31 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Manaus e Região

’Vidas Secas’ de Graciliano Ramos ganha nova edição pela Valer

05/01/2024
em Manaus e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
’Vidas Secas’ de Graciliano Ramos ganha nova edição pela Valer

A Editora Valer, com mais de 30 anos no mercado editorial, entra em uma nova fase, que é a de diversificar o seu portfólio na medida que conquista novos mercados e abre a sua programação de lançamentos de 2024 com um clássico de Graciliano Ramos – “Vidas secas”. A edição chegará ainda esse mês aos leitores. A produção editorial do projeto é de responsabilidade dos escritores Tenório Telles e Neiza Teixeira.

Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, a publicação das obras de Graciliano Ramos têm um significado muito especial, tendo em vista que ampliamos a nossa missão como uma editora fundamental para o pensamento e para aprofundar o conhecimento do que se produz no campo da literatura brasileira e, também, universal.

No que diz respeito a essa edição, Neiza explica que houve a preocupação com o leitor, seja ele um estudante, um professor ou um aficcionado por bons livros, e que, por isso, “Vidas secas” traz materiais adicionais em mídia digital, o que facilitará o entendimento da sua complexidade.

“Então, dizemos que é com muita satisfação que trazemos as duas obras para os nossos leitores, com a certeza de que eles são levados em consideração no momento eu que pensamos e concretizamos um projeto editorial”, ressaltou a coordenadora.

Segundo Isaac Maciel, diretor e editor da Valer, com esses lançamentos “se amplia o espectro editorial de nossa casa de livros, ampliando nosso interesse para autores e obras de importância nacional, como forma de ampliar nosso horizonte de compreensão da realidade brasileira e enriquecer o processo de leitura e a compreensão de nossos leitores”, ressaltou o editor.

Ainda segundo Isaac, com “Vidas Secas”, a editora dá mais um passo na sua missão, que é, além de publicar novos autores, editar clássicos da literatura.

*Sobre Vidas Secas*

Vidas secas foi lançado em 1938. Retrata a vida difícil de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.

O pai, Fabiano, não sabia se comunicar direito com as pessoas, era rústico e grosseiro, caminha pela paisagem árida da caatinga do Nordeste brasileiro com a sua mulher, Sinha Vitória, uma mulher de fé que sonhava em mudar de vida e ter uma cama com fita de couro para dormir, e os dois filhos, que não têm nome, sendo chamados apenas de “filho mais velho” e “filho mais novo”. São também acompanhados pela cachorrinha da família, Baleia, cujo nome é irônico, pois a falta de comida a fez muito magra.

Como próprio nome já diz, “Vidas Secas” mostra a vida como ela é e todo contexto do nordeste brasileiro. Nesse cenário de miséria e seca acontecem algumas situações que levam o pai ao extremo.

*Sobre Graciliano Ramos*

Escritor e jornalista, Graciliano Ramos é um dos principais autores da segunda fase do Modernismo brasileiro e um dos maiores prosadores da literatura nacional. O estilo próprio de sua narrativa, sem floreios, seco e simples, propicia uma abordagem direta e profunda das situações e personagens retratadas. Grande romancista e contista, o autor destaca-se pela habilidade em abordar a interioridade humana, as reações psicológicas humanas e as relações humanas com o meio que se impõe.

Outros clássicos

A começar pelo resgate dos clássicos escritos na Amazônia, como é o caso de “Simá – o romance histórico do alto Amazonas”, de Lourenço Amazonas, “Muraida”, de Henrique João Wilkens, “Poranduba amazonense”, de João Barbosa Rodrigues, e outros que estavam há décadas sem ser reeditados.
Hoje, a editora tem mais de 2 mil títulos em seu catálogo, a maioria relacionada à temática amazônica.

A continuidade na publicação dos clássicos ocorre no momento no qual a editora consolida a sua presença em São Paulo, por intermédio da Editora Atma. A instalação na capital paulista se justifica por ser o maior mercado e centro de distribuição de livros do nosso país.

+++++++

Tags: CulturaEscritorLivromanausVidas Secas
ShareTweetShareShare

Leiam também

Em Maués, Ministério Público recomenda adequação do edital de processo seletivo para cargos na área da educação

janeiro 30, 2026
0

Promotoria sugeriu alterações no certame, sem prejuízo aos candidatos já inscritos Após receber denúncias apontando irregularidades no edital do Processo...

MP fiscaliza regularização de fornecimento de água em São Gabriel da Cachoeira

janeiro 30, 2026
0

Bairro do município está recebendo água sem tratamento adequado Em São Gabriel da Cachoeira, o Ministério Público do Estado do...

MPAM fiscaliza fornecimento de coletes balísticos à Guarda Municipal em São Gabriel da Cachoeira

janeiro 28, 2026
0

Ação teve início após o Ministério Público tomar conhecimento de que agentes da Guarda Municipal estariam operando com coletes balísticos...

Em Caapiranga, MPAM indica necessidade de ajustes em sistema de câmeras, após inspeção no Distrito Integrado de Polícia

janeiro 28, 2026
0

Em Caapiranga, MPAM indica necessidade de ajustes em sistema de câmeras, após inspeção no Distrito Integrado de Polícia Você está...

Ministério Público investiga cancelamento injustificado de obras de creches e pré-escolas em Maraã

janeiro 27, 2026
0

Três obras foram canceladas, duas com mais de 80% de execução, e gastos ultrapassam R$ 2,7 milhões No município de...

MPAM apura funcionamento irregular de unidades de saúde em Barreirinha

janeiro 27, 2026
0

MPAM apura funcionamento irregular de unidades de saúde em Barreirinha Você está aqui:   HomeComunicaçãoNotícias do PortalMPAM apura funcionamento irregular...

Next Post
Lei de Roberto Cidade contribui para amenizar danos ambientais causados pela má destinação de resíduos orgânicos

Lei de Roberto Cidade contribui para amenizar danos ambientais causados pela má destinação de resíduos orgânicos

Últimas do Metrópoles

Seu Boinha, que teve crânio guardado na barriga, tem sedação reduzida. Vídeo

O filho do idoso, Francisco Garcia, usou os stories do Instagram, na sexta-feira (30/1), para contar como está a saúde [...]

Cão Orelha: psicóloga explica luto coletivo por morte cruel do animal

A história e trágico fim do cão comunitário Orelha virlizou nas redes sociais e comoveu pessoas no Brasil inteiro [...]

Escolha de Paquetá pelo Flamengo deixa imprensa inglesa em choque

Cria do Ninho, Lucas Paquetá revelou ter recusado propostas de gigantes da Europa para assinar com o Flamengo [...]

Empresário do Piauí morre em São Paulo aos 42 anos após internação

Daniel Rocha estava internado no Hospital Sírio-Libânes desde 28 de janeiro. O empresário do Piauí era fundador da rede Açaí [...]

Novos ataques israelenses deixam ao menos 31 mortos em Gaza

Bombardeios de Israel atingiram áreas residenciais e locais com deslocados às vésperas da reabertura da passagem de Rafah em Gaza [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS