29 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Governador Wilson Lima lança nova etapa do sistema Paredão com câmeras de reconhecimento facial em Manaus

24/06/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Governador Wilson Lima lança nova etapa do sistema Paredão com câmeras de reconhecimento facial em Manaus

Sistema contará com 650 câmeras que serão instaladas em locais de grande circulação da capital

O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (16/06), a segunda etapa do Sistema Paredão, com a ativação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos de Manaus. A nova fase do programa marca um avanço importante na política de segurança pública do Estado, com foco na prevenção de crimes, prisão de foragidos e modernização do monitoramento urbano.

Outro anúncio feito foi o início da parceria com a inciativa privada para a integração dos sistemas de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e condomínios ao Sistema Paredão.

“Desde que assumimos em 2019 nós temos trabalhado muito para fazer essa transição do analógico para o digital e hoje estamos dando um passo importante para a segurança com cinco pontos instalados na área do Centro, e além disso, vamos começar a espalhar essas câmeras nos centros comerciais da zona norte, leste, nos hospitais, delegacias e outros pontos, que são estratégicos para que possamos manter a bandidagem cada vez mais longe da nossa população, os foragidos da justiça serem recolhidos para o sistema prisional”, explicou o governador Wilson Lima.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Os projetos integram o programa Amazonas Mais Seguro, que já resultou em mais de R$ 1,16 bilhão em investimentos desde 2019 para fortalecer a estrutura das forças de segurança do Amazonas.

Nessa nova etapa, o sistema contará com 650 câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, que serão instaladas em locais de grande circulação da capital, como praças, terminais, centros comerciais e delegacias.

A seleção dos pontos foi feita com base em análises das agências de inteligência, priorizando áreas sensíveis e de maior interesse da Segurança Pública. Parte desse monitoramento será feito por meio de torres fixas de videomonitoramento já implantadas na área central da cidade e cinco dessas estruturas já estão em operação.

As câmeras estão integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que, ao identificar um rosto, o sistema realize automaticamente o cruzamento com ordens judiciais em aberto. A identificação é feita a partir de imagens captadas e dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de dados do Detran-AM.

A expectativa é que, com o reconhecimento facial em tempo real, as forças de segurança consigam agir com mais rapidez, aumentando a eficiência no combate ao crime e na localização de foragidos.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

O lançamento da tecnologia contou com a presença dos deputados Cabo Maciel e Abdala Fraxe; do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida; do comandante da Polícia Militar do Amazonas, Klinger Paiva; o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes; do presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro; do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag; o promotor de justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Leonardo Tupinambá; entre outras autoridades.

Setor privado

Outro destaque desta nova etapa do sistema Paredão é a ampliação da rede de vigilância com a participação do setor privado. Estabelecimentos como lojas, supermercados, shoppings, restaurantes e ônibus do transporte público poderão integrar suas câmeras ao sistema estadual de segurança.

A adesão será feita por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA). As empresas interessadas devem se cadastrar no site https://www.aca.org.br.

Para fazer parte do Paredão, o estabelecimento deverá instalar câmeras homologadas pela SSP-AM, compatíveis com os sistemas de reconhecimento facial e veicular. A responsabilidade pela contratação dos serviços e dos equipamentos será exclusiva das empresas parceiras, sem custos para o Estado.

Além disso, câmeras comuns e não homologadas também poderão ser integradas, funcionando como apoio visual no Sistema Paredão de Visualização. Embora essas não contem com tecnologia inteligente embarcada, ainda assim colaboram para o reforço da segurança nas áreas monitoradas.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Almir Lisboa, de 46 anos, é empresário há 20 anos no ramo de hotelaria, e além disso, a família dispõe de comércios na área do Centro de Manaus. Sobre o novo sistema, ele disse estar empenhado em aderir à ferramenta para garantir a segurança dos negócios.

“Esse sistema é muito bom e importante para nós, empresários. Minha esposa e minha filha também têm lojas aqui no Centro de Manaus. É bom trabalharmos em harmonia para inibir roubos e furtos. Eu creio que a tendência é melhorar o nosso Centro, tornando-o mais seguro. Nós estamos nos sentindo mais seguros com a implantação desse novo sistema”, afirmou o empresário.

