5 de fevereiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Implantação do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia entra em nova fase de execução – FAS

04/11/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Implantação do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia entra em nova fase de execução - FAS

Missão técnica reúne instituições parceiras para estruturar base operacional e diretrizes de gestão do Parque

Entre os dias 26 de setembro e 9 de outubro, a primeira missão da nova fase do Projeto ‘Árvores Gigantes para uma Nova Era – Fase II’ marcou o início do ciclo de implantação do Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia. A expedição técnica teve múltiplos objetivos, com maior ênfase para  a implantação da infraestrutura e da base operacional do Parque, com levantamentos de informações sobre o ambiente, logística e socioeconomia local que subsidiarão o planejamento operacional das demais atividades de gestão e uso público da unidade de conservação.

A ação representa a primeira etapa de campo da fase de implantação do Parque e reuniu equipes da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), da Vonát Consultoria e Treinamentos e da Cooperativa de Ecoturismo do Vale do Jari (Coopetu Jari), com o apoio do Andes Amazon Fund (AAF). O grupo percorreu estradas de terra, rios, trilhas e comunidades para adentrar ao Parque, localizado no Pará,  para definir a área  de instalação da base operacional do Parque, que contará com recepção, alojamentos, cozinha, escritório, trapiche e sistemas de energia fotovoltaica de captação de água, além de áreas de apoio logístico.

A jornada envolveu uma complexa logística fluvial e terrestre, totalizando mais de 200 quilômetros de deslocamento até o interior do Parque, passando por corredeiras, cachoeiras e áreas de difícil acesso. O reconhecimento do território permitiu identificar rotas seguras, pontos de risco e áreas de grande beleza cênica, reforçando o potencial do Parque para o ecoturismo, turismo de aventura e observação da natureza, com foco na geração de renda local e no fortalecimento de práticas sustentáveis.

Durante a expedição, foram realizadas avaliações das condições ambientais e climáticas da região, mapeamento de trilhas, áreas sensíveis e potenciais atrativos turísticos. A equipe também identificou árvores vivas e caídas que poderão ser aproveitadas de forma sustentável na construção da infraestrutura.

As atividades incluíram uma oficina e visitas técnicas nas comunidades de São Francisco do Iratapuru, Cachoeira Santo Antônio, São José e Padaria, voltadas à sensibilização e capacitação de operadores de turismo e condutores locais em temas como Competências Mínimas para Condutores e Gestão de Riscos. Questionários socioeconômicos preliminarmente aplicados junto às lideranças subsidiarão as atividades de formação do Conselho Gestor e a elaboração do Plano de Gestão do Parque, que abordará uma metodologia participativa com as comunidades locais.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressalta que o Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia simboliza o compromisso do Governo do Pará com uma política ambiental moderna, que alia ciência, conservação e desenvolvimento sustentável. “Esta nova fase de implantação representa muito mais do que a construção de uma base operacional — é o início de uma jornada para transformar um patrimônio natural único em um espaço de conhecimento, turismo responsável e geração de oportunidades para as comunidades locais. O Ideflor-Bio, em parceria com instituições que compartilham dessa visão, reafirma seu papel de guardião das florestas e promotor de um modelo de gestão que valoriza a Amazônia e o povo que nela vive”, frisou.

Para Juliane Menezes, coordenadora de Projetos do Programa de Políticas Públicas, Clima e Conservação da FAS, a missão representa um marco operacional na consolidação do Parque. “A primeira fase do projeto foi dedicada à descoberta e à criação do Parque. Agora, iniciamos uma etapa de execução, com foco na implantação de infraestrutura e no fortalecimento do protagonismo comunitário. Essa missão foi fundamental para planejar as atividades de forma integrada às partes interessadas, conciliando conservação ambiental, pesquisa científica e geração de oportunidades para as populações locais”, destacou.

O gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio e presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Júlio Meyer, esteve na expedição e afirmou que o lugar é um santuário e deve ser tratado como tal. “Parque é uma categoria de unidade de conservação que tem como um de seus propósitos a visitação. Estamos estudando a forma mais segura e com experiências mais imersivas para que as pessoas conheçam o santuário de árvores gigantes que existe dentro do parque, além de uma riquíssima natureza e cultura em todo o seu território. São comunidades tradicionais, biodiversidade abundante em uma paisagem selvagem  que possibilita que tenhamos um produto turístico de competitividade internacional. A estruturação de uma base vai contribuir com a proteção do local, além de ser fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e para o turismo de natureza”, enfatizou.

Com o encerramento da missão, os próximos passos incluem a contratação de empresas especializadas para a construção da infraestrutura operacional e o manejo de trilhas, além da continuidade das capacitações e mentorias com operadores de turismo locais. Também estão previstas novas visitas ao território para apoiar a formação do Conselho Gestor e a realização de oficinas participativas para a co-criação do Plano de Gestão, que definirá as diretrizes de gestão, conservação e uso público do Parque.

Sobre o projeto Árvores Gigantes para uma nova era

O Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, criado em setembro de 2024 no município de Almeirim (PA), protege cerca de 560 mil hectares de floresta e abriga algumas das maiores árvores já registradas no Brasil. Entre elas, está o angelim-vermelho (Dinizia excelsa Ducke), com 88,5 metros de altura, aproximadamente 400 anos de idade e reconhecido como a maior árvore da América Latina. Expedições científicas identificaram ainda dezenas de outras árvores gigantes, consolidando a região como um patrimônio ecológico único.

O Projeto Árvores Gigantes para uma Nova Era – Fase II busca consolidar o Parque com infraestrutura, Plano de Gestão, pesquisa e turismo sustentável. A iniciativa de conservação é liderada pelo Governo do Estado do Pará, por meio do Ideflor-Bio, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e com financiamento do Andes Amazon Fund (AAF).

Sobre o Ideflor-Bio

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) é uma autarquia vinculada ao Governo do Pará, responsável pela execução das políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade, ao uso sustentável dos recursos naturais e à valorização do patrimônio florestal do Estado. O Ideflor-Bio atua na criação, gestão e consolidação de suas 29 unidades de conservação estaduais, no fomento à bioeconomia e à recuperação de áreas degradadas, além de desenvolver ações de educação ambiental e de fortalecimento das comunidades que vivem em áreas de floresta. Com sede em Belém e escritórios regionais em diferentes regiões do Pará, o Instituto busca conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, contribuindo para uma Amazônia viva, sustentável e socialmente justa.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua  biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Créditos da imagem: Divulgação/FAS


ShareTweetShareShare

Leiam também

Governador Wilson Lima destaca trabalho em conjunto com vice-governador Tadeu de Souza para avanço na saúde no interior

Governador Wilson Lima destaca trabalho em conjunto com vice-governador Tadeu de Souza para avanço na saúde no interior

fevereiro 5, 2026
0

Governador e vice participaram da abertura dos trabalhos legislativos da Aleam, na qual foi apresentado balanço da gestão desde 2019...

Obras históricas são destaques durante leitura de mensagem pelo governador Wilson Lima na Aleam

Obras históricas são destaques durante leitura de mensagem pelo governador Wilson Lima na Aleam

fevereiro 4, 2026
0

Governador pontuou investimentos em infraestrutura, saneamento, mobilidade e na política habitacional do estado Durante a leitura da Mensagem Governamental na...

Ministério Público fortalece rede de proteção animal e amplia ações em todo o Amazonas

fevereiro 4, 2026
0

Projetos, parcerias institucionais e atuação de Promotorias reforçam o compromisso do MPAM com o bem-estar animal e a saúde pública...

MPAM acompanha situação do lixão de Iranduba e cobra destinação adequada dos resíduos

fevereiro 3, 2026
0

Promotoria requisitou fiscalização do Ipaam, enquanto monitora ações para implantação de aterro sanitário no município Como parte do acompanhamento das...

Governador Wilson Lima lança maior volume de editais de CT&I da história do estado, com investimento superior a R$ 81 milhões

Governador Wilson Lima lança maior volume de editais de CT&I da história do estado, com investimento superior a R$ 81 milhões

fevereiro 2, 2026
0

São 15 editais lançados de uma só vez pela Fapeam. O Amazonas alcança a marca de R$ 1 bilhão investidos...

No Careiro da Várzea, governador Wilson Lima realiza entregas sociais e fortalece o setor primário

No Careiro da Várzea, governador Wilson Lima realiza entregas sociais e fortalece o setor primário

fevereiro 1, 2026
0

População foi beneficiada com repasse de cadeiras de rodas, Cartões do Produtor Primário e Auxílio Estadual FOTOS: Diego Peres/Secom O...

Next Post
Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa

Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa

Últimas do Metrópoles

Região do DF fica sem energia por até 6 horas nesta quinta; saiba qual

Desligamento programado ocorre para manutenção da rede elétrica e deixará região sem energia das 9h às 15h [...]

O tempo finalmente vai abrir? Confira a previsão para quinta em SP

Na cidade de São Paulo, a manhã deve ser de sol, mas as pancadas de chuva típicas do verão devem [...]

Com ou sem CPI?

Enquete [...]

Estudo aponta avanços e desafios da descarbonização industrial no país

Mapeamento identificou barreiras críticas em setores de difícil abatimento - como cimento, aço, vidro, alumínio e papel e celulose [...]

Planalto tentará ressuscitar o 1º de Maio com a pauta da escala 6x1

Após o fiasco dos últimos atos, integrantes do governo querem ressuscitar o 1º de Maio com o avanço da pauta [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS