13 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Brasil

Planalto deve deixar para partido da base ida ao STF contra derrubada de veto de Lula a PL da Dosimetria

08/01/2026
em Brasil
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Planalto deve deixar para partido da base ida ao STF contra derrubada de veto de Lula a PL da Dosimetria

(FOLHAPRESS) – A cúpula do governo federal avalia que, caso o Congresso derrube o veto do presidente Lula (PT) ao projeto que reduz as penas de Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados no processo da trama golpista, o texto será motivo de disputa no STF (Supremo Tribunal Federal).

Avaliação da área jurídica do Planalto é de que a proposta é inconstitucional. A ação para barrar o projeto após uma possível rejeição ao veto, porém, não precisaria partir do Executivo. O mais provável, no cenário atual, seria um partido ou congressista aliado de Lula acionar a corte.

Um deputado, em conversa reservada com a reportagem, disse que pretende propor ao tribunal uma ação do tipo em caso de reversão do veto de Lula.

No entanto, como mostrou a Folha, ministros da tribunal aceitaram a proposta para abrandar as punições, elaborada no lugar da ideia de simplesmente perdoar os condenados. Para esses integrantes da corte, a redução de penas deve ser aplicada caso a caso.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, junto com aliados que receberam punições menores, no processo sobre a trama golpista que culminou nos ataques às sedes dos Poderes em 8 de Janeiro de 2023. A redução das penas foi aprovada meses depois, no fim do ano passado, já sob a perspectiva de Lula vetar o projeto. Em seguida, o petista confirmou publicamente que vetaria.

O presidente da República tem até segunda-feira (12) para barrar o texto, mas deve fazê-lo na quinta (8), durante um ato para lembrar os três anos dos ataques às sedes dos Poderes.

Lula discursará no Palácio do Planalto em cerimônia com políticos aliados, e poderá descer a rampa da sede do governo para cumprimentar apoiadores que farão uma manifestação do lado de fora. Os lulistas que estiverem na rua em frente ao Palácio poderão acompanhar a solenidade por meio de dois telões.

Setores petistas defendem que mais atos sejam realizados posteriormente para pressionar o Congresso a não derrubar o veto do presidente da República. Dirigentes do partido disseram à reportagem que estão focados na manifestação em frente ao Planalto e que até agora não discutiram novas mobilizações.

O Legislativo tem o direito de rejeitar vetos do Executivo e forçar projetos aprovados a entrar em vigor se houver voto favorável de mais da metade dos deputados e dos senadores.

Na Câmara, foram 291 votos a favor do chamado PL da Dosimetria e 148 contrários. O placar folgado indica que a maioria dos deputados deve ficar contra o veto de Lula. No Senado, foram 48 a favor e 25 contra. Mesmo com uma diferença de votos menor, a avaliação na Casa é de que também deve haver apoio suficiente para rejeitar o veto presidencial.

O próprio Lula, ao confirmar publicamente que vetaria o texto, mencionou a possibilidade de o Legislativo rejeitar o ato. “O Congresso tem o direito de fazer as coisas. Eu tenho o meu direito de vetar. Depois, eles têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo”, declarou ele no último dia 18.

Aliados do governo farão uma disputa na opinião pública em torno da redução de penas e avaliam que esse debate beneficia a popularidade Lula.

O Datafolha mostrou no mês passado que 54% do eleitorado avalia que a prisão de Bolsonaro foi justa. Seria possível para o chefe do governo e seus aliados defenderem o veto à redução de penas sem contrariar a maioria da população e aglutinar os eleitores que rejeitam o ex-presidente.

Os ataques às sedes dos Poderes uniram a cúpula da República em torno de Lula no começo de 2023, mas o poder de atração da memória do episódio foi minguando ao longo do tempo. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não participarão do ato marcado por Lula para esta quinta-feira.

A cerimônia alusiva ao 8 de Janeiro neste ano será a primeira depois de Bolsonaro e outros acusados pela trama golpista serem condenados e presos. O fato foi mencionado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (6).

“Pela primeira vez, os atos do 8 de Janeiro ocorrem com os chefes daquele golpe condenados pela Justiça e cumprindo pena pelos crimes que cometeram”, disse ela.

Gleisi também ligou as punições aos condenados a um exercício de soberania nacional, um raciocínio que já havia sido expresso por governistas no passado por causa da pressão do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, para livrar Bolsonaro.

A fala da ministra cita indiretamente o ataque americano à Venezuela, com a captura do presidente do país, Nicolás Maduro, como forma de reforçar o discurso sobre soberania.

“É muito importante ressaltar esses fatos no momento em que a soberania, em nosso continente, volta a ser ameaçada como não se via desde os tempos da Guerra Fria”, declarou Gleisi. A fala da ministra deverá dar o tom para declarações de outros aliados de Lula.

Campanhas que classificam congressistas como ‘inimigos do povo’ e defensores dos ricos estiveram no centro da articulação política do governo; estratégia deve ser intensificada às vésperas da eleição, que terá embates sobre big techs e segurança

Folhapress | 14:48 – 07/01/2026

ShareTweetShareShare

Leiam também

Trump diz que Irã pediu negociação após ameaças e admite ação militar

Trump diz que Irã pediu negociação após ameaças e admite ação militar

janeiro 12, 2026
0

Ó presidente dos Estados Unidos afirmou que autoridades do Irã procuraram a Casa Branca para negociar, depois que Donald Trump...

Ato em Homenagem aos Mártires Venezuelanos e Cubanos

Uma semana após ataque dos EUA, governo venezuelano permanece unido e com respaldo popular

janeiro 12, 2026
0

Na madrugada do dia de 3 de janeiro de 2026, Caracas acordou com barulhos de bombas que atingiram a capital...

Levantamento aponta os 100 melhores hospitais públicos do país

Levantamento aponta os 100 melhores hospitais públicos do país

janeiro 8, 2026
0

Levantamento nacional inédito mostra os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Embora ainda haja maior número no estado de São Paulo, onde...

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

janeiro 4, 2026
0

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de...

Juiz suspende shows com cachês milionários em cidade de prefeito preso por corrupção

Juiz suspende shows com cachês milionários em cidade de prefeito preso por corrupção

dezembro 31, 2025
0

UM Justiça do Maranhão decretou a suspensão imediata de shows programados para as festas de fim de ano em comemoração...

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)© Marcello Casal JrAgência Brasil

Ampliação do número de carteiras assinadas é sustentada, diz IBGE

dezembro 31, 2025
0

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado do Brasil cresceu 2,6%, com a inclusão de 1 milhão...

Next Post
Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 – País

Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 - País

Últimas do Metrópoles

Motorista com camisa “bebo pra ficar ruim” mata homem atropelado na BA

Carro invadiu a calçada e atingiu a vítima. Motorista apresentava sinais de embriaguez, segundo testemunhas [...]

Menino de 7 anos morre após acidente grave em BR no interior da Bahia

Vítima foi identificada como Moisés Araújo dos Santos, de 7 anos [...]

BBB 26: Veteranos surpreendem, mas elenco do Camarote não convence

Big Brother Brasil 26 estreou nesta segunda-feira (12/1) e ficará pelos próximos 100 dias na programação da emissora [...]

Eduardo compara prisão de Bolsonaro com a de Maduro: "Tenho inveja"

Deputado cassado diz que cela onde venezuelano está tem melhores condições que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) [...]

Temporal: ventos, raios e chuva de granizo atingem SP nesta segunda. Vídeo

Moradores registram granizo na região de Pirituba, na zona norte, na noite desta segunda-feira (12/1). Veja previsão para as próximas [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS