A editora Valer e o escritor Eber Bentes lançam nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, às 19h, o livro ‘Nas margens do rio Amazonas’, que foi um dos selecionados no concurso Frauta de Barro 2023 da Valer. O evento será realizado no Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de setembro, 1546, no Centro de Manaus.
Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, Eber Bentes é um jovem escritor talentoso e que é uma promessa na literatura produzida no Amazonas.
“Eber Bentes faz a sua estreia na Literatura, escrevendo contos que têm no seu cerne histórias contadas pelos caboclos do Estado do Amazonas. São as histórias que ouvimos em quaisquer beiradões dos rios amazônicos e que viajam com os seus contadores para as periferias das cidades, onde são transmitidas para os filhos e os netos, conservando o imaginário e sedimentando a memória de gentes das florestas e dos rios”, disse a coordenadora editorial.
Ainda de acordo com Neiza, ao lermos o seu livro, perguntamos: quantas vezes uma história pode ser contada sem perder o frescor nem o envolvimento emocional de quem a lê? Infinitas vezes. Desde que o contador/narrador sustente a sua versão e segure a atenção do leitor, que, mesmo sabendo do desfecho, se surpreende com a forma usada pelo escritor para contá-la.
Larissa Lacerda, paraibana, amiga do autor, que escreveu a apresentação da obra, disse que como todo brasileiro, cresceu ouvindo sobre como cada região tem sua própria identidade – fruto de uma grande miscigenação de povos.
“No entanto, chegar ao Estado do Amazonas em 2015, onde morei por alguns anos, foi me deparar com um mundo novo e cheio de diversidade. Assim é a experiência de ler Nas margens do rio Amazonas”, escreveu.
Essa coletânea de contos reúne histórias de pessoas diferentes que refletem um tipo de vida rico em cultura, gírias e crenças. São histórias distintas e bem costuradas numa única obra, proporcionando ao leitor um ritmo empolgante e envolvente do começo ao fim. Muitas vezes, sentimentos como medo e apreensão pelos personagens são despertados durante a leitura das histórias.
Nas margens do rio Amazonas apresenta um desfecho que vai além do vilão se dar mal no final. Essa obra não se classifica simplesmente como regionalismo, porque ele busca compreender como a ganância humana ameaça aquilo que temos de mais precioso: nossa identidade e nossa alma.
Sobre o autor
Eber Bentes sonhou, durante a infância, ser professor, médico, arqueólogo, astronauta, entre outras profissões. Quando adulto, fez graduação em Engenharia, porém não foi – nela – que se sentiu à vontade. Ele percebeu que, sendo um bom leitor desde a infância – deve isso à sua mãe -, havia habituando-se ao discurso das Ciências Humanas e ao fato de que a Literatura era o lugar em que queria estar.
Este é o livro de estreia do Astronauta Literário, como Eber Bentes se nomina.
+++++++