13 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Sem categoria

O Espadachim do Jornalismo

05/07/2016
em Sem categoria
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jornal acritica1.jpg

No momento em que lamentamos a perda da matriarca Dona Ritta de Araújo Calderaro, que faleceu aos 88 anos no dia 25 de junho passado, a Coluna faz uma homenagem a toda família que compõe a Rede Calderaro de Comunicação. 

 

“Entre o grande anúncio e a grande reportagem ficávamos com a grande reportagem”. Era assim que Umberto Calderaro Fllho definia a chave de sucesso de A Crítica, desde os primeiros momentos do jornal. Essa filosofia de imparcialidade também se refletia diante dos guichês da fazenda. “O que nos dava liberdade de agredir com a reportagem isenta os poderosos de então que se consideravavam infensos a crítica”.

De uma época em que ainda se podia fazer jornalismo mais para o romantico que para o empresarial. Sem fazer maiores retoques, Calderaro traçava o quadro da imprensa amazonense de então, embotada pelos reflexos do governo ditatorial de Vargas e na qual não cabiam reportagens populares.

“Fizemos uma verdadeira anti-empresa, para os padrões de então”, dizia Calderaro. Um jornal feito no dedo – a expressão vem do fato de que A CRÍTICA era toda composta letra a letra, com o tipógrafo executando um penoso trabalho manual – entrou no mercado para enfrentar os grandes da imprensa. Todos com máquinas automaticas. Era um prelo manual conrtra as primeiras rotativas. 

A fundação do jornal deu-se em 19 de abril de 1949, tendo como primeira sede uma sala pequena alugada no centro da cidade, na avenida Eduardo Ribeiro.

Sabe-se, no entanto, que antes disso, por cerca de 2 anos aproximadamente, A Crítica circulou de maneira precária e assistemática, sem sede e sem máquinários próprios, sempre por volta das 11 horas da manhã, a fim de escapar da concorrência dos maiores jornais da época. Por esse motivo, ficou conhecido como Onzeorino, neologismo criado pelo seu primeiro secretário de redação, ex-senador Áureo Mello.

Os primeiros números de A Crítica foram rodados nas impressoras de O Jornal, por apenas 60 dias, pertencente ao magnata da comunicação na época, Henrique Archer Pinto, com quem Calderaro tinha um parentesco de afinidade distante,

Um desentendimento entre Calderaro e um membro da família Archer Pinto interrompeu momentaneamente a trajetória de A Crítica, que já começava a ganhar simpatizantes.

Mais adiante, ainda no começo, Calderaro passou a contar também com o apoio de sua esposa Ritta de Cássia Araújo Calderaro, filha do desembargador André Vidal de Aaújo e de Milburges Bezerra de Araújo. A professora de desenho e assistente social Ritta usava o tempo disponível para desenhar anúncios, manchetes, títulos das matérias veiculadas em A Crítica.

O NOME DO JORNAL

O nome A Crítica surgiu, segundo seu fundador, em contraposição ao jornalismo áulico e literário da época, quando os meios de comunicação tinham como fontes quase que somente os organismos oficiais, dedicando boa parte de seus espaços para manifestações de escritores e poetas. A Crítica veio para incentivar o debate, o questionamento dos atos das autoridades e assumir o papepl de porta-voz da população. Esse, pelo menos era o ideário de Umberto Calderaro Filho, que, por isso mesmo cunhou o slogan que acompanha o jornal até hoje: “DE MÃOS DADAS COMN O POVO’.

Em 20 de janeiro de 1959 atiraram uma bomba em A Crítica que, por pouco, não ceifava a vida de seu fundador. O artefato caiu na mesa de trabalho de Calderaro, que se levantara segundos antes. Foram destruídos no evento os exemplares dos primeiros tempos de jornal, móveis e utensílios.

Ele teve de se mudar provisoriamente de Manaus, junto com sua família, para o Rio de Janeiro, a fim de escapar da sanha de seus perseguidores, Foi ao presidente Juscelino Kubistschek e pediu garantias de vida, voltando para Manaus.

COMBATE À CORRUPÇÃO. NEPOTISMO. ESQUADRÃO DA MORTE. ALTOS SALÁRIOS. FALTA DE LUZ e outros problemas vivenciados pelos amazonenses foram bandeiras de A Crítica. 

