26 de outubro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Mundo

Dois civis mortos por disparos de foguetes do Hezbollah no norte de Israel

09/10/2024
em Mundo
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Dois civis mortos por disparos de foguetes do Hezbollah no norte de Israel

Os bombeiros da BBC apagaram um incêndio em um prédio residencial atingido por um foguete do Hezbollah em Kiryat Shmona, norte de Israel (9 de outubro de 2024)BBC

Bombeiros combateram um incêndio em uma casa onde um foguete caiu em Kiryat Shmona

Dois civis foram mortos e vários outros ficaram feridos depois que o grupo armado libanês Hezbollah disparou pelo menos 150 foguetes contra o norte de Israel.

Os paramédicos disseram que um homem e uma mulher de 40 anos foram mortalmente feridos por estilhaços na cidade fronteiriça de Kiryat Shmona. Eles eram um casal que estava passeando com o cachorro por uma rua arborizada.

O Hezbollah disse que tinha como alvo as forças israelenses em Kiryat Shmona, que a maioria dos residentes evacuou após um ano de combates transfronteiriços.

Estes foram os primeiros civis israelitas mortos pelo Hezbollah desde que o conflito se intensificou há duas semanas, quando Israel lançou uma intensa campanha aérea visando o grupo apoiado pelo Irão antes de invadir o sul do Líbano.

O foguete ou fragmentos que atingiram Kiryat Shmona na quarta-feira também provocaram vários incêndios.

Podíamos sentir o cheiro do fogo queimando antes de vê-los. Numa rua, vizinhos observaram três equipes de bombeiros combatendo nuvens de fumaça de uma casa onde um foguete havia caído.

Katy Krelshtein assistia incrédula do outro lado da estrada – a casa ao lado pertencia a seu pai.

“Eu vi vermelho”, ela respondeu, quando perguntei sua reação. “Agora foi além do medo – é apenas raiva.”

Os foguetes são uma realidade diária há um ano em Kiryat Shmona, e muitas pessoas disseram que queriam que seus militares fizessem o que fosse necessário para fazê-los parar.

Quando chegamos e começamos a filmar, houve vários alertas e interceptações de foguetes. Tão perto da fronteira, os moradores têm apenas alguns segundos para chegar a um abrigo.

Vimos como uma grande barragem de mais de 20 foguetes, seguida pelo que parecia ser um míssil, foi interceptada no céu – parte do que os militares israelitas disseram ter sido 90 projécteis lançados do Líbano numa única janela de oito minutos.

Reuters Fumaça sobe das colinas ao redor de Kiryat Shmona, no norte de Israel, após um ataque com foguetes do Hezbollah (9 de outubro de 2024)Reuters

A maioria dos residentes de Kiryat Shmona evacuou após um ano de ataques transfronteiriços

Na manhã de quarta-feira, estávamos em outra cidade a oeste, onde a fronteira desce direto pela colina que a domina. Manchas de floresta queimadas marcam onde a artilharia e os foguetes pousaram.

Nas ruas desertas abaixo, o som de tiros vindo do outro lado da colina ecoava pelas casas vazias.

Shelley Barkan, uma das poucas pessoas que ficaram lá, disse que às vezes havia oito ou nove alertas de foguetes por dia.

“Tenho pedaços de foguetes no meu jardim”, disse ela. “O objetivo deles é assassinar-nos, matar-nos, enviar Israel para o mar, e o nosso objetivo é defender-nos.”

Ela nos mostrou o refeitório onde ajuda a preparar comida para os soldados locais.

Enquanto estávamos lá, ouvimos uma saraivada de foguetes disparados do Líbano sobre nossas cabeças em direção a cidades israelenses mais ao sul.

Minutos depois, foguetes caíram na cidade costeira de Haifa, ferindo outras cinco pessoas, incluindo um adolescente.

Soldados israelenses da Reuters dirigem um veículo militar perto de Kiryat Shmona, no norte de Israel (9 de outubro de 2024)Reuters

Muitos israelenses disseram que queriam que seus militares fizessem o que fosse necessário para impedir os ataques com foguetes.

Israel partiu para a ofensiva depois de quase um ano de combates transfronteiriços desencadeados pela guerra em Gaza, dizendo que quer garantir o regresso seguro de dezenas de milhares de residentes das zonas fronteiriças israelitas deslocados pelos ataques de foguetes, mísseis e drones do Hezbollah.

