Atendimentos reiniciam na última semana de janeiro
Durante a campanha “Janeiro Branco”, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) reforça seu compromisso contínuo com a saúde mental da comunidade de Manaus.
Sendo a primeira Universidade a lançar o curso de Psicologia em Manaus há 30 anos, a Ulbra se destaca pelo suporte oferecido através dos atendimentos na clínica-escola do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA).
Ester Oliveira (31) é uma das muitas pessoas que encontraram apoio nesse serviço. Decidindo buscar ajuda para seu filho, ela recorreu à Ulbra para lidar com o desenvolvimento de ansiedade. “A Ulbra tem sido um apoio crucial para nós. Ver meu filho recebendo cuidados e suporte emocional tem sido uma experiência positiva neste período”, compartilhou.
(Ester dará entrevista à imprensa junto ao filho no dia 04/01, às 11h, na Ulbra)
Os atendimentos no SPA da Ulbra Manaus são conduzidos por alunos finalistas do curso de Psicologia, supervisionados de perto por professores e coordenadores altamente qualificados. Esta colaboração proporciona um ambiente de aprendizado prático para os estudantes, garantindo ao mesmo tempo um serviço de qualidade sob a orientação de profissionais experientes.
“A Ulbra Manaus já está há anos engajada em oferecer suporte emocional à comunidade durante o ‘Janeiro Branco’ e ao longo do ano. Estamos comprometidos em continuar esse trabalho tão importante”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia da Ulbra, professora Elizangela Mota. (Elizângela dará entrevista à imprensa no dia 04/01, às 11h, na Ulbra)
A proposta da Campanha “Janeiro Branco” é sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e emocional, destacando a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Distúrbios mentais podem ter origens diversas, como predisposição genética, estresse, abuso de substâncias e experiências traumáticas. Isso inclui também condições como transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. No Brasil, o Janeiro Branco começou em 2014, mas no Amazonas, foi oficializado em 2018 pela Lei nº 4.645/2018, proposta pelo então deputado Luiz Castro (Rede). Essa legislação estabeleceu que o primeiro mês do ano seria dedicado a iniciativas educativas para promover a conscientização sobre saúde mental no Estado, incentivando a prevenção contra a depressão e ansiedade.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países das Américas com a maior taxa de depressão, afetando 5,8% da população, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9%. Globalmente, a depressão impacta 4,4% da população. Além disso, o Brasil lidera em prevalência de ansiedade a nível mundial, com 9,3%. Conforme estudos do Ministério da Saúde divulgados em abril de 2022, Manaus se destaca como a quarta capital da Região Norte com a maior porcentagem de adultos que relataram diagnóstico de depressão, atingindo uma frequência de 10,2% na população acima de 18 anos.
Para informações sobre horários e agendamento de atendimentos no SPA, entre em contato: 92 3616-9800
———-
Data da entrevista: 04- Janeiro;
Onde: Serviço de Psicologia Aplicada – Ulbra Manaus;
Horário: 11h.
Mais informações: (92) 98540-6063/ Erick Valente/ Assessor de Comunicação.