Atendendo ao convite do Ministério das Relações Exteriores, a Suframa detalhou o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM) para embaixadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Os diplomatas cumpriram agenda em Manaus entre de 15 a 17 de julho.
Na primeira parte da agenda, na manhã da última segunda-feira (15), no auditório do Centro de Bionegócios Amazônia (CBA), a servidora Camilla Jacqueline Medeiros ministrou palestra sobre a ZFM. Em seguida, os embaixadores vieram até a sede da Autarquia, na Sala das Adjuntas, onde tiveram uma reunião conduzida pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar. No encontro, os diplomatas puderam tirar dúvidas e receber esclarecimentos sobre detalhes da gestão, operacionalização e potencialidades da ZFM.
A visita dos embaixadores está inserida no contexto das iniciativas de política externa voltadas a promover um relacionamento mais próximo entre o Brasil e a ASEAN, além de realçar a importância estratégica da região amazônica no cenário global. O objetivo principal é explorar o potencial de colaboração em pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse comum, bem como apresentar oportunidades de investimento, ampliação do comércio e inovação na região norte do Brasil.
Oito chefes de missões diplomáticas em Brasília, representando Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã, juntamente da embaixadora de Timor-Leste, país que está em processo de acessão à ASEAN, chegaram a Manaus na tarde de domingo (14). Cada embaixador está acompanhado por um assessor, e o grupo retornou à Brasília na tarde da última quarta-feira (17).
Durante a palestra, Camilla Medeiros, que também é a representante da Suframa no Grupo Técnico Interministerial de Processo Produtivo Básico- GT-PPB, destacou que a Zona Franca de Manaus é um exemplo significativo de desenvolvimento sustentável e de políticas públicas que promovem tanto o crescimento econômico regional quanto a preservação ambiental. “A Zona Franca de Manaus tem se consolidado como um polo de desenvolvimento que alia tecnologia, inovação e sustentabilidade, oferecendo um modelo que pode ser adaptado e implementado em outras regiões com desafios semelhantes”, frisou a servidora.
Parcerias
Tanto a palestra quanto a reunião posterior na sede da Autarquia também serviram para ilustrar os mecanismos que tornaram a ZFM um sucesso, incentivando os embaixadores a considerarem futuras parcerias e investimentos. A agenda dos embaixadores da ASEAN em Manaus inclui ainda visitas a outras instituições e reuniões com autoridades do Estado, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre as iniciativas locais e potencializar as oportunidades de cooperação.
“Essa interação é um passo importante para estreitar os laços entre o Brasil e os países membros da ASEAN, reforçando a colaboração internacional em temas de interesse mútuo. Além disso, a visita não apenas enriquece o entendimento dos embaixadores da ASEAN sobre as potencialidades da região amazônica, mas também possibilita a abertura de novas oportunidades de cooperação bilateral entre nossos países e a atração de novas empresas para o Polo Industrial de Manaus”, explicou o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.
+++++++