9 de maio de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Mundo

As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

10/10/2024
em Mundo
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fotografado durante o telefonema com o presidente Biden. Ele está sentado a uma mesa de madeira cercado por sete assessores, com uma bandeira israelense visível atrás dele.Gabinete do Primeiro Ministro Israelense

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e seus conselheiros, fotografados durante a ligação de quarta-feira com o presidente Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, realizaram um telefonema muito aguardado de 30 minutos – que se acredita ser o primeiro contato desde agosto – que incluiu discussões sobre a intenção de retaliação de Israel ao ataque de mísseis do Irã na semana passada.

A Casa Branca descreveu o diálogo como “direto” e “produtivo” e disse que Biden e Netanyahu concordaram em manter “contato próximo” nos próximos dias. A vice-presidente Kamala Harris também participou da teleconferência.

Falando pouco depois, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o ataque contra o Irão seria “mortal, preciso e acima de tudo surpreendente”.

Duas forças estão em ação. Uma delas é a relutância de Joe Biden em ver os EUA arrastados para uma guerra com o Irão que considera desnecessária e perigosa.

A outra é uma forte sensação entre alguns em Israel de que têm a oportunidade de desferir um golpe mortal no Irão – o seu inimigo mortal.

A ofensiva de Israel contra o Hezbollah energizou os israelitas que estavam desesperados para sair da guerra de desgaste na sua fronteira com o Líbano.

O Líbano, para eles, parecia um sucesso e um progresso, um forte contraste com a posição em Gaza.

Apesar do ataque de Israel a Gaza, que matou pelo menos 42 mil pessoas, a maioria delas civis, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não foi capaz de cumprir os seus dois objectivos de guerra – a destruição do Hamas e a recuperação dos reféns.

O Hamas continua a lutar e mantém cerca de 100 reféns, muitos dos quais podem estar mortos.

Os danos causados ​​aos inimigos de Israel, o Hezbollah no Líbano e o Hamas em Gaza, produziram em alguns israelitas uma convicção urgente de ir mais longe e montar um ataque directo ao Irão.

Para eles, um ataque aéreo devastador ao Irão é uma perspectiva sedutora.

No topo da lista de alvos de muitos israelitas estão os locais fortemente fortificados, alguns escavados nas profundezas das montanhas onde o Irão alberga instalações nucleares que Israel e outros temem que possam ser usadas para fabricar uma bomba.

EPA A fumaça aumenta como resultado de um ataque aéreo israelense na área de Dahieh Saint Therese, no subúrbio ao sul de Beirute. Um clarão de fogo laranja também pode ser visto em primeiro planoEPA

Israel afirma ter realizado mais de 1.100 ataques aéreos desde o início da invasão terrestre no sul do Líbano, em 30 de setembro.

O presidente Biden deixou claro que os EUA se opõem à ideia.

Os EUA acreditam que o Irão não está prestes a fabricar uma arma nuclear. Um ataque poderia forçá-los a construir um.

Uma das vozes mais proeminentes em Israel que pressiona Netanyahu a ignorar os desejos dos EUA é o antigo primeiro-ministro Naftali Bennett, que diz que Israel não deve hesitar em agir contra o que chama de polvo iraniano.

Ele me disse que era “a 11ª hora”.

Tal como o político da oposição e antigo general Benny Gantz, Bennett acredita que o Irão está mais fraco do que tem sido há décadas devido aos danos causados ​​ao Hezbollah e ao Hamas.

“Essencialmente, o Irão estava a defender-se com duas armas, o Hezbollah e o Hamas. Eles eram uma espécie de apólice de seguro contra uma greve”, diz Bennett.

“Mas agora ambos os braços estão praticamente neutralizados.”

Bennett vê o momento como uma oportunidade única de causar danos reais ao regime islâmico do Irão.

Ele acrescenta: “O problema é o seguinte. A estratégia com o Irão – em última análise, não vai acontecer amanhã.

“Precisamos acelerar o fim deste regime. Este é um regime que irá cair.

“Se o Irão adquirir uma arma nuclear, a probabilidade de a utilizarem para salvar o regime é elevada. E isso significa que vão transformar todo o Médio Oriente num pesadelo nuclear.”

Bennett recordou dois ataques israelitas a instalações nucleares que ele acredita terem tornado o Médio Oriente muito mais seguro – no Iraque em 1981 e Síria em 2007.

“As pessoas não gostam disso”, diz Bennett. “Mas salvamos o mundo de (Bashar al-) Assad com armas nucleares.

“Temos o trabalho ingrato de destruir as instalações nucleares dos piores regimes do mundo. Todos gostam de nos criticar, mas estamos a fazer esse trabalho.

“E se eles conseguirem aquela bomba, é problema de todos. Não é problema nosso. Quero ver como os londrinos se sentirão quando houver um míssil balístico intercontinental com uma bomba nuclear. Não podemos permitir que isso aconteça.”

Oren Rosenfeld O ex-primeiro-ministro israelense Naftali Bennett gesticula para Jeremy Bowen durante uma entrevista sentada. Oren Rosenfeld

O ex-primeiro-ministro israelense Naftali Bennett diz que o Irã pode transformar o Oriente Médio “num pesadelo nuclear”.

O Irão e Israel estão em conflito directo desde Abril, depois de Israel ter assassinado importantes generais iranianos com uma grande ataque aéreo à embaixada iraniana na Síria.

A retaliação do Irão foi um ataque com mísseis contra Israel. A escalada continuou.

A última ocorreu na terça-feira da semana passada, em resposta ao ataque de Israel ao Hezbollah, aliado do Irã, no Líbano, e o assassinato de seu líder Hassan Nasrallah.

Irã desencadeou um enorme ataque com mísseis balísticose o primeiro-ministro de Israel prometeu revidar.

O presidente Biden estava relutante em restringir Israel em Gaza. E “exortou” Israel a minimizar os danos aos civis no Líbano. Mas ele tem sido inflexível em que Israel não deve responder aos iranianos com um ataque às instalações nucleares iranianas.

Os EUA acreditam que o Irão não está prestes a fabricar uma arma nuclear.

O Presidente Biden disse que Israel deve defender-se – mas não atacando instalações nucleares iranianas – ou a sua indústria petrolífera.

Os EUA temem ser arrastados para uma guerra que não querem. E há preocupações de que, se o Irão conseguir resistir a um ataque, irá fazer tudo para produzir uma ogiva nuclear para os seus mísseis.

As próximas fases desta guerra em espiral dependem da extensão da retaliação de Israel – que pode ocorrer a qualquer momento.

ShareTweetShareShare

Leiam também

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

outubro 10, 2024
0

Tornados pousam na Flórida antes do furacãoVários tornados foram relatados em toda a Flórida enquanto o furacão Milton assolava o...

Para onde está indo o furacão Milton?

Para onde está indo o furacão Milton?

outubro 10, 2024
0

Helen Willetts com a última previsão quando Milton chega à FlóridaO furacão Milton atingiu a Flórida, com autoridades norte-americanas alertando...

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

outubro 10, 2024
0

Imagens GettyRatan Tata, visto aqui em 2016, transformou uma das casas comerciais mais antigas da Índia em uma potência globalRatan...

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

outubro 10, 2024
0

ReutersMísseis russos atingiram a região ucraniana de Odesa durante toda a semanaMísseis russos atingiram um navio porta-contentores civil num porto...

Eu disse à minha equipe: 'Sou um ser humano desprezível'

Eu disse à minha equipe: ‘Sou um ser humano desprezível’

outubro 10, 2024
0

Erik MelvinKylie Minogue adora quebra-cabeças.Esperando o início de um show, ela vai aprender palavras cruzadas, grades de sudoku e o...

O caminho para a Casa Branca passa por este estado dos EUA

O caminho para a Casa Branca passa por este estado dos EUA

outubro 10, 2024
0

Imagens GettyO endereço da Casa Branca pode ser Avenida Pensilvânia, 1600, mas o verdadeiro caminho para a presidência passa pelo...

Next Post
Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

Últimas do Metrópoles

Conheça estratégia de investimento que mudou a vida do “Rei da Manga”

Em breve, um robô que replica essa estratégia automaticamente será lançado no Brasil; veja como garantir seu acesso [...]

Mega-Sena: duas apostas do DF faturam R$ 25 mil na quina

Ninguém acertou os seis números, e o prêmio principal acumulou em R$ 45 milhões [...]

Com 12 músicas em novelas e séries, MC Koringa celebra: “Vida mudou”

O funkeiro, que ainda tem duas músicas em filmes, tem 11 singles somente em novelas da Globo [...]

Com torcida expulsa, Inter perde na Libertadores. Assista aos gols

O Inter sofreu em Medellín e saiu derrotado por 3 x 1 no confronto diante do Atlético Nacional (COL). Confira [...]

Com reservas, Fluminense perde para San José na Sul-Americana

O Tricolor jogou com o time reserva na Bolívia e a derrota o manteve em segundo no Grupo F [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS