Pagamento corresponde ao salário mínimo, R$ 1.412
A Petrobras vai abrir mil vagas no programa de jovem aprendiz. As oportunidades serão distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal. As inscrições começam na próxima sexta-feira (dia 12), e Manaus está entre as cidades escolhidas.
Os selecionados terão salário mínimo integral (R$ 1.412), vale-transporte, 13º, férias, recolhimento de FGTS e possibilidade de adesão ao benefício de saúde, o Gympass.
Para o curso de aprendizagem básica, os interessados devem ter idade entre 14 anos e 22 anos e 8 meses. Já para o curso de técnico, a idade exigida vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. A idade máxima não se aplica aos candidatos que tenham deficiência.
Além das chances voltadas para ampla concorrência, há cotas: 10% para pessoas com deficiência,10% para adolescentes em acolhimento institucional ou familiar e 15% para adolescentes egressos do trabalho infantil, além de oportunidades para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A variedade de cursos oferecidos abrange áreas como logística, elétrica, tecnologia da informação, linha de produção, programação web, entre outras, e a lista completa pode ser consultada no site oficial do programa.
A jornada de trabalho será de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
Do total de vagas disponíveis, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD), 15% para jovens que tenham sido egressos do trabalho infantil e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional, como abrigos, casas de passagem e residências inclusivas.
Além disso, em um caráter experimental, 20 aprendizes em cumprimento de medidas socioeducativas serão contemplados.
Para se candidatarem ao curso de aprendizagem básica, os jovens devem ter entre 14 anos e 22 anos e 8 meses de idade. Já para o curso técnico, a faixa etária permitida vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. Vale ressaltar que não há limite de idade para os candidatos PCD.
+++++++