31 de agosto de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Mundo

Presidente de Taiwan promete resistir à “anexação”

10/10/2024
em Mundo
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Presidente de Taiwan promete resistir à “anexação”

Getty Images William Lai, de terno, balança o braço em direção à multidão enquanto está no palcoImagens Getty

O presidente Lai adotou um tom mais estridente em relação à China do que o seu antecessor

O presidente William Lai prometeu defender o status de autogoverno de Taiwan em seu discurso público de maior destaque desde que assumiu o cargo no início deste ano.

Numa referência velada à reivindicação da China sobre a ilha, Lai disse que iria “manter o compromisso de resistir à anexação ou invasão da nossa soberania”.

Lai falava a uma multidão em Taipei para comemorar o Dia Nacional de Taiwan, apenas nove dias depois de a China comunista ter celebrado o seu 75º aniversário.

Ao mesmo tempo, Lai prometeu manter “o status quo de paz e estabilidade através do Estreito de Taiwan” e prometeu cooperar com Pequim em questões como as alterações climáticas, o combate às doenças infecciosas e a manutenção da segurança regional.

“A República da China e a República Popular da China não estão subordinadas uma à outra”, disse ele, numa referência aos governos de Taipei e Pequim, respectivamente.

“Nesta terra, a democracia e a liberdade prosperam. A República Popular da China não tem o direito de representar Taiwan”, acrescentou.

Lai disse anteriormente aos visitantes que “não haveria surpresas” no seu discurso do dia nacional, numa tentativa de tranquilizá-los de que não faria mais nada para agitar Pequim.

A isenção de responsabilidade seguiu-se a vários discursos do Presidente Lai nos últimos meses, que alguns consideraram provocativos.

“O discurso foi muito mais suave e menos sarcástico do que seus discursos recentes”, disse Lev Nachman, cientista político da Universidade Nacional de Taiwan, à BBC em referência ao discurso de quinta-feira. “Isso dá à China muito menos munição para usar contra ele.”

“No entanto”, acrescentou, “Pequim ainda encontrará muitas razões para odiar este discurso.”

Nachman disse esperar uma forte reação de Pequim na forma de mais exercícios militares nos próximos dias.

Na semana passada, Lai disse que era “absolutamente impossível” para a China ser a “pátria” de Taiwan porque o governo da ilha foi fundado em 1911, décadas antes do atual regime comunista da China continental ser fundado em 1949.

“Pelo contrário, a República da China pode na verdade ser a pátria dos cidadãos da República Popular da China com mais de 75 anos”, disse Lai num concerto para marcar o Dia Nacional de Taiwan no sábado.

Taiwan mantém a constituição da República da China, que foi fundada no continente chinês. Quando perdeu uma longa guerra civil com os comunistas em 1949, o governo da República da China fugiu para Taiwan e está lá desde então.

Getty Images O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, a primeira-dama Wu Mei-ju, o vice-presidente de Taiwan, Hsiao Bi-khim, e o presidente do Yuan Legislativo de Taiwan, Han Kuo-yu, acenam durante as celebrações do Dia Nacional em frente ao Gabinete Presidencial em TaipeiImagens Getty

Lai falou para uma multidão em Taipei para comemorar o Dia Nacional de Taiwan, apenas nove dias depois que a China comunista celebrou seu 75º aniversário.

No mês passado, Lai também questionou a afirmação da China de que a sua reivindicação sobre a ilha autogovernada se baseava na integridade territorial. Se fosse esse o caso, sugeriu ele, Pequim também estaria a pressionar para recuperar outras chamadas terras históricas que outrora pertenceram ao império chinês.

“Se a China quer anexar Taiwan… não é por uma questão de integridade territorial”, disse Lai, numa entrevista para assinalar os seus primeiros 100 dias no cargo.

“Se é realmente por uma questão de integridade territorial, por que a China não recupera a Rússia?”

