20 de janeiro de 2026
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Fundação Amazônia Sustentável e SC Johnson lançam extensão da campanha Adeus Mosquito, com foco em malária – FAS

28/11/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Fundação Amazônia Sustentável e SC Johnson lançam extensão da campanha Adeus Mosquito, com foco em malária - FAS

Após um ano do lançamento da Campanha em Manaus, novo módulo de malária traz conteúdos adaptados à realidade local  

Com mais de 130 mil casos anuais de malária no Brasil, sendo 99% concentrados na Amazônia, a prevenção da doença segue como desafio estrutural em comunidades ribeirinhas e rurais. Diante desse cenário, a organização Edupas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a SC Johnson lançaram, nesta quinta-feira, 27 de novembro, o novo módulo de malária da campanha Adeus Mosquito, que completou seu primeiro ano este mês. A iniciativa é composta por formações e ações educativas em Manaus, e  conta com apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA-Manaus) e da Fundação De Vigilância Em Saúde Do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 

A malária é transmitida pela picada do mosquito Anopheles, que costuma agir no fim da tarde e à noite. Em áreas ribeirinhas e rurais, casas próximas a igarapés e lagos, deslocamentos frequentes e a dificuldade de fazer exame e seguir o tratamento mantêm a doença circulando. A campanha quer quebrar esse ciclo com informação clara, monitoramento feito com a comunidade e cuidados simples de proteção em casa e no entorno. 

A gerente do Programa Saúde na Floresta da FAS, Mickela Souza, destacou a importância de fortalecer a prevenção de forma descentralizada e adaptada à realidade amazônica. “A malária continua sendo um desafio diário na Amazônia. Quando levamos informação de forma simples e participativa, fortalecemos diversos aspectos, entre eles, o cuidado principalmente no processo de tratamento pós-contágio. Nosso objetivo é formar multiplicadores que possam transformar conhecimento em ação, em cada território”, contou. 

Durante o lançamento, foram apresentados os materiais pedagógicos do módulo (jogos, flipcharts e cartilhas) e o cronograma das formações, que começam no 1º trimestre de 2026. As turmas vão capacitar multiplicadores e profissionais de saúde para reconhecer sinais e sintomas e encaminhar ao diagnóstico rápido, garantir a adesão completa ao tratamento, incentivar o uso de mosquiteiros, telas e manejo ambiental. Além disso, orientarão as comunidades na construção de mapas de risco e rotinas de busca ativa, e na disseminação de informações de prevenção em escolas, unidades de saúde (UBS) e espaços comunitários. 

O módulo sobre a Malária amplia a campanha Adeus Mosquito, lançada em novembro de 2024, cujo foco era a conscientização acerca de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Ao longo dos últimos 12 meses, mais de 250 participantes foram capacitados em metodologias de educação popular e comunicação comunitária em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Escola de Saúde Pública de Manaus, Cruz Vermelha, Associação Rede Unida e Associação Caatinga, com materiais hoje utilizados em Manaus, Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). 

Nessa nova fase, a iniciativa passa a incluir materiais sobre a malária, incorporando o aprendizado metodológico e adaptando conteúdos à realidade das comunidades manauaras. Com o início oficial das atividades, as formações engajarão agentes de saúde, educadores e lideranças locais como referências em prevenção da malária, fortalecendo rotinas de cuidado domiciliar e ambiental, ampliando o acesso à informação de qualidade e contribuindo para reduzir a incidência da doença na região. 

Sobre a Campanha Adeus Mosquito  

Criada pela organização internacional Edupas em 2016, na Argentina, durante um grave surto de dengue, a campanha Adeus Mosquito já impactou mais de 2 milhões de famílias na América Latina com o patrocínio da SC Johnson, uma das principais fabricantes globais de repelentes, como OFF!® e Exposis®. Apoiadora do projeto desde seu surgimento, a SC Johnson lançou a iniciativa no Brasil, em novembro de 2024, com implementação em Manaus em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).  

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.  

Sobre a SC Johnson    

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin – EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.    

Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.    

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.    

Veja como a SC Johnson é uma Empresa de Família Trabalhando Por Um Mundo Melhor visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Tiktok.  

Sobre a Edupas  

EDUPAS é uma organização argentina dedicada ao desenho e implementação de programas e campanhas ligados à promoção e prevenção da saúde, com uma abordagem participativa e comunitária, que permite a articulação de diferentes atores sociais envolvidos nas temáticas abordadas.  

Com mais de 30 anos de experiência, é composta por uma equipe interdisciplinar de profissionais da comunicação, educação, saúde, design e produção audiovisual. Em função das particularidades e necessidades de cada projeto, integra especialistas de diferentes temas de saúde.  

Créditos de imagem: Kamila Cavalcante


ShareTweetShareShare

Leiam também

Escolas indígenas superam 95% de cobertura vacinal e recebem selo do projeto Juntos pela Vida, do MPAM, em Amaturá

janeiro 20, 2026
0

Cerimônia celebra esforços dos profissionais da educação e da saúde nas escolas, situadas em zona afastada da cidade Em Amaturá,...

Janeiro Branco: Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com a saúde mental da população

Janeiro Branco: Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com a saúde mental da população

janeiro 19, 2026
0

Recentemente, o Ministério da Saúde informou que o Amazonas vai integrar a fase piloto da Pesquisa Nacional de Saúde Mental...

Governador Wilson Lima fomenta o setor primário e realiza entregas sociais em Maraã e Uarini

Governador Wilson Lima fomenta o setor primário e realiza entregas sociais em Maraã e Uarini

janeiro 18, 2026
0

Produtores rurais, agricultores familiares, pescadores e famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiados com ações do Governo do Amazonas FOTOS:...

Projeto do MP incentiva acessibilidade digital em sites de órgãos públicos estaduais e municipais

janeiro 17, 2026
0

Iniciativa acompanha melhoria de sites institucionais e destaca a importância da inclusão digital Com foco na ampliação do acesso à...

Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline

Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline

janeiro 16, 2026
0

Processo seletivo do Ensino Médio Técnico 2026 está com inscrições abertas e contempla cursos de Informática e Mecatrônica O governador...

MP participa de reunião na Polícia Civil para implementação de sistema automatizado de tramitação investigativa no Amazonas

janeiro 16, 2026
0

Sistema visa assegurar a comunicação direta em inquéritos policiais e procedimentos investigativos de primeiro grau A implementação de um sistema...

Next Post

"Projeto Maria Acolhe" - "Juizados Maria da Penha" realizam rodas de conversa com requeridos em processos de Medidas Protetivas

Últimas do Metrópoles

O que se sabe e o que falta saber sobre as mortes em série em hospital

Três técnicos de enfermagem foram presos pela PCDF, suspeitos de matar, pelo menos, três pacientes do Hospital Anchieta, no fim [...]

Saiba quem são os playboys flagrados fazendo racha em área nobre do DF

Um deles é influenciador digital e ostenta 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Dupla fez racha à luz do [...]

Namorado de delegada faz apologia ao PCC nas redes, diz polícia

Jardel Neto Pereira da Cruz e a delegada Layla Lima Ayub foram presos durante a Operação Serpens por suspeita de [...]

Filha diz como pai estava antes de ser morto por técnico de enfermagem

João Clemente Pereira, 63 anos, passou por cirurgia e apresentava melhora. Ele foi morto na UTI do Hospital Anchieta [...]

Master: fundos da Reag acionaram sigilo de carteiras durante investigações da PF

Cinco fundos acionaram regra da CVM no mesmo período em que avançavam apurações sobre o caso Banco Master [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS