Com programação nas zonas Azul e Verde da COP30, a FAS reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável que valoriza comunidades, biodiversidade e economia da floresta
São Paulo, 5 de novembro de 2025 – A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) marca presença na COP30, em Belém, com uma série de ações voltadas à valorização das vozes amazônicas e à construção de soluções para uma transição ecológica justa. As atividades acontecerão durante a travessia fluvial do Banzeiro da Esperança, barco cultural e espaço de mobilização. A iniciativa é uma realização da FAS e do Instituto Virada Sustentável, com curadoria do Instituto Arumã, reafirmando o compromisso coletivo de levar à conferência as perspectivas e visões da Amazônia.
Banzeiro da Esperança: uma travessia pela Amazônia e pelo clima
De 4 a 8 de novembro, o Banzeiro percorre o trajeto entre Manaus e Belém, reunindo lideranças comunitárias, cientistas e artistas em uma programação que inclui rodas de conversa, painéis e apresentações culturais.
A iniciativa é uma articulação interinstitucional que visa mobilizar a sociedade para a maior conferência climática do planeta, que será realizada em Belém (PA), em 2025. O projeto é apresentado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Sabesp, com realização da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virada Sustentável e Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio da Heineken SPIN, Vale e WEG, e com o apoio da Bemol, Ecosia, Edenred, Instituto Itaúsa e Suzano.
O projeto também tem parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Rede Conexão Povos da Floresta e Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A Rede Amazônica é parceira de mídia oficial do projeto.
Entre os destaques da programação estão o Painel sobre impactos climáticos em territórios tradicionais, a Cerimônia das Águas com o Projeto Dandelion e o Manifesto da Travessia, documento colaborativo que expressa os compromissos amazônicos com o futuro do planeta.
Lideranças da floresta no Banzeiro
O Banzeiro contará com a presença de importantes vozes da Amazônia, como:
- Maria Cunha, jovem liderança da RDS Uacari (Carauari-AM), reconhecida por seu trabalho em produção sustentável e educação ambiental.
- Fabiola e Fabiane Alves Pedrosa, influenciadoras do canal As Ribeirinhas da Amazônia, que compartilham o cotidiano de comunidades tradicionais do Lago Amanã.
- Izolena Garrido, empreendedora e líder da comunidade Tumbira, vice-presidente do Conselho de Administração da FAS.
- Igles Barros Brazão, Richard Jardim Pereira, Mariana Hipy de Araújo e Aline Carvalho de Assunção, representantes de comunidades ribeirinhas e da juventude amazônica.
- Manuel Liduino de Carvalho e José Raimundo, lideranças quilombolas que representam o protagonismo das populações negras na conservação da floresta.
Também participam pesquisadores e especialistas como Sonia Sena Alfaia, Henrique dos Santos Pereira e Regina Oliveira da Silva (INPA), Judson Ferreira Valentim (Embrapa Acre) e José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente.
Agenda FAS na COP30 – Blue e Green Zone
Durante a COP30, a FAS coordena e participa de diversas atividades oficiais nas zonas Azul e Verde, destacando o papel da Amazônia na transição ecológica global:
10 de novembro de 2025
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia – FIINSA COP30
Horário: 14h – 19h
Local: CESUPA
Realização: Idesam, Impact Hub Manaus
Participação da FAS: Juliana Menezes, coordenadora de assuntos estratégicos da FAS
Descrição: Painel “Roda A” que conecta investimento de impacto e negócios de base florestal, discutindo como crescer com inovação sem atropelar culturas e modos de vida, alinhando métricas de impacto à valorização de saberes e territórios.
12 de novembro de 2025
Amazônia que eu quero – resíduos sólidos
Horário: 10h – 12h
Local: Auditório Banzeiro da Esperança
Realização: Rede Amazônica
Da Amazônia para o Mundo: bioeconomia como caminho da transição ecológica
Horário: 16h – 17h
Local: Zona Verde – Stand ABDI
Realização: FAS
Participação da FAS: Organização
Outras organizações envolvidas: ABDI; Ministério da Fazenda; CBA; BASA
Descrição: Apresentação do Plano de Transformação Ecológica da Bioeconomia da Amazônia Ocidental (PTEB), desenvolvido pela FAS e ABDI, alinhado ao Plano de Transformação Ecológica (PTE) do Governo Federal.
13 de novembro de 2025
Amazon in Focus: Climate Action Plans and Finance for Justice in the Forest
Horário: 15h – 16h30
Local: Zona Azul — Side Event Room 7
Realização: FAS
Participação da FAS: Organização
Outras organizações envolvidas: Plant-for-the-Planet; OTCA; FAS
Descrição: Sessão sobre como planos de ação climática e instrumentos financeiros podem garantir justiça climática para comunidades da floresta, conectando governança territorial, soluções baseadas na natureza e bioeconomia.
14 de novembro de 2025
Oficina “Vozes da Floresta: Do Diagnóstico à Ação Digital”
Local: Banzeiro da Esperança – auditório
Realização: Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC), Instituto Democracia em Xeque, Purpose e FAS
Descrição: Oficina que discutirá desinformação climática e fortalecerá a comunicação comunitária. A atividade capacitará lideranças amazônicas, influenciadores e jovens a transformar suas vivências em conteúdos digitais que valorizem soluções locais.
15 de novembro de 2025
Energy Access and Electrification in the Amazon and in French Guiana as a Just Transition for Underserved Communities
Horário: 17h05 – 18h05
Local: French Pavilion — Blue Zone
Realização: EDF, Solamaz & Schneider Electric
Participação da FAS: Virgilio Viana, superintendente geral da FAS
Descrição: Painel sobre acesso à energia limpa em áreas remotas da Amazônia e da Guiana Francesa, destacando como a eletrificação sustentável possibilita telessaúde, teleducação e novos empreendimentos comunitários.
Diálogos Amazônicos: Protagonismo da Juventude Amazônica
Horário: 10h – 11h30
Local: Barco Banzeiro da Esperança
Realização: FAS
Participação da FAS: Organização
Outras organizações envolvidas: Jovens lideranças, criadores de conteúdo e comunicadores da região (como Repórteres da Floresta e Filhas da Floresta), além de lideranças indígenas.
Descrição: Roda de conversa sobre protagonismo juvenil, comunicação comunitária, empreendedorismo e criação de conteúdo voltada à conservação e geração de renda.
16 de novembro de 2025
A Bioeconomia como Caminho para a Transição Ecológica e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Horário: 11h15 – 12h15
Local: Zona Azul — Pavilhão Brasil (Auditório Câmara)
Realização: ABDI
Participação da FAS: Virgilio Viana, superintendente geral da FAS
Descrição: Sessão sobre a bioeconomia como vetor de transformação territorial, regulatório e produtivo, com foco em cadeias de valor florestais, inovação e atração de investimentos sustentáveis.
17 de novembro de 2025
Bioeconomia Amazônica em Ação: De Planos Regionais e Estaduais à Transformação Real
Horário: 10h – 11h
Local: Zona Verde — Stand ABDI
Realização: FAS
Participação da FAS: Organização (moderação)
Outras organizações envolvidas: Ministério do Meio Ambiente (MMA); SEDECTI; GCF Task Force; GEAPP
Descrição: Mesa que conecta experiências e planos subnacionais de bioeconomia à entrega de resultados concretos, discutindo governança, financiamento e integração com políticas públicas.
18 de novembro de 2025
Cooperação Internacional na Criação e Consolidação de Unidades de Conservação na Amazônia: Contribuições para as CDB e o Acordo de Paris
Horário: 10h – 11h
Local: Zona Azul — Side Event Room 8
Realização: FAS
Participação da FAS: Organização (moderação e painel)
Outras organizações envolvidas: Ideflor-Bio; INPA; CNS; Amazon Conservation
Descrição: Diálogo sobre o fortalecimento das Unidades de Conservação com participação social, ciência e cooperação internacional, contribuindo para metas de biodiversidade e clima.
Unlocking Access: Tackling Structural Barriers Through Locally-Led Adaptation
Horário: 15h – 16h30
Local: Cas’Amazônia
Realização: UNDP
Participação da FAS: Virgilio Viana
Descrição: Painel sobre adaptação liderada localmente, abordando como remover barreiras estruturais para financiamento, implementação e governança em territórios amazônicos.
Lançamento de livro – Amazônia: A cultura dos povos originários mantém vivo o saber da floresta
Horário: 17h15 – 18h30
Local: Espaço Hub da Amazônia/Consórcio Interestadual Amazônia Legal (Green Zone)
Realização: Consórcio Interestadual Amazônia Legal
Participação da FAS: Valcléia Lima e Wildney Mourão
Créditos de imagem: Lucas Bonny