Lai fez referência ao Tratado de Aigun de 1858, que viu a China conceder grandes áreas da Manchúria à Rússia. A concessão ocorreu durante o que a China chama de “século da humilhação”, quando as potências ocidentais e o Japão exploraram a enfraquecida Dinastia Qing.

Na quarta-feira, o governo da China respondeu dizendo que o presidente Lai estava a aumentar as tensões com “intenções sinistras”.

“A falácia da independência de Taiwan de Lai Ching-te é apenas vinho velho numa garrafa nova e expõe novamente a sua posição obstinada sobre a independência de Taiwan e as suas intenções sinistras de aumentar a hostilidade e o confronto”, afirmou o comunicado do Gabinete Chinês para os Assuntos de Taiwan.

Após a sua eleição em janeiro, Lai sucedeu ao anterior presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que também pertencia ao Partido Democrático Progressista (DPP).

Os comentários públicos de Lai até agora são considerados por muitos observadores políticos como indo mais longe do que qualquer coisa dita pelo seu antecessor, que foi muito mais cauteloso nos seus discursos públicos.

Contudo, apesar do tom mais conflituoso da sua administração, Lai sublinhou a sua posição de manutenção do “status quo” entre Taiwan e a China.

Ele insiste que Taiwan não tem necessidade de declarar independência porque já é uma nação soberana independente que nunca foi controlada pela República Popular da China.

Lai também dedicou uma parte considerável do discurso de quinta-feira a questões internas como energia, mudanças climáticas e habitação.

ShareTweetShareShare

Leiam também

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

outubro 10, 2024
0

Tornados pousam na Flórida antes do furacãoVários tornados foram relatados em toda a Flórida enquanto o furacão Milton assolava o...

Para onde está indo o furacão Milton?

Para onde está indo o furacão Milton?

outubro 10, 2024
0

Helen Willetts com a última previsão quando Milton chega à FlóridaO furacão Milton atingiu a Flórida, com autoridades norte-americanas alertando...

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

outubro 10, 2024
0

Imagens GettyRatan Tata, visto aqui em 2016, transformou uma das casas comerciais mais antigas da Índia em uma potência globalRatan...

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

outubro 10, 2024
0

ReutersMísseis russos atingiram a região ucraniana de Odesa durante toda a semanaMísseis russos atingiram um navio porta-contentores civil num porto...

As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

outubro 10, 2024
0

Gabinete do Primeiro Ministro IsraelenseO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e seus conselheiros, fotografados durante a ligação de quarta-feira com...

Eu disse à minha equipe: 'Sou um ser humano desprezível'

Eu disse à minha equipe: ‘Sou um ser humano desprezível’

outubro 10, 2024
0

Erik MelvinKylie Minogue adora quebra-cabeças.Esperando o início de um show, ela vai aprender palavras cruzadas, grades de sudoku e o...

Next Post
O caminho para a Casa Branca passa por este estado dos EUA

O caminho para a Casa Branca passa por este estado dos EUA

Últimas do Metrópoles

Brasileiros conquistam medalhas no Mundial de Paraciclismo de estrada

Em competição na cidade de Ronse, Bélgica, Lauro Chaman vence pela terceira vez na classe MC5; Victoria Barbosa garantiu prata [...]

Os 5 filmes mais assistidos da história da Netflix

A Netflix divulgou a lista dos filmes mais assistidos da história da plataforma; saiba quais são [...]

Deputadas do PSol pedem moção de louvor às mulheres “lésbicas e sapatonas”

Deputadas do PSOL propõem moção de louvor a mulheres lésbicas e sapatonas pela luta por visibilidade, dignidade e justiça [...]

Com Labubus cravejados, Naomi Osaka transforma quadras em passarelas

Destaque na quadras, Naomi Osaka segue em alta também nos visuais que, agora, contam com Labubus brilhantes [...]

Banheiro de avião quebra e passageiros precisam fazer xixi em garrafas

Bassageiros que voavam de Bali, na Indonésia, para Brisbane, na Austrália, tiveram que usar garrafas para fazer xixi em avião [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS