20 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result

TJAM inaugura novo Fórum de Justiça de Iranduba que homenageia o desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara

25/10/2025
em Sem categoria
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

TJAM inaugura novo Fórum de Justiça de Iranduba que homenageia o desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara

Com estrutura moderna e sustentável, o novo prédio amplia a capacidade de atendimento à população e marca a concretização de um sonho iniciado em 2022, durante o lançamento da pedra fundamental.


 

“Eu comecei a trabalhar em 1990, quando a Comarca de Iranduba foi instalada. Era apenas uma salinha, bem pequena, com uma máquina de escrever, pois os processos eram físicos (todos ainda em papel) e tudo tinha que ser datilografado. Lembro que começamos com apenas três processos judiciais. Hoje ganhamos essa nova estrutura, novos equipamentos, tecnologia, um ambiente moderno e amplo. Estou muito feliz por estar aqui e acompanhando essa mudança”, contou Marisa Taveira, a primeira servidora da Comarca de Iranduba e que está até hoje em atividade, atuando na 1.ª Vara. Ela, junto com outros servidores, juízes – atuais e os que já foram titulares das duas unidades judiciais de Iranduba -, além de desembargadores e diversas autoridades do Sistema de Justiça e do Município, acompanharam nesta quinta-feira (23/10) a inauguração das novas instalações do Fórum de Justiça da Comarca, que recebeu o nome do desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara.

Durante a cerimônia, realizada no final da manhã, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, destacou que o novo fórum é um marco não apenas para Iranduba, mas para o Poder Judiciário do Estado. Em seu discurso, contou que teve a privilégio de trabalhar com o desembargador Jerônimo, já falecido, e que ele era conhecido por suas decisões humanistas. “Fui seu assessor jurídico e com ele aprendi lições que me inspiraram e me inspiram até hoje. É uma homenagem justíssima por tudo o que representa e também por sua trajetória no Judiciário amazonense”, declarou Fernandes, acrescentando que até o final de 2026, a gestão pretende entregar 12 Fóruns de Justiça, no interior.

Novo espaço

O novo Fórum de Justiça “Desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara”, na Comarca de Iranduba, a 25 quilômetros da capital, tem 1.100 m² de área construída, com capacidade para abrigar quatro unidades judiciais, salas designadas ao Tribunal do Júri, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Defensoria Pública (DPE/AM), Ministério Público do Estado (MPAM) e oficiais de Justiça, além de secretarias, recepção, área de carceragem e espaços funcionais que priorizam o atendimento humanizado ao público.

O novo prédio foi construído com base nas diretrizes de sustentabilidade e acessibilidade, utilizando materiais de baixo custo de manutenção e soluções ecológicas, conforme explicado pelo secretário de Infraestrutura do TJAM, arquiteto e urbanista Rommel Akel.

Manifestações

O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (União Brasil), ressaltou a importância da parceria com o Poder Judiciário para o desenvolvimento do município, lembrando dos primeiros contatos, em 2022, com o desembargador Flávio Pascarelli, à época presidente da Corte, para a doação do terreno do novo fórum. “Este é um momento histórico para Iranduba. As novas instalações trazem mais conforto e capacidade de atendimento à nossa população. Agradecemos ao Tribunal de Justiça e a todos que participaram diretamente ou diretamente desse projeto”, destacou o prefeito.

A desembargadora Graça Figueiredo, que era vice-presidente da Corte na época do lançamento da pedra fundamental e participou da cerimônia em 2022 e também da inauguração nesta quinta-feira, afirmou ser gratificante retornar a Iranduba e ver concretizado um projeto iniciado na gestão de transição. “À época, tínhamos certeza de que estávamos plantando uma semente importante para o fortalecimento da Justiça no interior do Estado e hoje vemos esse sonho materializado. O novo fórum representa dignidade para quem trabalha e respeito para quem busca o Judiciário”, declarou.

Juízes

O juiz Saulo Góes Pinto, titular da 2ª Vara de Iranduba e diretor do novo Fórum de Justiça, lembrou que o município vem passando por grandes transformações, com forte expansão territorial, muitos novos empreendimentos e diversas situações que exigem uma melhor estrutura do Poder Judiciário local e que as novas instalações trazem uma resposta concreta a esse momento de Iranduba. “Este novo fórum é a concretização de um sonho de todos que fazem parte da Justiça de Iranduba. Aqui, teremos melhores condições de trabalho e de atendimento, o que refletirá também na qualidade da prestação jurisdicional. É uma conquista que traz orgulho a nós todos”, ressaltou o magistrado.

A juíza Aline Kelly Marcovicz Lins, que já atuou na Comarca de Iranduba e foi diretora do antigo fórum, disse que se sentiu emocionada por voltar e acompanhar esse novo momento do Judiciário no município. “Antes, por exemplo, não tínhamos uma sala para realizar as sessões do Júri e recorríamos ao espaço da Câmara Municipal para isso; agora há um local mais adequado ao trabalho de cada servidor e magistrado, um espaço melhor para atender a população”, acrescentou.

O juiz Leonardo Mattedi Matarangas, titular da 1.ª Vara de Iranduba, também enfatizou os novos espaços do Fórum de Justiça, como uma sala reservada para a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes sexuais ou de outros tipos de violência, além do plenário do Júri, que já está com sessões de julgamento marcadas para este mês de novembro. “É com muita gratidão que externamos ao Tribunal de Justiça e a todos os envolvidos a concretização deste fórum”, completou.

MP e DPE

Karoline Santos, subdefensora pública do Amazonas, destacou a importância das novas instalações para proporcionar um melhor atendimento ao cidadão que procura pela Justiça para resolver suas demandas. A subdefensora também conheceu a sala destinada à Defensoria Pública no novo fórum.

Para a procuradora-geral da Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, o novo fórum representa uma conquista não apenas para o Poder Judiciário, mas para todos os operadores do Sistema de Justiça e, sobretudo, para a sociedade, para quem se destinam os serviços judiciais. “Parabéns ao desembargador Jomar Fernandes e toda sua equipe e também pela homenagem feita a uma pessoa com uma história grandiosa para o crescimento do Poder Judiciário no Amazonas”, apontou o chefe do Ministério Público Estadual.

Emoção dos familiares

A cerimônia foi marcada também por um momento de grande emoção, com a presença de familiares do homenageado – o desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara -, que dá nome ao fórum. Em um discurso comovente, a filha do magistrado, a professora doutora Leila Inês de Aguiar Raposo da Câmara Coêlho, lembrou o legado do pai e o compromisso dele com a ética, a Justiça e o serviço público.

“Desde muito cedo meu pai escolheu o trabalho e os estudos como meta de vida. Ele era de poucas palavras, mas observador das pessoas e das situações ao seu entorno. Foi um homem de hábitos simples, calmo e totalmente desprendido de vaidades. Inegavelmente, um magistrado por vocação e aptidão”, disse em um discurso emocionado, acrescentando que o pai ensinou o valor da responsabilidade, da perseverança e da humildade. “Características que nos inspiraram e ajudaram a nos tornar as pessoas que hoje somos”, completou, enfatizando que ver o nome do pai eternizado neste espaço era uma emoção indescritível.

O desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara foi presidente do TJAM no biênio 1987-1988. Ingressou no Tribunal em 1940 e, ao longo de cinco décadas de serviço público, atuou como promotor de Justiça, juiz de Direito e desembargador, exerceu ainda os cargos de corregedor-geral de Justiça (1981-1985) e de vice-presidente do Tribunal (1985-1986).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre eles desembargadores do TJAM, da Prefeitura e Câmara Municipal, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, servidores e membros da comunidade local.

 

>>>> Confira outras outras informações sobre o fórum aqui:https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/15567-presidente-do-tribunal-de-justica-inaugura-novo-forum-de-justica-desembargador-jeronimo-jesuino-raposo-da-camara-na-comarca-de-iranduba-na-proxima-quinta-feira-23-10

 

>>>> Veia mais fotos da inauguração clicando neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720329851300/

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do descerramento da placa de apresentação do novo Fórum de Justiça de Iranduba que homenageia o desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara, com o presidente do TJAM, magistrados, autoridades e familiares do homeageado. Todas as pessoas estão formalmente vestidas. O ambiente é claro e festivo. Fim da descriação

 

Texto: Acyane do Valle | ACS-TJAM
Fotos: Chico Batata | ACS-TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 
E-mail  :   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.‘;document.getElementById(‘cloakfa3eb78581560db508798c4b56027f86′).innerHTML += ”+addy_textfa3eb78581560db508798c4b56027f86+'<\/a>’;

(92) 99316-0660 | 2129-6771

ShareTweetShareShare

Leiam também

Justiça condena a mais de 100 anos de prisão dois réus julgados pelo ‘Massacre do Compaj”

janeiro 20, 2026
0

Featured Justiça condena a mais de 100 anos de prisão dois réus julgados pelo ‘Massacre do Compaj” 19 Janeiro 2026...

MPAM apura obra inacabada e armazenamento inadequado de material didático em escola de Nhamundá

janeiro 20, 2026
0

Edificação se encontra em estado de abandono e estágio avançado de deterioração Após inspeção em obra inacabada de reforma da...

Balanço 2025: Ipaam registra crescimento de 156% nas ações de educação ambiental

Balanço 2025: Ipaam registra crescimento de 156% nas ações de educação ambiental

janeiro 20, 2026
0

Atividades alcançaram 64,6 mil pessoas e 144 escolas na capital e no interior FOTOS: Arquivo/Ipaam O Instituto de Proteção Ambiental...

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

janeiro 20, 2026
0

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção...

Escolas indígenas superam 95% de cobertura vacinal e recebem selo do projeto Juntos pela Vida, do MPAM, em Amaturá

janeiro 20, 2026
0

Cerimônia celebra esforços dos profissionais da educação e da saúde nas escolas, situadas em zona afastada da cidade Em Amaturá,...

Janeiro Branco: Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com a saúde mental da população

Janeiro Branco: Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com a saúde mental da população

janeiro 19, 2026
0

Recentemente, o Ministério da Saúde informou que o Amazonas vai integrar a fase piloto da Pesquisa Nacional de Saúde Mental...

Next Post
Governador Wilson Lima entrega primeira etapa da rede de esgoto do Prosamin+ em Manaus

Governador Wilson Lima entrega primeira etapa da rede de esgoto do Prosamin+ em Manaus

Últimas do Metrópoles

O que se sabe e o que falta saber sobre as mortes em série em hospital

Três técnicos de enfermagem foram presos pela PCDF, suspeitos de matar, pelo menos, três pacientes do Hospital Anchieta, no fim [...]

Saiba quem são os playboys flagrados fazendo racha em área nobre do DF

Um deles é influenciador digital e ostenta 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Dupla fez racha à luz do [...]

Namorado de delegada faz apologia ao PCC nas redes, diz polícia

Jardel Neto Pereira da Cruz e a delegada Layla Lima Ayub foram presos durante a Operação Serpens por suspeita de [...]

Filha diz como pai estava antes de ser morto por técnico de enfermagem

João Clemente Pereira, 63 anos, passou por cirurgia e apresentava melhora. Ele foi morto na UTI do Hospital Anchieta [...]

Master: fundos da Reag acionaram sigilo de carteiras durante investigações da PF

Cinco fundos acionaram regra da CVM no mesmo período em que avançavam apurações sobre o caso Banco Master [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS