Em uma demonstração de operacionalidade e compromisso com a defesa da fronteira da Amazônia Ocidental, as Forças Armadas, no contexto da Operação Ágata Amazônia 2024, por meio do Comando Conjunto UPIARA, e em cooperação com Agentes do IBAMA, intensificaram as ações contra o garimpo ilegal na região da Serra Caparro, na comunidade indígena Tunuí-Cachoeira, localizada no distrito de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, Estado do Amazonas.
A ação do Destacamento de Precursores Paraquedistas, com capacidades operativas de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos, agregadas ao combate a atividades ilegais, realizada em cooperação com agentes do IBAMA, resultou na obtenção de informações cruciais sobre as principais rotas utilizadas por agentes delituosos na região. Com base nesses dados, foi possível detectar, localizar e desativar o garimpo, que causava danos irreparáveis ao meio ambiente e à biodiversidade da Amazônia.
Equipadas com tecnologia de ponta e altamente treinadas, as Forças Armadas realizaram diversas infiltrações em áreas de difícil acesso, utilizando helicópteros e embarcações. As operações envolveram o emprego de drones, sistemas de comunicação avançados e equipamentos de visão termal e noturna, permitindo a identificação precisa de alvos, ações pontuais e a coleta de dados de inteligência.
Além das ações cinéticas, os militares precursores realizaram um intenso treinamento, aprimorando suas habilidades em diversas áreas, como atendimento pré-hospitalar tático, manejo de explosivos, balizamento de pouso de helicópteros e aviões, e combate em área urbana. A preparação constante garante a eficiência das operações e a segurança dos combatentes, em sinergia com as demais agências nacionais presentes, em prol do bem-estar da população brasileira na Cabeça do Cachorro.
Operação Ágata Amazônia 2024 – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Assistência Hospitalar (ASSHOP). A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.
+++++++