Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora e busca novas estratégias para impulsionar ecoturismo em Presidente Figueiredo e posicionar o município como polo turístico do Estado
Equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo e Comércio (Semtec) de Presidente Figueiredo, capitaneada pela secretária adjunta de Turismo de Presidente Figueiredo, Elianda Miranda dos Santos Rocha, fez uma imersão no ecoturismo operacionalizado na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Com o intuito de conhecer um dos principais destinos indutores do turismo brasileiro, para observar as boas práticas e buscar novas estratégias para potencializar o turismo no município de Presidente Figueiredo, os técnicos da Semtec acompanharam a equipe do Sebrae Amazonas, durante visita técnica o município, considerado o melhor destino de ecoturismo no país, por 16 vezes.
“Fomos em busca de conhecer um pouco mais. Saber o que é e como foi feito e, principalmente, como pode ser feito no nosso município. Retornamos com muitas informações e ideias para que possamos aplicar e colher resultados, igualmente positivos, e impulsionar o turismo em Presidente Figueiredo”, afirma Elianda Rocha.
Durante a visita técnica, além da incursão sobre os principais projeto de ecoturismo de Bonito, a secretaria adjunta de Turismo de Presidente Figueiredo, alguns empreendedores do município, e a equipe do Sebrae participaram a segunda edição do seminário “Inspira Ecoturismo”, realizado durante cinco dias no município, que discutiu a sustentabilidade do turismo de natureza e aventura.
“Além de voltar da visita encantada com os atrativos da cidade e com a capacidade dos gestores de aproveitar de forma sustentável todo o potencial turístico de Bonito, voltei com muitas ideias para serem desenvolvidas dentro da realidade turística da Terra das Cachoeiras”, afirma a secretária da Semtec.
O prefeito de Bonito/MS, Josmail Rodrigues, acredita que a iniciativa do programa Cidade Empreendedora é crucial para alavancar o potencial turístico de Presidente Figueiredo.
“O ecoturismo é muito forte, gera renda e empregos, e para falar a verdade pra vocês, a cidade fica diferente, com turismo diferente! Vocês estão no caminho certo”, afirma o prefeito.
A visita técnica à Bonito é um desdobramento do Plano de Ordenamento Turístico (POT) de Presidente Figueiredo, que tem por objetivo de planejar e organizar as ações futuras da gestão municipal para o desenvolvimento do turismo de forma organizada e sustentável.
O POT foi feito em parceria com o Sebrae Amazonas e foi integrado como parte do primeiro eixo do programa Cidade Empreendedora, que está sendo implantado pela entidade em Presidente Figueiredo, numa parceria com a gestão municipal, que decidiu investir no turismo como uma das principais matrizes econômicas do município.
Eliandra Miranda acredita que com a execução do Cidade Empreendedora no município, Presidente Figueiredo poderá dar maior visibilidade e promover com maior efetividade e eficiência os mais de 200 atrativos turísticos visitáveis do municipio.
A analista técnica do Sebrae Amazonas, Mara Galvão, acrescenta que o trabalho em conjunto desenvolvido com prefeitura de Presidente Figueiredo no Cidade Empreendedora, é uma oportunidade para abrir novos horizontes e estimular os negócios empreendedores no município.
“O Cidade Empreendedora está abrindo um leque de oportunidade e de conhecimento para o município. Essa oportunidade também é planejada em parceria com a prefeitura. Assim, vamos conseguir atuar trazendo todas as técnicas e estratégias inovadoras para o turismo do município”, garante.
As oportunidades do programa impactam diretamente os empreendedores locais, assim como chegaram para o geógrafo e empresário Judeilson Trindade. Residente de Presidente Figueiredo há 30 anos, Trindade abriu seu empreendimento voltado para o ecoturismo em 2019 e desde então vem procurando entender o que os viajantes buscam na Amazônia.
O empresário participou da comitiva que foi a Bonito e acredita que a visita técnica é uma forma de inspirar ainda mais o segmento de turismo e ecoturismo.
“Voltei para Presidente Figueiredo cheio de ideias a serem implantadas no meu projeto. Minha empresa é de ecoturismo e poder ver como as pessoas aqui trabalham com mais carinho, com mais cuidado, mais atenção, acaba me enchendo de mais ideias, mais projetos e mais inovação dentro do meu segmento, dentro da minha cidade”, afirma.
A missão foi realizada entre 15 e 20 de maio.
+++++++