Amigo pessoal de Umberto Calderaro, Luís Geolás de Moura Carvalho foi eleito Governador do Pará por duas vezes (1949 e 1958) e prefeito de Belém em 1961 a 1964. Em 1960, Moura de Carvalho esteve em Manaus e foi recepcionado pelo amigo de longa data.

 

RELAÇÃO COM OS GOVERNOS QUASE SEMPRE CONFLITUOSA

A linha independente de A Crítica levou por vezes a sérias brigas com alguns governantes. No princípio o jornal era de oposição, quase panfletário. Depois, com a credibilidade sedimentada, concentrou-se na informação propriamente dita, sem perder a fibra que caracteriza seu fundador. A convivência com os governadores Leopoldo Amorim da Silva Neves(1949), Plínio Ramos Coelho (1957) e Amazonino Mendes, em meio a seu primeiro mandato como governador (1989) foi extremamente difícil. A Crítica sobreviviu a todos eles, porém, Calderaro não transigia quando o interesse público estava em jogo.

 

No auge da campanha presidencial de 1960, o candidato Jânio Quadros esteve em Manaus e Calderaro preparou editorial elencando vários temas de interesse do Amazonas.

A REDE CALDERARO DE COMUNICAÇÃO hoje é um conglomerado de mais de 20 empresas, e são dirigidos pelos netos de Umberto e Dona Ritta Calderaro, que teve Cristina Calderaro como herdeira de um grande império que em muito ajudou a construir. Vida longa aos novos espadachins: Dissica Calderaro Tomaz, Tatiana Calderaro Tomaz e Umberto Calderaro Neto. 

 

 

 

Marcelo Guerra / Jornalista MTB 492/AM – MBA Administração Pública
E mail: marceloguerra1@hotmail.com 

Tags: A CRITICAAMAZONASJORNALISMOmanaus
ShareTweetShareShare

Leiam também

Como fazer a lista de metas de ano novo e cumprir objetivos em 2026 – País

Como fazer a lista de metas de ano novo e cumprir objetivos em 2026 – País

janeiro 11, 2026
0

Com a chegada de um novo ano, a tradicional lista de metas volta ao centro das atenções. Para muitas pessoas,...

Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 – País

Veja mensagens de Ano Novo para enviar a familiares e amigos na chegada de 2026 – País

janeiro 9, 2026
0

A chegada do Ano Novo 2026 é um momento de reflexão e quando muitos aproveitam para expressar gratidão. Com a...

Colmeia gigante com quase 40 litros de mel é descoberta no teto de apartamento – País

Colmeia gigante com quase 40 litros de mel é descoberta no teto de apartamento – País

janeiro 7, 2026
0

Imagine a cena: dezenas de abelhas começam a sair das tomadas, lâmpadas e qualquer outro buraco disponível da sua casa....

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, no RS – País

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, no RS – País

janeiro 5, 2026
0

Um acidente entre um caminhão e um ônibus foi registrado na manhã desta sexta-feira (2), no km 491 da BR-116,...

estudante cego recebe prova errada e Inep nega reaplicação

estudante cego recebe prova errada e Inep nega reaplicação

janeiro 1, 2026
0

Estudante com deficiência visual, Alison Marques recebeu a versão errada da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025,...

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira (16) em todo o País – País

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira (16) em todo o País – País

dezembro 30, 2025
0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) para candidatos que enfrentaram...

Next Post
joao victor.jpg

O Sucesso na cena jovem de Manaus

Últimas do Metrópoles

Celina indica Edison Garcia para presidência do Conselho de Administração do BRB

Marcelo Talarico havia se recusado a deixar a função e pretendia cumprir o mandato até o fim [...]

Governo Lula rebate atriz após suposta crítica ao Bolsa Família no BBB

Solange Couto, participante do Camarote do BBB 26, criticou os programas de assistência do governo durante uma conversa no reality [...]

Thiago Silva pode estrear pelo Porto em clássico diante do Benfica

O técnico dos Dragões Azuis e Brancos comentou que há uma possibilidade do zagueiro jogar na Taça de Portugal [...]

Dieta do ovo para emagrecer: como fazer e ter resultados rápidos

O ovo é um alimento que pode ajudar no emagrecimento, desde que haja equilíbrio; entenda como usá-lo corretamente [...]

Alagamentos e falta de energia afetam São Paulo após chuva desta terça

Córrego Paciência, na zona norte, pode transbordar, com risco de alagamentos e bloqueio de vias. Moradores devem evitar áreas baixas [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS