2 de setembro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Projeto piloto de monitoramento ambiental de agrotóxicos em água e solo — Ibama

15/10/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Projeto piloto de monitoramento ambiental de agrotóxicos em água e solo — Ibama


Sobre o Projeto de Monitoramento

Projeto Piloto de Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em matrizes ambientais foi realizado com o objetivo de estabelecer Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) de amostragem e análise envolvendo o corpo técnico do Ibama e de laboratórios parceiros. Nesse contexto, servidores do Ibama foram treinados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para realizar coleta de amostrar de solo e água.

A equipe do Ibama esteve em áreas com diferentes cultivos agrícolas, como soja, milho, cana-de-açúcar, citros, mandioca, batata e fumo, além de áreas de vegetação nativa próximas às áreas agrícolas. Já as águas superficiais foram amostradas em córregos, riachos, rios e represas; houve também coleta de água da chuva em Campinas/SP e na Área de Proteção Ambiental Guapi-mirim/RJ.

Posteriormente, laboratórios do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente (Tecpar – Curitiba/PR), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (LabTox-ITEP) e da Universidade Federal de Santa Maria (LARP-UFSM) realizaram as análises dos resíduos de agrotóxicos nas amostras encaminhadas. Nelas, foi detectada a presença de 41 ingredientes ativos, sendo que o carbendazim se destacou como ingrediente com maior concentração na água superficial e o imidacloprido no solo.

Os laboratórios utilizados são especializados em análise multi resíduo para cerca de 300 agrotóxicos, incluindo compostos como glifosato, atrazina, imidacloprido, fipronil, clotianidina e tiametoxam.

A iniciativa contou com a parceria do Centro de Tecnologias Estratégicas no Nordeste (Cetene).


Documentos relacionados

  • Apresentações realizadas no Workshop: Resultados do Projeto Piloto de Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em matrizes ambientais e perspectivas futuras:

Painel do Projeto de Monitoramento

O Painel do Projeto de Monitoramento demonstra os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos em amostras de solo e água. Nele podem ser encontradas informações como o número de amostras analisadas; os ingredientes ativos detectados e suas concentrações; e, a porcentagem de amostras com detecção de agrotóxicos. Com esses resultados, observa-se que para o monitoramento de resíduos de agrotóxicos é necessária uma frequência maior de coletas para caracterização da exposição ambiental devido à sazonalidade da aplicação dos agrotóxicos, bem como, aos efeitos ambientais sobre a degradação dos ingredientes ativos.

Com a expansão do projeto, de acordo com os cenários de exposição da avaliação de risco ambiental de agrotóxicos, espera-se alcançar um entendimento do panorama nacional que sirva como subsídios para ações relacionadas à reavaliação ambiental de ingredientes ativos e proposição de estabelecimento de padrões de contaminação/qualidade ambiental.


Perguntas e respostas

Qual a importância do monitoramento ambiental de agrotóxicos em água e solo?

A contaminação por resíduos de agrotóxicos corresponde a um dos maiores impactos da agricultura na qualidade dos recursos hídricos e do solo. Tem sido crescente as evidências de presença de resíduos de agrotóxicos em amostras de água subterrâneas e superficiais em áreas agrícolas ou até mesmo em áreas de captação da água para consumo humano. A existência de resíduos de agrotóxicos pode comprometer o crescimento, a reprodução e sobrevivência dos organismos aquáticos que possuem como habitat os rios, riachos, lagos, as lagoas, dentre outros, bem como, a qualidade da água utilizada para o consumo humano.

Nesse contexto, os dados de monitoramento são importantes tanto para compreensão da qualidade atual dos nossos recursos como no auxílio do desenvolvimento de ferramentas de avaliação de risco ambiental de agrotóxicos, podendo ser utilizados para retroalimentar os modelos preditivos de exposição ambiental, além da proposição de padrões de qualidade ambiental.

Qual o papel do Ibama no monitoramento?

Segundo a Portaria Normativa nº 84, de 15 de outubro de 1996, o Ibama tem como uma de suas atribuições desenvolver o monitoramento ambiental de agrotóxicos.

O monitoramento ambiental visa acompanhar os impactos ambientais para embasar as tomadas de decisão relacionadas às políticas públicas sobre os agrotóxicos e afins no tocante a melhoria da qualidade ambiental. A medida se liga à Política Nacional de Meio Ambiente no que se refere “à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico”.

Além disso, o monitoramento ambiental de agrotóxicos está relacionado diretamente a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): promover a agricultura sustentável; e proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Por que foi feito um Projeto Piloto?

O projeto piloto surgiu para testar a viabilidade da realização de monitoramento ambiental utilizando laboratórios parceiros, visto que o Ibama não possui esse tipo de estrutura.