As hostilidades têm aumentado de forma constante desde que o Hezbollah começou a disparar foguetes contra o norte de Israel em apoio aos palestinos, em 8 de outubro de 2023, um dia após o ataque mortal do seu aliado Hamas ao sul de Israel.

Os militares afirmam que o objectivo da sua invasão terrestre, que começou há nove dias, é destruir a infra-estrutura do Hezbollah ao longo da fronteira que, segundo eles, representa uma ameaça iminente para as comunidades israelitas.

Houve relatos de intensas batalhas entre soldados israelenses e combatentes do Hezbollah em várias áreas do sul do Líbano na quarta-feira.

O Hezbollah disse que seus combatentes repeliram as tropas israelenses que avançavam em direção à vila ocidental de Labbouneh, atacaram outras pessoas dentro da vila oriental de Maroun al-Ras e bombardearam tropas perto de Mays al-Jabal, que fica perto de Kiryat Shmona.

Os militares israelitas, entretanto, disseram que as suas tropas e aeronaves destruíram mais de 100 alvos do Hezbollah em todo o sul do Líbano no último dia.

O Ministério da Saúde libanês disse que pelo menos quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas num ataque aéreo israelita na aldeia de Wardaniyeh, a nordeste da cidade costeira de Sidon.

A Agência Nacional de Notícias estatal informou que a greve atingiu um hotel que abrigava famílias deslocadas.

ShareTweetShareShare

Leiam também

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

Tornados relatados enquanto o furacão Milton atinge a Flórida

outubro 10, 2024
0

Tornados pousam na Flórida antes do furacãoVários tornados foram relatados em toda a Flórida enquanto o furacão Milton assolava o...

Para onde está indo o furacão Milton?

Para onde está indo o furacão Milton?

outubro 10, 2024
0

Helen Willetts com a última previsão quando Milton chega à FlóridaO furacão Milton atingiu a Flórida, com autoridades norte-americanas alertando...

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

Relembrando as ambições globais de Ratan Tata

outubro 10, 2024
0

Imagens GettyRatan Tata, visto aqui em 2016, transformou uma das casas comerciais mais antigas da Índia em uma potência globalRatan...

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

Rússia mata sete em último ataque ao porto de Odesa

outubro 10, 2024
0

ReutersMísseis russos atingiram a região ucraniana de Odesa durante toda a semanaMísseis russos atingiram um navio porta-contentores civil num porto...

As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

As duas forças trabalhando no telefonema Biden-Netanyahu

outubro 10, 2024
0

Gabinete do Primeiro Ministro IsraelenseO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e seus conselheiros, fotografados durante a ligação de quarta-feira com...

Eu disse à minha equipe: 'Sou um ser humano desprezível'

Eu disse à minha equipe: ‘Sou um ser humano desprezível’

outubro 10, 2024
0

Erik MelvinKylie Minogue adora quebra-cabeças.Esperando o início de um show, ela vai aprender palavras cruzadas, grades de sudoku e o...

Next Post
Órfãos com deficiência sofrem o impacto da proibição de adoção no exterior na China

Órfãos com deficiência sofrem o impacto da proibição de adoção no exterior na China

Últimas do Metrópoles

Os Paralamas e Dado Villa-Lobos: reencontro histórico em Brasília

Show do dia 21 de novembro no Festival Estilo Brasil reúne duas forças do rock nacional em uma noite de [...]

Fogaça revela o prato que marcou sua vida — e não tem nada de gourmet

O chef, que é o próximo a se apresentar no Metrópoles Talks, mantém viva a memória do prato simples preparado [...]

Martinho da Vila: a majestade do samba chega ao Festival Estilo Brasil

Lenda do gênero promete repertório de clássicos e celebração da cultura afro-brasileira no Ulysses Centro de Convenções em Brasília [...]

Tortura contra menores infratores ainda é realidade no país. Veja dados

O número de unidades socioeducativas com maus-tratos cresceu entre julho e agosto, mas o CNJ não especifica locais. Juiz explica [...]

Aos 80 anos, aluna da UnB leva marido com Alzheimer para as aulas

Casados há quase meio século, Olímpia e José Pereira Nunes emocionam colegas e professores pela cumplicidade [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS