22 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Número recorde de títulos de terras indígenas concedidos no Peru por meio de processo inovador (comentário)

11/10/2024
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Número recorde de títulos de terras indígenas concedidos no Peru por meio de processo inovador (comentário)

  • Os títulos de terra provaram ser a forma mais eficaz de proteger as terras dos povos indígenas da desflorestação, com esses territórios a registarem uma redução de 66% na desflorestação, protegendo, portanto, estas florestas para as gerações vindouras.
  • Recentemente, 37 títulos de terra foram garantidos na Amazônia peruana em tempo recorde, entre junho de 2023 e maio de 2024, por meio de uma parceria entre duas ONGs e o governo peruano, utilizando um modelo inovador, de baixo custo e de alto impacto para agilizar o processo.
  • “Acreditamos que este modelo pode ser replicado em outras regiões da Amazônia e talvez até além”, escrevem os autores de um novo artigo de opinião.
  • Este post é um comentário. As opiniões expressas são dos autores, não necessariamente da Mongabay.

Num momento decisivo para os direitos dos povos indígenas no Peru, 37 títulos de terra foram garantidos na Amazônia em tempo recorde, de junho de 2023 a maio de 2024. Esta não é apenas uma vitória notável dos direitos à terra para a região, mas também marca um passo significativo no sentido de enfrentar as alterações climáticas, reivindicar a soberania e os direitos dos povos indígenas e defender os territórios contra ameaças externas.

Os títulos de terra provaram ser a forma mais eficaz de proteger as terras dos povos indígenas do desmatamento, com as terras tituladas sofrendo uma redução de 66% no desmatamento. A propriedade legal da terra permite que as comunidades indígenas responsabilizem os madeireiros e grileiros ilegais. Além disso, essas terras tituladas funcionam como uma zona tampão, protegendo os territórios indígenas adjacentes contra invasões. O desmatamento é uma preocupação global, mas para as comunidades indígenas do Peru, trata-se também de preservar o seu património, a sua cultura e a própria existência.

O processo de obtenção de títulos de propriedade varia de lento e burocrático a extremamente perigoso. No Peru, mais de 30 líderes indígenas foram assassinados nas últimas duas décadas por procurarem títulos para os seus territórios e o reconhecimento das suas terras ancestrais.

Uma parceria entre a AIDESEP, a Rainforest Foundation dos EUA e o governo peruano permitiu um modelo inovador, de baixo custo e de alto impacto para agilizar a titulação de terras comunitárias em tempo recorde. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

A Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Floresta Tropical Peruana (AIDESEP) trabalha desde a década de 1980 para arrecadar fundos e fazer petições ao governo peruano pelo reconhecimento e titulação de nossas terras. No passado, trabalhávamos através de intermediários que forneciam apoio e orientação rigorosa no processo de titulação. Desde 2022, criamos uma nova estratégia em colaboração com a Rainforest Foundation US (RFUS), que forneceu apoio logístico, financeiro e técnico para testar uma nova metodologia para enfrentar este desafio. Tudo começou com um acordo de quatro anos entre a AIDESEP e o governo regional de Loreto, através do qual o governo concordou em contratar analistas de solo, advogados e especialistas em Sistemas de Informação Geográfica (GIS) para apoiar o processo de titulação. Em seguida, fornecemos ferramentas como mapas geoespaciais e tecnologia de satélite às comunidades indígenas que lideravam esse processo.

Nossa visão era clara: implementar um modelo de baixo custo e alto impacto para agilizar a titulação comunitária. Ao reimaginar as nossas interações com o governo peruano e ao fornecer tecnologia avançada diretamente aos monitores florestais indígenas, estabelecemos um modelo que muda o paradigma – não apenas acelerando a titulação de terras, mas também fortalecendo a capacidade das comunidades de proteger os seus territórios.

Veja relacionado: Direitos às terras indígenas e o impulso global para a privatização de terras

Líderes indígenas de diversas comunidades nativas se reúnem para comemorar o recebimento de títulos de suas terras ancestrais. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.
Líderes indígenas de diversas comunidades comemoram o recebimento de títulos de suas terras ancestrais. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

O que há de mais inovador em nossa abordagem é a ênfase na consolidação territorial, que aborda a visão indígena para o nosso território. Historicamente, a titulação fragmentou as terras dos povos indígenas, reduzindo-as a parcelas menores e isoladas, o que significa que a paisagem do território indígena é construída através de um mosaico de títulos de propriedade. Isso nos torna mais vulneráveis ​​a ameaças de atividades ilegais. Não só somos mais capazes de proteger as nossas terras, mas também estamos mais alinhados com uma visão de mundo indígena, titulando as nossas terras desta forma e criando um território comum.

Além disso, esta metodologia tem implicações práticas. Não só fortalece as fronteiras legais das comunidades indígenas contra o desmatamento, mas também ajuda o governo ao negar espaço para operar aos atores ilegais. Estamos encorajados ao ver que a nossa abordagem à titulação, que antes demorava anos a produzir resultados, está agora a dar frutos em onze meses.

A expansão da titulação de terras para os territórios dos povos indígenas em toda a floresta amazônica cria um efeito em cascata que inclui a proteção da biodiversidade, o sequestro de carbono, o abastecimento de recursos hídricos e uma série de outros serviços ecossistêmicos considerados vitais em escalas ecológicas locais e globais. Esta é actualmente a estratégia mais eficaz para conter as alterações climáticas a curto prazo.

Detentores dos títulos de suas comunidades estão Apu Juan Jarana Pérez da comunidade de San Alberto de Morona, Apa Elizethy Cruz Ponciano da comunidade de San Jose de Yanayacu e Pedro Alcidez Pérez Peña da comunidade Sargento Lores de Camote Isla. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.
Detentores dos títulos de suas comunidades estão Apu Juan Jarana Pérez da comunidade de San Alberto de Morona, Apa Elizethy Cruz Ponciano da comunidade de San Jose de Yanayacu e Pedro Alcidez Pérez Peña da comunidade Sargento Lores de Camote Isla. Imagem cortesia de Sacha Cine/Rainforest Foundation EUA.

Olhando para o futuro, acreditamos que este modelo pode ser replicado em outras regiões da Amazônia e talvez até além. Mas ao celebrarmos este marco, lembremo-nos do seu verdadeiro significado: o nosso objectivo é, e sempre foi, fornecer e proteger estas florestas para as gerações que virão depois de nós. A diferença entre o nosso tempo e o tempo dos nossos avós é que agora temos as ferramentas e a estratégia para defender o que é nosso por direito.

Imaginamos um futuro onde as comunidades indígenas permaneçam unidas na recuperação das suas raízes, na defesa das suas terras e na definição dos seus destinos. Juntos, estamos trabalhando para tornar esse sonho realidade.

Miguel Guimaraes Vasquez é defensora dos direitos humanos ambientais do povo Shipibo-Konibo da comunidade nativa Flor de Ucayali e atualmente é vice-presidente da Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) e anteriormente foi presidente da Federação das Comunidades Nativas de Ucayali e Afluentes (FECONAU). Wendy Pineda é Gerente Geral de Projetos da Rainforest Foundation US no Peru e é especialista em ferramentas de gestão territorial, empregando GIS, mapeamento, engenharia ambiental, sensoriamento remoto por satélite e gerenciamento de projetos para desenvolver ferramentas participativas e treinamento para comunidades que protegem suas terras ancestrais, e fez parceria com inúmeras organizações indígenas na Amazônia peruana no monitoramento comunitário. , etnomapeamento e transferências de tecnologia.

Áudio relacionado do podcast do Mongabay: Uma conversa sobre as novas formas como o sistema jurídico está ajudando a conservação e os direitos indígenas, como os direitos da natureza no Equador, ouça aqui:


Madeireiro peruano perde o selo FSC após último confronto com o isolado Mashco Piro

Mina ligada à Rio Tinto ainda não cumpre promessas aos pastores mongóis




ShareTweetShareShare

Leiam também

Edital “Prospera Sociobio” realiza oficinas gratuitas em territórios amazônicos para criação de Núcleos de Desenvolvimento - FAS

Edital “Prospera Sociobio” realiza oficinas gratuitas em territórios amazônicos para criação de Núcleos de Desenvolvimento – FAS

janeiro 22, 2026
0

Organizações interessadas em participar do edital “Prospera Sociobio”, que selecionará seis redes amazônicas para a criação de Núcleos de Desenvolvimento...

Naviv/Recomeçar do MPAM inicia 2026 com recorde de atendimentos e fortalecimento institucional

janeiro 22, 2026
0

Equipe do núcleo abriu 2026 com reunião que avaliou positivamente o desempenho do ano anterior Com apresentação de dados de...

Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas

Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas

janeiro 21, 2026
0

Em tramitação nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 738/2025, de...

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior

janeiro 21, 2026
0

Iniciativa garante acesso a consultas especializadas e exames, reduzindo deslocamentos e a fila do Sisreg FOTOS: Arthur Castro e Tiago...

Ministério Público apura irregularidades em obras de escola estadual em Barreirinha

janeiro 21, 2026
0

Com serviço inacabado, local conta com materiais espalhados pelas salas e rede elétrica inadequada Em inspeção realizada nesta quinta-feira (15/01),...

Governador Wilson Lima vistoria obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que ultrapassam 80% de execução

Governador Wilson Lima vistoria obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul, que ultrapassam 80% de execução

janeiro 20, 2026
0

Nova unidade vai fortalecer o atendimento pós-alta e melhorar o fluxo de atendimento no HPS 28 de Agosto e no...

Next Post
Wendy_Pineda_RFUS

Wendy Pineda, Rainforest Foundation EUA

Últimas do Metrópoles

Receita aposta em "cobrança amigável" para arrecadar mais. Entenda

Estratégia da RF foca na autorregularização de dívidas e faz parte do esforço do governo para reforçar o caixa e [...]

Homem morre ao cair de andaime em prédio de Águas Claras

O homem apresentava diversas fraturas e lesões, mesmo sendo atendido ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local [...]

Tarcísio confirma que irá visitar Jair Bolsonaro na semana que vem

Sem citar Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas confirmou que irá visitar Bolsonaro na próxima quinta-feira (29/1): "Direita unida e forte" [...]

Mortes em hospital: médicos que tiveram senhas usadas depõem à PCDF

Técnicos de enfermagem acusados de matar pacientes usaram senhas de médicos para prescrever medicamentos e aplicar substâncias nas vítimas [...]

BBB26: Sonia Abrão detona Milena e diz que sister tem “lado do mal”

A apresentadora Sonia Abrão também reclamou de Matheus e disse que participante é “preconceituoso”; assista [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS