Apenas nas unidades rurais do rio Uatumã, por questões de logística, o ano letivo de 2023 começa na segunda-feira (06/03). A oferta de vagas cresceu cerca de 25% nas escolas do município
Mais de 7,5 mil alunos da rede municipal de ensino, em Presidente Figueiredo, retornaram à sala de aulas nesta quarta-feira (1º de março), iniciando o ano letivo de 2023. O número de estudantes matriculados cresceu cerca de 25%, em comparação com o mesmo período do ano passado, após a reforma, revitalização e ampliação de 19 das 25 escolas municipais, que recebem alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.
“Hoje começamos o ano letivo de 2023 e, com certeza, nossos alunos encontrarão muitas novidades. Além de escolas reformadas, este ano, nossos alunos terão acesso à Internet. E, assim, vamos avançando, para transformar Presidente Figueiredo, referência na Educação, no interior do Amazonas. Desejo um excelente ano letivo, com muitas conquistas a todos”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes, durante as boas-vindas aos alunos, pais e profissionais da escola municipal Engenheiro Nelson Dorneles.
O secretário Rodolfo Moraes, titular da Secretaria Municipal de saúde (Semed), reafirmou o compromisso da prefeitura com a qualidade da Educação, enfatizando que este é um ano desafiador, por ser ano de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas, contudo, disse estar tranquilo, porque os profissionais da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo, estão preparados para esse desafio.
“São profissionais de excelência que participam frequentemente de formação”, enfatizou.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
Novos profissionais
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de saúde (Semed), Maria Rutiene Santarém Carneiro, destaca que, além da melhoria física e de equipamentos, a grande novidade para o ano letivo de 2023, é a chegada dos novos profissionais, contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que está em fase de conclusão, e que, em breve, serão convocados para o trabalho.
De acordo com Rutiene Carneiro, por meio do processo seletivo estão sendo contratados, para início imediato, professores de várias disciplinas, como Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, para as séries finais, mas, ela chama atenção para contratação de professor de Educação Física, para todos os níveis, e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
“A grande novidade na rede municipal de Presidente Figueiredo, neste ano letivo, é que teremos profissionais de educação infantil, educação especial, educação física, desde a educação infantil até o nono ano, isso é algo inédito no nosso município. Nunca foi realizado concurso para essas áreas de ensino. Esse foi um compromisso assumido pela prefeita Patrícia Lopes, que está sendo cumprindo, que vai além da valorização dos professores, a partir da formação continuada”, enfatiza a coordenadora pedagógica.
Rutiene Caneiro chama atenção, ainda, para a melhoria salarial dos professores contratados por meio do processo seletivo, que antes recebiam salário de R$ 1,8 mil e que, a partir de agora, vão receber R$ 2, 5 mil. “Isso é valorização”, afirma.
O processo seletivo da Semed disponibilizou 407 vagas, para os cargos de professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, para as séries finais, além de professor de Educação Física, para todos os níveis, e Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Também foram ofertadas vagas para pedagogo, assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente administrativo, monitor de Educação Infantil, inspetor escolar, motorista, cozinheiro e auxiliar de serviços gerais.
+++++++
Fotos: Igor Rabello (Dircom-PF)