Nesse sentido, o Ibama descentralizou recursos ao Centro de Tecnologias Estratégicas no Nordeste (Cetene), conforme publicação de Termo de Execução Descentralizada (TED) no Diário Oficial da União, Seção 3, página 128, Nº 183, de 22 de setembro de 2017 e do Termo Aditivo, Seção 3, página 112, Nº 171, de 4 de setembro de 2019.

O TED viabilizou a promoção de coletas e análises necessárias para o monitoramento de cerca de 300 agrotóxicos nas matrizes água superficial, água da chuva e solo, incluindo compostos como glifosato, atrazina, imidacloprido, fipronil, clotianidina e tiametoxam nos anos de 2019 a 2021.

Onde posso acessar os resultados?

O Painel do Projeto de Monitoramento demonstra os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos em amostras de solo e água. Nele podem ser encontradas informações como: o número de amostras analisadas, os ingredientes ativos detectados e suas concentrações e a porcentagem de amostras com detecção de agrotóxicos.

Qual o significado dos resultados

Os resultados apresentados < LOQ significam que determinado composto foi detectado, porém, abaixo do valor de quantificação estabelecido para o método analítico. Os campos em branco nas planilhas de resultados, no entanto, significam que não houve detecção dos compostos analisados.

Quais os próximos passos?

Observando-se os resultados das análises infere-se que o monitoramento de resíduos de agrotóxicos requer uma frequência maior de coletas de amostras para uma melhor caracterização da exposição ambiental, devido à sazonalidade da aplicação dos agrotóxicos, bem como dos efeitos ambientais sobre a degradação dos ingredientes ativos. Ademais, a expansão do projeto, de acordo com os cenários de exposição da avaliação de risco ambiental de agrotóxicos, pode contribuir para um melhor entendimento do panorama nacional, subsidiando ações relacionadas à reavaliação ambiental de ingredientes ativos e proposição de estabelecimento de padrões de contaminação/qualidade ambiental.


ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para ampliação do hospital e anuncia novas obras no setor viário de Rio Preto da Eva

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para ampliação do hospital e anuncia novas obras no setor viário de Rio Preto da Eva

setembro 2, 2025
0

A cidade, que já recebe obras do Programa Asfalta Amazonas, também vai receber serviços de contenção de erosão no Conjunto...

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e fortalece setores primário e social

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e fortalece setores primário e social

setembro 1, 2025
0

Com investimentos e entregas, Governo do Amazonas reforçou o compromisso com o desenvolvimento do município FOTOS: Alex Pazuello/Secom Durante agenda...

Semana Solo Seguro: Governador Wilson Lima destaca 20,8 mil famílias beneficiadas com regularização fundiária

Semana Solo Seguro: Governador Wilson Lima destaca 20,8 mil famílias beneficiadas com regularização fundiária

agosto 30, 2025
0

Governador ressaltou importância de títulos definitivos como instrumento de proteção e segurança para as famílias amazonenses O governador Wilson Lima...

Governador Wilson Lima entrega 600 títulos definitivos e programa já beneficia mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária

Governador Wilson Lima entrega 600 títulos definitivos e programa já beneficia mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária

agosto 28, 2025
0

Ação amplia segurança jurídica, valorização de imóveis e acesso a crédito para famílias na zona norte de Manaus FOTOS: Diego...

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

agosto 26, 2025
0

Município passa a contar com atendimento permanente para mulheres empreendedoras O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (22/08), o ponto...

Jovens da Amazônia se preparam para a COP30 com oficinas de educomunicação e ativismo climático - FAS

Jovens da Amazônia se preparam para a COP30 com oficinas de educomunicação e ativismo climático – FAS

agosto 26, 2025
0

Capacitação promovida pela FAS inclui simulação de conferência climática com jovens de comunidades tradicionais. Com o objetivo de capacitar jovens...

Next Post

TJAM conclui mutirão jurídico e social em unidades prisionais com 147 atendimentos de PCDs e idosos privados de liberdade

Últimas do Metrópoles

Crime da 113 Sul: relator diz que STJ invade competência do STF

Os ministros Rogerio Schietti e Sebastião Reis Júnior tiveram uma discussão sobre a extensão de anulação em processo contra Adriana [...]

Como uma máquina de lavar pode tirar acusado de matar garoto da prisão

A versão apresentada pela defesa de Jackson de que o jovem teria chegado apenas após a consumação do crime foi [...]

Defesa diz que Ramagem não era ensaísta de Bolsonaro, mas “compilador”

Em julgamento, defesa diz que Ramagem apenas "compilava" opiniões de Bolsonaro em documentos [...]

Relator da MP da tarifa social quer redução no impacto na conta de luz

A proposta é para as regiões Norte e Nordeste; trecho não estava previsto no texto enviado pelo governo federal, e [...]

Saiba o que motivou homem a incendiar casa com esposa e filho dentro

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante após atear fogo na própria casa com a esposa e o [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS