Além de mais modernas, as luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas
O prefeito do município de Alvarães, distante 531 quilômetros de Manaus, Lucenildo Macêdo (PSC) está implantando 100% de lâmpadas de LED em suas vias urbanas. Com a finalização dos trabalhos, Alvarães será único município do interior do Amazonas a instalar esse sistema de iluminação pública em sua totalidade.
A troca das antigas lâmpadas, por Tecnologia LED, irá representar em torno de 60% de economia na conta de iluminação pública na cidade de Alvarães. A iniciativa do prefeito Lucenildo, que está em seu 1º mandato como prefeito eleito, já trocou 50 luminárias convencionais da cidade por novas lâmpadas de LED. O projeto de eficiência energética está sendo implantado inicialmente nas principais avenidas e travessas e, posteriormente, será ampliado para todos os bairros. Ao todo, mais de 500 serão trocadas. Este projeto faz parte do Programa Avança+ Alvarães que visa modernizar tanto o município quanto a gestão pública por meio de políticas públicas que tragam benefício à população.
A melhoria na iluminação pública, com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que têm consumo de energia consideravelmente reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa e melhoria da luminosidade, tem como objetivo aumentar a segurança nas vias públicas.
Lucenildo Macedo enfatiza que a obra está sendo realizada com recursos próprios da prefeitura e é fruto de economia; “O que era projeto se tornou realidade”, relatou o prefeito.
‘Desde que assumimos a administração percebemos um déficit na conta de iluminação pública em dois aspectos. Faltava iluminação e pagávamos um alto custo para a concessionária. Para não aumentarmos a taxa paga pelos munícipes, optamos em iluminar nossa cidade e investimos em equipamentos que resultassem em economia, reduzindo a conta paga pela prefeitura. Estamos muito satisfeitos com o resultado’, destacou o prefeito Lucenildo, salientando que a economia com a manutenção também é significativa.
A substituição de lâmpadas convencionais por peças de LED tornou-se, nos últimos anos, um fenômeno comum em que várias cidades brasileiras aplicaram na iluminação pública, neste ano. Esse modelo se disseminou por sua alta eficiência energética, maior vida útil, baixo impacto ambiental, além de questões como econômicas, de segurança e até de poluição visual. A economia gerada fica em torno de 60% do consumo. Outra vantagem é o aumento da luminosidade em cerca de 70%, com uma durabilidade de até cinco anos, e manutenção em menor escala.
Hoje, o município de Alvarães chama a atenção pela forma que vem sendo administrada, com austeridade fiscal e respeito ao dinheiro público, ações estão sendo desenvolvidas melhorando a qualidade de vida da população.
+++++++