23 de novembro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Interior do AM

Patrícia Lopes concede aos servidores municipais maior aumento salarial da história, em três anos de gestão

26/03/2024
em Interior do AM
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Patrícia Lopes concede aos servidores municipais maior aumento salarial da história, em três anos de gestão

Proposta, que será enviada à Câmara Municipal de Presidente Figueiredo reajusta em 10% os salários dos professores e pedagogos e, em 14,05% das demais categorias de funcionários públicos, a partir de abril deste ano

A prefeita Patrícia Lopes anunciou, nesta terça-feira (26/03), as propostas de reajuste salarial 2024 para professores e pedagogos e demais servidores públicos municipais, regidos pelo regime geral da prefeitura de Presidente Figueiredo.

A partir de abril deste ano, os profissionais da Educação terão, além dos 10% de reajuste salarial, a incorporação ao salário de 11% referente à regência de classe, totalizando 21% de ganho real, em 2024. Já os demais servidores da prefeitura, regidos pelo regime geral, vão receber um reajuste de 14,05%, este ano.

Com as propostas apresentadas, Patrícia Lopes se tornará a gestora municipal que concedeu o maior percentual de reajuste de salários, ao longo de um mandato à frente da prefeitura de Presidente Figueiredo, em três anos – já que em 2021 não houve reajuste, por conta da pandemia. Os profissionais da Educação vão contabilizar 43,57% de aumento, enquanto os servidores do regime geral, vão somar 36,05%. A comparação leva em conta as três últimas gestões que antecederam Patrícia Lopes.

Entre 2005 e 2007, os servidores da educação não tiveram os salários reajustados; de 2009 a 2012, o percentual de reajuste concedido chegou a 16,67%; entre 2013 e 2016, foi concedido um aumento de 38%; de 2017 a 2019, os reajustes concedidos somaram 23,61%.

Além de reajustar os salários dos profissionais que estão na ativa, com a incorporação da regência de classe ao salário para 2024, Patrícia Lopes vai beneficiar também os servidores aposentados, outra ação inédita adotada na atual administração de Presidente Figueiredo.

Os projetos de lei, com as propostas de reajuste salarial serão encaminhados à Câmara Municipal nesta quarta-feira (27/03) e, se aprovados, os percentuais serão aplicados aos salários de abril de 2024. A partir daí, a prefeitura de Presidente Figueiredo entrará para o seleto grupo de municípios brasileiros que cumpre o piso nacional dos trabalhadores na Educação e da categoria geral do serviço público.

A prefeita também encaminhará à Câmara, projeto de lei para reajustar os salários da Guarda Civil Metropolitana, que até o ano passado era regida pela categoria geral, e terá em 2024, um reajuste de 3,82%, correspondente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). E, ainda, projeto de lei reajustando o salário dos servidores do Sistema de Previdência Municipal (Sisprev), em 6,97%.

“Sei que nossos servidores públicos mereceriam ter reajustes maiores, pelo tanto que se dedicam no exercício de suas funções, entretanto, existem outros preceitos constitucionais que precisam ser respeitados e cumpridos na gestão pública mas, creiam, chegamos ao máximo que nos é permitido”, afirmou, lembrando que além da evolução salarial, a gestão dela, investiu mais que qualquer outra na história, na valorização profissional, com a concessão de progressões e promoções, formação continuada e ofertas de condições e recursos adequados para o desempenho profissional.

“Assim age uma gestão democrática e participativa, que tem como princípio o cuidado com as pessoas e a promoção de um desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”, enfatizou Patrícia Lopes.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Figueiredo (Sinsep), Marcio Bastos, o percentual de reajuste proposto pela prefeitura para os servidores regidos pelo regime geral – de 14,05% – representa um avanço significativo na recomposição salarial da categoria, que vinha acumulando grandes perdas ao longo das últimas gestões do município.

“Merecíamos e queríamos mais, para diminuir nossos prejuízos com a herança maldita deixada pelas outras gestões mas, saímos daqui consciente de que avançamos muito. Temos consciência de que esse percentual foi o mais justo possível, neste momento”, destacou o líder sindical.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteam), em Presidente Figueiredo, Mauro Amazonas, disse que vai submeter a proposta da prefeita Patrícia Lopes à avaliação da Assembleia Geral da categoria, para então se manifestar.

Diferente do dirigente da entidade, os professores e pedagogos presentes à reunião, consideraram as propostas apresentadas como o maior exemplo de valorização da categoria já efetivado por uma gestão municipal.
Otielly dos Santos Castro Brito, professora concursada e pedagoga contratada por Processo Seletivo Simplificado (PSS), garantiu que os investimentos realizados pela prefeita Patrícia Lopes na Educação, deverão servir de referência em política pública para as futuras administrações do município.

“Além de valorizar e respeitar os profissionais, mantendo uma evolução salarial, ofertando um ambiente escolar com infraestrutura e equipamentos adequados para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, investiu na formação continuada e introduziu ferramentas e programas que proporcionaram uma educação de qualidade e inclusiva aos nossos alunos na rede municipal”, afirmou.

A professora Antônia Ludernilda Menezes de Souza, com mais de três décadas de atuação no ofício de ensinar e formar os cidadãos figueiredenses, disse não ter dúvida de que Patrícia Lopes promoveu uma verdadeira revolução na educação pública municipal.

“Ela tem sido visionária e bastante ousada, trazendo formação e valorização para os profissionais, melhoria da infraestrutura física das escolas, introduzindo novas tecnologias para o melhor aprendizado dos nossos alunos e, não é à toa, que somos referência nacional na recomposição do processo de aprendizagem, primeiro município do estado com um Programa Municipal de Alfabetização, além de manter os salários reajustados e em dia”, destacou.

Para o secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes de Oliveira, que fez a apresentação do processo de evolução salarial dos professores e pedagogos até chegar à proposta de reajuste para 2024, disse que Patrícia Lopes seguiu integralmente todos os pré-requisitos para se ter uma verdadeira e justa valorização dos profissionais da educação.

“Temos pagamento do piso salarial nacional da categoria, concessão de progressão e promoção de carreira, vertical e horizontal, formação continuada, garantia de condições e recursos adequados ao exercício profissional. Mecanismos que geram um legado e benefícios permanentes, gera atratividade à carreira, agrega como fator de referência para aposentadoria e observa a complexidade, jornada e nível na carreira”, enfatizou.

As propostas foram apresentadas em duas reuniões. A primeira, convocada para tratar sobre aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e evolução salarial, apenas com os gestores e pedagogos das escolas municipais e, a segunda, que contou com a presença dos dirigentes sindicais, vereadores e secretários municipais de Educação, Governo e Administração.

+++++++

Fotos: Paula Oliveira e Igor Rabello

Tags: Aumento SalarialEducaçãoFuncionalismo Público MunicipalPresidente FigueiredoProfessoresSERVIDORES
ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima entrega 700 novos cartões do auxílio estadual para famílias de Nova Olinda do Norte

Governador Wilson Lima entrega 700 novos cartões do auxílio estadual para famílias de Nova Olinda do Norte

novembro 22, 2025
0

Com as entregas desta terça-feira (18/11), número de beneficiários no município chega a 2,8 mil FOTOS: Diego Peres e Arthur...

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

novembro 22, 2025
0

EE Francelina Assis Dantas também comemorou data que celebra 50 anos de atividade da escola A Secretaria de Estado de...

Em Rio Preto da Eva, Saullo Vianna anuncia R$ 5 milhões para saúde e infraestrutura do município

Em Rio Preto da Eva, Saullo Vianna anuncia R$ 5 milhões para saúde e infraestrutura do município

novembro 21, 2025
0

Parlamentar participou da entrega de Título de Cidadão Rio-pretense aos senadores Omar e Braga O deputado federal Saullo Vianna esteve,...

Em Nova Olinda do Norte, governador Wilson Lima destina investimentos para os setores primário e social

Em Nova Olinda do Norte, governador Wilson Lima destina investimentos para os setores primário e social

novembro 21, 2025
0

População foi beneficiada com novos equipamentos agrícolas, crédito rural e ações de cidadania; Município também foi contemplada com a implantação...

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

novembro 21, 2025
0

Selo premia escolas que alcançam 80% ou mais de cobertura vacinal entre os alunos Mais de 40 escolas da rede...

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

novembro 20, 2025
0

Evento reúne gerações da música amazonense e emociona artistas ao marcar a retomada do FAM, que segue neste sábado Depois...

Next Post
Câmara de Tabatinga recebe pedido cassação de vereador Paulo Bardales após denúncia de agressão à ex-esposa

Câmara de Tabatinga recebe pedido cassação de vereador Paulo Bardales após denúncia de agressão à ex-esposa

Últimas do Metrópoles

Homem morre atropelado no Eixinho Norte neste domingo (23/11)

Atropelamento ocorreu no Eixo L Norte, na altura da quadra 104. Vítima morreu no local do acidente [...]

Mesmo com a vitória, Crespo não gosta de atuação do São Paulo

Pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Juventude no MorumBis e venceu por 2 x 1 [...]

Quaest: prisão de Bolsonaro teve mais menções que condenação por golpe

Comparação revela que prisão preventiva mobilizou o dobro de atenção registrada na condenação do ex-presidente, ocorrida em setembro [...]

Novo vídeo mostra estrago causado por Bolsonaro em tornozeleira

O Fantástico teve acesso a imagens inéditas que mostram a destruição causada por Jair Bolsonaro em tornozeleira eletrônica [...]

Torcida do Remo invade gramado após 1º acesso à Série A em 31 anos

O Leão venceu o Goiás por 3 x 1 e ficou com a 4ª vaga, que garante o acesso à [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS