Estudantes da Terra das Cachoeiras conquistaram 50 medalhas, seguidos por Iranduba, com 42 e Manacapuru, com 28. Estreante, a delegação de Anori, voltou para casa com três medalhas
A Praça da Juventude, espaço público dedicado ao esporte e lazer das crianças, adolescentes e jovens figueiredenses, na noite desta sexta-feira (31/5), foi o ponto de encontro dos mais de 1,1 mil atletas que disputaram a seletiva do Polo 1 dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), durante a cerimônia de encerramento da competição, com a premiação dos vencedores de cada uma das oito modalidades disputadas.
“Sei que foi um grande desafio para todos vocês, organizar um evento com essa magnitude. Além de receber bem nossos visitantes, ainda tiveram a responsabilidade de abrigar e cuidar dos nossos atletas que vieram da zona rural, uma logística que envolveu transporte terrestre e fluvial. Mas, com empenho e dedicação, superaram todos os obstáculos e fizeram também esse evento magnifico de congraçamento da juventude, de valorização do esporte e da educação. Parabéns a todos. Somos todos campões”, afirmou Patrícia Lopes.
Ao final de cinco dias de competição, a delegação de Presidente Figueiredo ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 50 conquistadas, sendo 20 de ouro, 19 de prata e 11 de bronze. Iranduba ficou na segunda posição no ranking, com 42 medalhas, sendo 14 de ouro, 15 de prata e 13 de bronze. Manacapuru conquistou 28 medalhas e o terceiro lugar, com 12 medalhas de ouro, oito de prata e oito de bronze. A delegação de Caapiranga voltou para com 18 medalhas na bagagem, sendo sete de ouro; a de Novo Airão, 17, sendo cinco de ouro; Manaquiri, três medalhas, sendo uma de ouro e, Anori, três medalhas, uma de prata e duas de bronze.
Os atletas campões de cada uma das modalidades disputadas vão representar seus municípios na fase estadual do JEAS, que vai definir os representantes do Amazonas, nos Jogos Escolares Brasileiros.
Presente ao evento, a prefeita Patrícia Lopes, na condição de anfitriã dos JEAS, parabenizou atletas, técnicos, professores e também a equipe de coordenação da competição pelo esforço e dedicação na preparação dos jogos e, em especial, durante os cinco em que o municipio recebeu as delegações de Manacapuru, Iranduba, Caapiranga, Beruri, Anori, Manaquiri e Novo Airão.
A volta dos JEAS a Presidente Figueiredo, além de mobilizar professores, técnicos, gestores escolares, atletas e seus familiares, teve um simbolismo especial para a equipe de coordenação dos Jogos Escolares do Amazonas. O coordenador do Polo 1, Sidniz Pereira da Silva Filho, que esteve presente na última edição dos jogos disputada no municipio, em 2004, parabenizou a prefeita Patrícia Lopes pelo gesto visionário, espírito agregador que fez com que JEAS voltassem à Terra das cachoeiras em grande estilo.
“Foi um sucesso, acredita. Nossa torcida é para que novas edições sejam realizadas aqui. Parabéns pela organização, pelo empenho e acolhimento com que toda sua equipe se dedicou para realização deste evento”, enfatizou.
Estreia de Anori
Embora não tenho ficado no topo do quadro de medalhas, a participação da delegação de Anori foi uma das grandes atrações do retorno do JEAS a Presidente Figueiredo. Em 45 anos de disputa dos jogos escolares, o município participou pela primeira vez da disputa. A delegação disputou apenas as modalidades de atletismo, futsal, tênis de mesa e vôlei, conquistou três medalhas, mas, foi a sensação da competição.
O acolhimento da coordenação dos jogos e das demais equipes deixou emocionados atletas e comissão técnica.
“Nós estamos saindo daqui com apenas três medalhas, mas, o ensinamento que vamos levando daqui é muito grande. Eu costumo dizer que no esporte a gente não perde. Porque ou você ganha ou você aprende. E nós estamos levando daqui de Presidente Figueiredo as duas lições. A gente ganhou porque estamos participando pela primeira vez em 45 nos e aprendemos porque para o próximo ano nós viremos com a nossa bagagem ainda maior, com mais qualidade e muito mais atletas”, afirmou a coordenadora da equipe Mada Andrade.
Erick Alves de Oliveira, estreante na competição, medalha de ouro nos 200 metros, da comunidade ribeirinha Rumo Certo será um dos representantes de Presidente Figueiredo na etapa estadual, ao lado da enxadrista Franciemmily Silvestre, tricampeã na modalidade e que já representou o Amazonas no Jebs, ao lados outros 18 atletas que conquistaram a medalha de ouro nas modalidades que disputaram.
Para secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Presidente Figueiredo, Aury Nascimento, sediar os jogos escolares foi algo inovador, de muita responsabilidade, mas, uma prova de que a sensibilidade, competência administrativa da prefeitura Patrícia Lopes está levando o município a ocupar lugar de destaque no Estado.
“Foi um desafio assustador, no começo, afinal voltamos a receber os jogos, após uma pausa de 20 anos, porém hoje saímos dessa missão fortalecidos, tanto nós, servidores, quanto professores e, principalmente, os atletas, que após muita dedicação tiveram seu talento reconhecido, mesmo aqueles que não ganharam a medalha de ouro. Contar com total apoio da prefeita Patrícia Lopes, nos deu força e coragem para dar o nosso melhor e receber as delegações com acolhimento, da melhor maneira possível. Sou muito grata por viver este momento e tenho certeza que no próximo ano será ainda melhor”, destacou.
A secretaria fez também um agradecimento especial aos voluntários, servidores de outras secretarias municipais que se somaram às equipes da Semjel e da educação, na realização do evento, apoiando e dando suporte na organização das provas e em todas as atividades do dia a dia da competição.
+++++++
Fotos: Igor Rabelo, Paula Oliveira e Tamyres Cunha (Dircom/PF)