O deputado federal Sidney Leite (PSD), participou na manhã desta segunda-feira (18), da solenidade que confere o título de cidadão amazonense ao senador Omaz Aziz, do mesmo partido.
O projeto de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos) foi aprovado com unanimidade pelos 24 parlamentares que compõe a casa, além da medalha Ruy Araújo, que também foi concedida. O título de cidadão foi aprovado mas até então não havia sido entregue, assim como a medalha Ruy Araújo, que é a mais alta comenda já concedida pela Assembléia Legislativa do Estado, ambos em 2009.
Sidney destacou em seu discurso as grandes contribuições do senador por todo o interior, como a duplicação da estrada de Manacapuru, hospital de Maués, as escolas de tempo integral e tantas outras atividades que até hoje transformam a vida das pessoas. “Eu tive a oportunidade de ser deputado estadual enquanto você era governador do estado, e eu sei que como governador, lá em Parintins você reformou e ampliou o Bumbódromo e construiu a escola de tempo integral.
Em Manacapuru você fez a duplicação da estrada e as cabeceiras da ponte, em Humaitá, construiu o hospital daquele município, assim como na minha terra, onde você levou a interiorização do Prosaico, o Prosamim, além de construir o hospital do município de Maués, e eu poderia falar aqui de muito mais porque em uma única legislatura eu vi você aprovar o plano de Cargos, Carreiras e Salários das categorias de trabalhadores desse estado”, disse.
Leite relembrou ainda a construção do primeiro centro de recuperação para dependentes químicos do estado, que acolhe ainda nos dias de hoje diversas vidas que buscam a cura, e destacou hoje no senado federal, a atuação de Aziz na presidência da CPI da Covid.
Há 52 anos no Amazonas, o senador Omar Aziz, é paulista, nascido em Garça, em 1958, e chegou ao Amazonas em 1971, aos 13 anos.
Na juventude, militou nos movimentos estudantis. Começou a carreira política em 1989, como vereador mais votado do pleito do ano anterior. Em 1994 se candidatou a deputado estadual e foi eleito, novamente, com a maior votação da eleição, passou pelos cargos de secretário de segurança do estado, vice-governador, governador e atualmente é senador da República.
+++++++