O acompanhamento psicopedagógico regular gratuito ofertado pela Casa Azul Amazônia é fruto de um trabalho feito por um grupo de profissionais que se doam para garantir a qualidade de vida de crianças e adolescentes deficientes que vivem em vulnerabilidade social. Em dois meses de funcionamento, a Casa Azul já transformou a vida de muitas famílias como é o caso da família do menino Carlos Levi da Silva dos Santos, de 6 anos, que tem macrocefalia e através das terapias ofertadas na casa conseguiu desenvolver a fala.
A história de Levi na Casa Azul começa com a necessidade de atendimento especializado e a dificuldade de marcação através do SUS. Segundo a mãe da criança, a dona de casa, Lucinete dos Santos Silva, o Levi nasceu com macrocefalia e a doença fez com que ele não desenvolvesse a fala e os movimentos das penas. “Na instituição, o Levi recebe o atendimento de hidroterapia e psicomotricidade. Ele foi um dos primeiros inscritos na instituição e aqui, eu vejo meu filho se desenvolver em cada sessão e ouvi-lo pronunciar palavras com pouca dificuldade, me deixa emocionada”, disse.
As aulas de hidroterapia e psicomotricidade são ministradas por três profissionais na Casa Azul, a educadora física e especialista psicomotricidade Bruna Oliveira é uma das responsáveis pelas sessões com as crianças. “Com o Levi, iniciei um trabalho de estímulo motor, por ele ser cadeirante e ter os músculos bem atrofiados. Eu fiquei surpresa quando os pais dele disseram que ele não falava e comecei a perguntar e falar o nome dele durante as aulas. Em uma das sessões, eu perguntei o nome dele e ele me respondeu nitidamente ‘Levi’, foi um momento único na minha profissão”, disse emocionada.
A psicomotricidade é uma prática de estímulos cognitivos, afetivos e motores e trabalhada no meio aquático desenvolve auto confiança, favorece socialização, comunicação, consciência corporal e espacial, além de auxiliar no processo de aprendizagem e fortalecimento dos músculos. No geral por ser um ambiente prazeroso, a criança tende a se expressar de forma mais natural, aceitando assim demandas e atividades voltados para o desenvolvimento e independência de cada criança.
Sobre a Casa Azul Amazônia
A Casa Azul Amazônia é uma Organização Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativo, situada na Rua Luzia Contente, Conj. Kissia, bairro Dom Pedro, que nasceu através da Associação de Apoio Lar de Vitórias e tem o objetivo de atender crianças com deficiência em vulnerabilidade social.
A instituição abriu as portas em agosto desse ano e oferta serviços de psicologia, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, serviço social, arte e pintura. Atualmente a instituição atingiu o limite de atendimento diários e os novos inscritos estão em lista de espera e segundo a presidente da instituição Elaine Costa, a equipe está trabalhando incansavelmente para poder atender mais crianças.
Doações
Além dos atendimentos gratuitos, a Casa Azul Amazônia oferece refeições para os acompanhantes e também ajuda com fraldas, medicamentos e cesta básicas para as famílias. Por isso, doar é o maior gestos de amor que essas crianças podem receber e essas doações podem ser feitas através de entrega de produtos na sede do local e também por transferência através da Chave pix CNPJ N° 21.929.495/0001-08. Para mais informações sobre doações e atendimentos na instituição é só entrar em contato através do WhatsApp (92) 98490-7536 e para conhecer a instituição nas redes sociais, é só seguir @casaazulamazonia no instagram.
Contato para entrevistas: 99618-4430 – Marden Nogueira