Agilidade e resposta

A ampliação do sistema é uma resposta direta à necessidade de ações mais rápidas por parte das forças de segurança. A expectativa é que, com a participação dos estabelecimentos privados, situações como crimes de roubos e furtos possam ter desfechos mais ágeis, com maior chance de prisão dos envolvidos.

A nova fase do Paredão se soma a outras tecnologias implementadas pelo Governo do Amazonas dentro do Amazonas Mais Seguro, como o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o Boletim de Ocorrência digital, o Sistema Recuperafone para localização de celulares roubados, e o software de controle de viaturas.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Essas ferramentas lançadas pelo Governo do Amazonas vêm proporcionando ganhos significativos. Entre 2021 e 2024, por exemplo, o uso de videomonitoramento contribuiu para a redução de 64% nos roubos de veículos no estado.

Desde 2019, o Governo do Amazonas investe na modernização da segurança pública. Os recursos foram aplicados na compra de câmeras de vigilância, softwares de análise, equipamentos de ponta e infraestrutura para órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e a própria SSP-AM.

Com a nova etapa do Sistema Paredão, o Estado reforça seu compromisso com a proteção da população e com o uso da tecnologia como aliada no enfrentamento da criminalidade.

ShareTweetShareShare

Leiam também

Em Iranduba, governador Wilson Lima lança 4ª fase do ‘Atualiza Pescador’ e inicia entregas de equipamentos

Em Iranduba, governador Wilson Lima lança 4ª fase do ‘Atualiza Pescador’ e inicia entregas de equipamentos

janeiro 28, 2026
0

Programa fortalece a pesca artesanal em todo o estado e amplia acesso a crédito, equipamentos e regularização O governador Wilson...

MP cobra providências após irregularidades persistentes no Conselho Tutelar de São Sebastião do Uatumã

janeiro 28, 2026
0

Fiação elétrica exposta e veículo oficial inoperante estão entre os problemas flagrados pela Promotoria da comarca Após detectar, via inspeção...

Em Ipixuna, Ministério Público notifica município a combater o abandono de animais

janeiro 27, 2026
0

Em Ipixuna, Ministério Público notifica município a combater o abandono de animais Você está aqui:   HomeComunicaçãoNotícias do PortalEm Ipixuna,...

Ofícios de Coari recebem visitas institucionais do Ministério Público

janeiro 24, 2026
0

Visitas constataram o funcionamento adequado e de boa qualidade das serventias do município No exercício de suas atribuições constitucionais, o...

MP atualiza medidas para desativação de usinas após termo de ajustamento de conduta aditivo com a Amazonas Energia, em Itapiranga

janeiro 23, 2026
0

Acompanhamento busca assegurar estabilidade no fornecimento de energia e redução de impactos ambientais Em continuidade às medidas adotadas para garantir...

Edital “Prospera Sociobio” realiza oficinas gratuitas em territórios amazônicos para criação de Núcleos de Desenvolvimento - FAS

Edital “Prospera Sociobio” realiza oficinas gratuitas em territórios amazônicos para criação de Núcleos de Desenvolvimento – FAS

janeiro 22, 2026
0

Organizações interessadas em participar do edital “Prospera Sociobio”, que selecionará seis redes amazônicas para a criação de Núcleos de Desenvolvimento...

Next Post
DR com Demori: Renata Mielli defende soberania tecnológica digital

DR com Demori: Renata Mielli defende soberania tecnológica digital

Últimas do Metrópoles

O longo histórico de crimes do piloto que mandou jovem para a UTI

Pessoas que reconheceram Pedro nas reportagens ou se sentiram encorajadas a procurar a polícia passaram a relatar episódios anteriores [...]

STJ: WhatsApp não serve para intimação que leva à prisão por pensão

Quarta Turma do STJ reforçou exigência sobre ciência pessoal do devedor de alimentos e que há ausência de previsão legal [...]

BC proibiu BRB de comprar novas carteiras um mês antes da liquidação do Master

O diretor do BC Ailton de Aquino Santos declarou à Polícia Federal tratam-se de “medidas drásticas" [...]

Após 2025 agitado, Motta quer evitar polêmicas e foge da CPI do Master

Presidente da Câmara busca evitar desgaste político com colegiado em ano eleitoral. Tema sequer foi discutido na primeira reunião de [...]

Master: ex-presidente do BRB diz que falava com Ibaneis porque GDF é maior acionista

Costa disse, em depoimento ao qual Metrópoles teve acesso, que operação com o Banco Master foi "técnica" [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS