Em um desentendimento ocorrido ontem, 15, no município de Envira(AM), entre o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal e o atual comandante da PM, Tenente Edwin Aldrin Freitas, em uma das ruas da cidade, deu inicio ao imbróglio culminando na produção da Nota
“A CÂMARA DE ENVIRA FAZ SABER QUE RESPEITA A POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS, AO TEMPO QUE REPUDIA CONDUTA DE COMANDANTE DA CORPORAÇÃO NO MUNICÍPIO.
A Câmara de Vereadores de Envira vem tornar público e de conhecimento das autoridades fato ocorrido nessa segunda feira, dia 15/04/2024, e que, além de representar tentativa de impedir os vereadores de cumprirem seus deveres constitucionais, revela o despreparo do Comandante da Polícia Militar no Município de Envira, Tenente EDWIN ALDRIN NASCIMENTO DE FREITAS, cuja conduta, se não contida, pode comprometer a lisura, confiança e imparcialidade da corporação no Município, vez que o policial, submisso aos interesses políticos do Chefe do Executivo, age rebaixado à patente de Cabo Eleitoral.
Como legítima representante do povo e fiscal dos atos do Prefeito, a Câmara de Vereadores fez circular em carro de som volante aviso dos valores recebidos pela Prefeitura para ações de Educação e Saúde, ao tempo que questionava a falta de serviços e apontava os danos da omissão do chefe do executivo. Sem meios mais apropriados para alcançar a população com as informações necessárias, os vereadores utilizaram o que há de mais comum na Cidade que são os carros de som, meios esses rotineiramente utilizados por empresas, pessoas físicas, pela prefeitura em seus anúncios de interesse público e, por vezes, apenas do próprio prefeito. E sem que em nada a ação dos vereadores afetasse a ordem pública, por duas vezes o presidente e vice-presidente do legislativo municipal foram abordados pelo chefe da PM local com ameaças de prisão dos vereadores e de recolhimento do veículo, em clara tentativa de proibir a veiculação do informativo de interesse público, porém contrário aos interesses políticos do Prefeito e de seus aliados.
Dado o instinto de perseguição e vingança, comportamento nada republicano e democrático, temperamento infantil e intolerante do prefeito, bem como o desconforto sentido por seus sectários diante da verdade dos fatos narrados e exposição ao público, era possível imaginar ações retaliadoras, tentativas de amordaçar os vereadores, e palhaçadas sem graça e próprias do parque de diversão que se tornou o gabinete de uma administração que brinca com a necessidade do povo e se diverte com as cenas de horror em um cenário nunca visto de abandono da saúde e da educação, entre outros. Antes de ser fogo no circo, as revelações da Câmara são luzes no escuro palco onde atuam piratas, mocinhas, bandidos, vilões, falsos heróis e marionetes. Até se compreende que, enquanto os diretores e atores principais se banqueteiem nas coxias e dividem entre si o que o povo paga para assistir o que os vereadores descortinam, alguns se contentem com as poucas pipocas jogadas ao público e outros até tentem subir ao palco e entrar no jogo de cenas. Que figuração tem ou pretende ter o Comandante da Polícia Militar neste circo dos horrores dirigido pela Prefeitura de Envira?
Agora que os vereadores acenderam as luzes do palco, será fácil ver os fios que manejam a marionete. O papel de palhaço também não lhe cabe, embora não o tenha negado de pronto (vide vídeo). O verdadeiro papel que lhe cabe é o que a sociedade paga para desempenhar, de acordo com os princípios emissão da sua honrosa corporação militar. A Polícia não pode agir com conivência aos interesses pessoais e políticos do Prefeito e, tampouco, usar de peso e medida diversos em situações que se assemelham. Por que outros podem usar carro de som e a Câmara não pode?
Fazem-se, pois, urgentes as providências da Corregedoria da Polícia Militar no sentido de conter os abusos de autoridade e ajustar o agir do referido policial ao código de conduta da PM, conforme espera a sociedade e se empenham no cumprimento a maioria da corporação e seus comandantes superiores.
Por sua vez, o Poder Legislativo local reafirma seu compromisso de luta na defesa do povo e proteção do interesse público, respeitando as instituições e firmemente empenhada em cumprir seu papel constitucional sem recuar diante das ameaças e quem se levante contra esse desígnio.”
Envira (AM), 16/04/2024
Presidente – Rômulo da Silva Oliveira
Vice-presidente – Astro Bezerra de Lira
ASSISTA AO VÍDEO
NR – O espaço deste Portal está disponível para Direito de Resposta.