Chegou nesta madrugada (16), no aeroporto de Parintins (AM) a aeronave proveniente da Alemanha com balas de oxigênio compradas pela prefeitura de Parintins. Até domingo (17) irão chegar os equipamentos necessários para a montagem de uma Unidade de Oxigênio para suprir a demanda da cidade. O prefeito Bi Garcia (DEM) foi pessoalmente receber as balas de oxigênio oriundas da Alemanha.
Na tarde desta sexta-feira, 15, a secretaria de saúde de Parintins já havia anunciado que iria adquirir balas de oxigênio e uma usina de oxigênio da Alemanha devido ao colapso no sistema de saúde local, em decorrência do grave cenário da pandemia de Covid-19 no estado. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Bi Garcia durante coletiva de imprensa.
Com a chegada das balas de oxigênio o prefeito terá um alívio com relação ao insumo em falta em todo o Amazonas.
Após a chegada da Usina de Oxigênio, o prefeito espera que em 48 horas se inicie a montagem da estrutura no único hospital público da cidade, Jofre Cohen, já na próxima semana. Após montada, a estrutura deve abastacer cerca de 80 leitos com pacientes suspeitos e com resultado positivo para o novo coronavírus.
Parintins é a cidade mais populosa do Amazonas, com 115 mil habitantes, e só perde para a capital do estado, Manaus, que vive um dos mais graves cenários da pandemia de Covid-19. Ontem (14), Parintins e outras cinco grandes cidades do interior do estado confirmaram não possuir condições para novas internações, e sinalizaram que não haveria oxigênio para a próxima semana.