A Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) iniciou nesta segunda-feira (18) ações educativas nas escolas de Parintins em alusão a Semana Nacional do Trânsito comemorado anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme o CTB.
A primeira casa do saber que recebeu a ação foi o Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho. A didática ficou sob a responsabilidade das agentes da EMTT, Ana Claudia Lima e Luciana Souza.
A agente de trânsito Luciana Souza informou que a EMTT está com uma vasta programação para levar conhecimento e conscientização sobre segurança no trânsito para a população. “A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e nós estamos com uma programação com algumas escolas que mandaram ofício para a EMTT. Nós estamos indo agora nessas escolas ministrar as palestras com as crianças. Temos duas equipes, uma com o ensino infantil que é a Ana Claudia e eu, e outra com o ensino fundamental e para os adultos que são os agentes de trânsito Jander e Andrey. Essa semana e na outra estaremos indo nas escolas pela parte da manhã e tarde ministrar as palestras e fazer as brincadeiras. Nós temos também a disposição das escolas a ‘transitolândia’ que é composta por cruzamentos, faixa de pedestre e placas. Então estaremos levantando essa ‘transitolândia’ para ter uma aula bem comunicativa com as crianças, não só falando, mas mostrando para elas o que significa as cores dos semáforos, como se comportar na faixa de pedestre, entre outras coisas”, disse Luciana.
A agente da EMTT, Ana Claudia, enfatiza que a educação no trânsito vem desde criança e que esse público é o futuro condutor de veículos. “A gente trabalhando essa temática nas escolas a gente vai garantir, quem sabe futuramente, que esses condutores possam ter mais conhecimento, mas consciência no trânsito para a gente evitar acidentes que acontecem em Parintins, infelizmente até com vítimas fatais, que poderiam ter sido evitados se houvesse um pouco mais de atenção. As vezes são detalhes, as vezes são pessoas que bebem e vão pegar uma moto ou um carro e ocasionam esses acidentes. Então a gente vem trazendo essa temática para as crianças para que elas aprendam a ser futuros condutores com consciência de que o trânsito é vida”, falou.
A coordenadora pedagógica do CEI Chapeuzinho Vermelho, Deyse Veiga, disse que o objetivo de levar as agentes da EMTT para ministrar sobre segurança no trânsito aos alunos foi para que eles se tornem disseminadores de conhecimento em seus lares. “Uma vez que com esse aprendizado aqui na escola, em casa eles possam estar multiplicando, reforçando e até mesmo sensibilizando seus pais que, muitas vezes alguns deles, têm atitudes que não são bons para o trânsito, como andar em alta velocidade, furar o sinal, não ter os cuidados básicos que é o uso do capacete ou levar a criança no tanque que foi o que mais as agentes de trânsito enfatizaram na palestra de hoje. Então mesmo eles não sendo condutores, essa ação faz com que eles aprendam as ações corretas dentro do trânsito”, pontuou.
Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Semana busca promover reflexão para uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.
+++++++