A relação continua com Juliano Valente (Proteção Ambiental), Fábio Albuquerque (Educação Tecnológica), João Rufino Júnior (Regulação de Serviços Públicos), Márcia Perales (Amparo à Pesquisa), Sinésio Isaque (Povos Indígenas), Maria Neblina Marães (Fundo Previdenciário), Lincoln Nunes (Processamento de Dados), Marcos Vinicius Castro (Fomento), Michelle Bessa (Desenvolvimento Sustentável) e Breno Serra (Desenvolvimento Econômico).
+++++++