A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concederá o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, nesta sexta-feira (17), às 10h, no Plenário Ruy Araújo. A proposta é do presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Josué Neto, aprovada final de abril pelos deputados.
Segundo Josué, o ministro tem histórico de votações favoráveis a questões relacionadas ao Amazonas, principalmente a favor da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Esse é um dos objetivos da honraria, homenagear pessoas que tenham relevantes serviços para o Amazonas. É um momento de agradecer ao ministro pelo apoio ao nosso modelo econômico”, disse.
No dia 24 de abril, o presidente da Aleam se reuniu com o ministro, ocasião em que tratou sobre a importância do modelo ZFM, que garante emprego para mais de 80 mil famílias no Amazonas. No dia seguinte, em votação do STF, o voto de Lewandowski foi determinante para a vitória de 6 a 4 em favor do modelo.
Ricardo Lewandowski nasceu na cidade de Rio de Janeiro (RJ), em 11 de maio de 1948. É ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde de 2006 e presidiu a Corte entre 2014 e 2016. Também foi presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, preside a Segunda Turma do STF.