O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), usou o pequeno expediente desta terça-feira (27), para falar sobre a situação alarmante que o estado Amazonas tem vivido com a severa estiagem, e destacou os prejuízos que devem chegar também ao estado de Roraima, com a vazante extrema do Madeira, que devem ser agravados com a restrição do Dnit sobre o volume de cargas na BR 319.
“Nós temos dificuldades em função principalmente da vazante extrema do Rio Madeira, da garantia da navegabilidade e do abastecimento principalmente do estado do Amazonas e Roraima”, afirma Leite.
O parlamentar disse ter sido surpreendido pela portaria do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que regula o volume de cargas a transitar na BR 319, sendo esta a única ligação terrestre do Amazonas e Roraima com o restante do país.
“Essa BR é fundamental não apenas para os dois estados, ela é fundamental para a Amazônia Ocidental e se faz agora necessária, haja vista que nós estamos sem chuvas intensas nessa região da BR, garantindo o acesso”, destaca.
O coordenador da bancada do Norte contou ainda que apesar da trafegabilidade, diversos produtos já tiveram seus valores reajustados três vezes mais, impondo uma dura realidade a população desses estados. E fez um apelo ao ministro Renan Filho, para que reveja a portaria e que garanta a função da estrada.
+++++++