O prefeito de Humaitá (AM) Dedei Lobo participou durante toda a semana em Manaus de diversas reuniões com autoridades com várias pautas de interesse dos humaitaenses.
Dedei esteve na sede da Amazônia Energia com Radyr Gomes, que é Diretor Técnico do Interior e também com Marcelo fadoul, que é Gerente executivo sênior na Amazonas Energia.
A primeira pauta foi sobre a subestação do Distrito de Realidade, cerca de 100 quilômetros da sede municipal.
O prefeito relatou sobre a dificuldade que está tendo com o fornecimento de energia, mesmo com um alimentador que está sendo construído por fora do Distrito para que toda zona rural seja alimentada sem ter passagem pela cidade com isso tendo mais segurança e qualidade.
O prefeito reivindicou para que seja feita e construída, uma subestação de porte para assim melhorar mais ainda a energia em todo Distrito. Outra pauta tratada foi sobre o trabalho de recuperação de toda linha de transmissão de energia da Usina localizada na comunidade de Auxiliadora, que vai beneficiar toda região do Marmelo e do Uruapiara e as comunidades onde chega a energia.
Melhora na oferta de energia
Dedei Lobo cobrou uma melhoria na energia gerada dentro da cidade, pois está tendo muitos problemas e se tornando quase que diários os apagões na sede do município.
O diretor Radyr Gomes priorizou esta pauta e disse “que as medidas serão analisadas e logo que possível ser colocadas em prática em Humaitá”.
Novo Programa Luz Para Todos
O programa que foi lançado pelo governo federal e começou a ser implantado na gestão de Dedei, vai dar manutenção em todas as redes, negligenciado na gestão passada ocasionando uma deterioração em toda rede de energia do município, mas agora além da manutenção geral, Dedei afirma ter fechado um projeto completo que será implementado nessa segunda etapa do programa no município e em especial para os moradores das zonas rurais que terão acesso gratuito ao equipamento de energia individual em todas as casas.
Reunião na ALEAM
Na segunda-feira (6), a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT) promoveu reunião técnica envolvendo extrativistas minerais dos municípios localizados na calha do rio Madeira e diversos órgãos para discutir a regulamentação da atividade do estado.
A reunião foi convocada após Audiência Pública ocorrida no município de Humaitá motivada por operações conjuntas do IBAMA e da Polícia Federal que incendiaram diversas balsas de mineração.
Convidado para debater o tema, o prefeito Dedei Lobo disse ser fundamental para colocar um fim na violência e insegurança jurídica enfrentada pelos pequenos extrativistas. “Aqui não estamos discutindo as grandes dragas que extraem o ouro e prejudicam o meio ambiente. Estamos defendendo os pequenos produtores familiares, que utilizam pequenas balsas para sua atividade, onde muitas vezes essa mesma balsa é a residência da sua família. Esses extrativistas mineram até 4 gramas de ouro por semana, o suficiente apenas para sobreviver”, alertou Dedei.
Ao longo da audiência, foram apresentadas duas pesquisas, uma da UFAM e outra da UEA, que buscam utilizar extratos de produtos orgânicos como a mandioca e o pau-de-balsa para substituir o mercúrio na extração do ouro, o que reduzirá o impacto ambiental dessas atividades.
Ao final dos debates, ficou definido a criação de um grupo de trabalho, que será coordenado pela Semig, para discutir um marco legal para a mineração artesanal no Amazonas. Uma minuta já está sendo discutida, e após ajustes recebidos pelo grupo de trabalho será encaminhada para a Aleam para deliberação dos deputados.
Estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Federal,
Ministério de Minas Energia, IBAMA, Semig, Prefeitura de Humaitá, Agência Nacional de Mineração, Serviço Geológico do Brasil, Câmara Municipal de Manicoré, Câmara Municipal de Humaitá, Ipaam, Cooperativa de Garimpeiros da Amazônia, Suframa, UEA e UFAM.
Reunião com Governador do Estado
Ao término da agenda a ser cumprida em Manaus, o prefeito participou de uma reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima, ocasião em que reforçou importantes solicitações para o município, como os efeitos da estiagem no município e a a retomada de obras como a revitalização asfáltica do município de Humaitá.
Anel Viário
Inaugurado ano passado, Dedei Lobo relatou que a construção do anel viário foi um marco histórico para o município. “Humaitá é o primeiro município do interior a ter um anel viário e esperamos as instalações de novos empreendimentos na cidade, que está em franca expansão”, disse.
“O Anel viário não trouxe apenas uma nova opção de tráfego, ele traz junto com ele, a oportunidade de novos negócios se agregarem, como transportadoras, indústrias, comércios, prestadores de serviços, postos de gasolina, ou seja, uma série de negócios e investimentos que antes eram inviáveis e que agora, poderão gerar centenas de novos empregos no município”, destacou Dedei.
O governador acrescentou que a opção da trafegabilidade, por meio da construção do anel viário, “é apenas um dos benefícios que o Governo do Amazonas trouxe para Humaitá e que novos projetos virão”, disse.
“Toda essa movimentação significa a inserção definitiva do município no mapa econômico do estado e a geração de novos empregos, o que implica diretamente na melhoria da qualidade de vida da população local”, disse o governador.
+++++++