9 de maio de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Dia Internacional da Mulher: amazônidas transformam suas realidades com liberdade e protagonismo – FAS

09/03/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Dia Internacional da Mulher: amazônidas transformam suas realidades com liberdade e protagonismo - FAS

A floresta amazônica é lar de vozes femininas que fazem a diferença. Seja por meio da liderança, da resiliência ou do direito de aprender e ensinar, elas exercem suas liberdades para transformar a realidade todos os dias. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) apresenta histórias de amazônidas fortes, resilientes e líderes que lutam para escrever sua própria trajetória.

A região é fortemente marcada por sua singularidade geográfica. Os rios funcionam como as principais “estradas” que interligam municípios e comunidades tradicionais (ribeirinhas, indígenas e quilombolas). Esse cenário exige deslocamentos longos e resiliência para quem estuda, trabalha ou empreende em áreas urbanas, rurais e profundas.

Quem conhece essa realidade é Ivone Silva, que vive na comunidade Acajatuba, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, em Manacapuru (a 93 quilômetros de Manaus). Ela nasceu e cresceu na mesma comunidade, onde teve sua mãe e seu pai como grandes exemplos de vida.

Desde pequena, enfrentou desafios para estudar: começou a frequentar a escola aos 7 anos e remava por duas horas para chegar às aulas. Aos 12 anos, precisou ir para Manaus para continuar os estudos. Mesmo diante dessas dificuldades, nunca desistiu.

“A essência da mulher amazônida é sermos fortes. Mesmo morando na floresta, somos grandes empreendedoras. Elas nunca desistem dos seus sonhos. São mulheres que acordam pela manhã, pegam um remo e uma canoa e vão atrás de conquistar seus objetivos”, declara.

Com 15 anos, começou a trabalhar como professora voluntária em uma escola de madeira, construída pelos pais das crianças da comunidade. Ao longo dos anos, sua dedicação à educação e à saúde comunitária cresceu. Mesmo após enfrentar um câncer de mama e superar a doença, manteve seu compromisso com a comunidade. Hoje, Ivone trabalha com agricultura, uma paixão que deseja fortalecer através da troca de conhecimento com outros voluntários na área, e é voluntária em educação e saúde.

“Liberdade para a mulher amazônica é termos nossos direitos e valores reconhecidos. Mulheres empreendedoras, professoras, médicas, agricultoras. Isso tudo gera um grande impacto”, complementa.

Professora e atual vice-presidente do Conselho de Administração da FAS, Izolena Garrido é um exemplo de superação. Tornou-se mãe solo aos 20 anos e enfrentou situações de discriminação, rejeição, humilhação e machismo. No entanto, por meio de sua formação como professora, teve a oportunidade de mudar a própria história, a dos filhos e até da comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro.

Com ajuda de outras pessoas, Garrido foi uma das fundadoras da comunidade Tumbira, tornando-se uma forte liderança feminina na luta por melhorias essenciais, como escola, poço artesiano, energia, centro social e outros. Sua busca por conhecimento não parou: cursou graduação, pós-graduação e diversas formações para fortalecer sua atuação em defesa da comunidade e do meio ambiente.

Outra mulher que luta para transformar a realidade da Amazônia é Valcléia Lima, ambientalista e superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS. Nascida na comunidade quilombola Murumuru, a 40 quilômetros de Santarém (PA), Valcléia teve que superar desafios desde cedo para buscar conhecimento. Seu pai estudou apenas até a terceira série, mas sempre incentivou os filhos a estudarem, pois compreendia as dificuldades que enfrentariam por questões raciais.

Com muita dedicação, graduou-se em Gestão Pública, fez especialização em Inovação e Difusão Tecnológica e se destacou profissionalmente pelo trabalho no Projeto Saúde e Alegria, executado no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), implementado pela FAS no Amazonas. Com quase 30 anos de experiência, atua em projetos que visam promover um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para as comunidades amazônicas.

“Sem dúvidas, estar em uma posição para representar as diferentes comunidades tradicionais da Amazônia é uma grande responsabilidade. Para mim, é uma honra ainda maior ocupar este espaço de luta pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, o meu lar e lar de tantas outras mulheres”, compartilha a ambientalista.

Projetos que apoiam mulheres da Amazônia

A FAS desenvolve iniciativas que fortalecem e capacitam mulheres amazônidas. Uma delas é o “Parentas que Fazem”, um projeto voltado para potencializar iniciativas empreendedoras de mulheres, organizações e grupos indígenas do Amazonas que atuam no setor da sociobioeconomia. Em 2024, sua primeira fase capacitou 374 mulheres e apoiou cinco associações ao longo do último ano.

O “Parentas que Fazem” conta com o apoio do Google.org — a instituição filantrópica do Google — e é realizado em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-E’ta).

Outra iniciativa é o “Empreendedoras da Floresta”, cujo objetivo é capacitar mulheres indígenas e ribeirinhas em habilidades empreendedoras, gestão de negócios e acesso ao mercado para o desenvolvimento de produtos inovadores em bioeconomia. O projeto está beneficiando 60 mulheres artesãs em três Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, que, ao longo de três anos, receberão mentoria financeira e um capital semente para viabilizar seus projetos. O “Empreendedoras da Floresta” é uma iniciativa da FAS desenvolvida em parceria com o L’Oréal Fund for Women.

Além desses, a instituição realiza o projeto “Conservação da Amazônia: uma aliança entre natureza e criatividade”, iniciativa executada com o apoio do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton SE. O projeto visa apoiar os negócios da floresta com o objetivo de combater o desmatamento, promovendo proteção ambiental com desenvolvimento sustentável. Em 2024, o projeto ofertou curso de gastronomia para mulheres da região do baixo Rio Negro. Durante quatro dias, as participantes receberam aulas teóricas sobre segurança dos alimentos e reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). 

“Hoje, a FAS celebra essas e outras histórias únicas de mulheres que reúnem força, resiliência e determinação, moldando a diversidade feminina. Cada mulher carrega sua própria história, personalidade e sonhos. Ser uma mulher amazônida também significa ser uma promotora do desenvolvimento sustentável e fazer a diferença pelo futuro de todas nós. A FAS parabeniza todas as mulheres da Amazônia que contribuem para um mundo mais sustentável e igualitário”, finaliza Lima.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e para a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe


ShareTweetShareShare

Leiam também

Estudantes estrangeiros realizam imersão em comunidades amazônicas para intercâmbio de conhecimento - FAS

Estudantes estrangeiros realizam imersão em comunidades amazônicas para intercâmbio de conhecimento – FAS

maio 8, 2025
0

Estudantes de pós-graduação e professores de duas instituições internacionais participaram das “Learning Journeys” (em português, Jornadas de Conhecimento) na Amazônia,...

Presidente Roberto Cidade homenageia líderes comunitários e ressalta importância do ‘trabalho de rua’ na atenção à população

Presidente Roberto Cidade homenageia líderes comunitários e ressalta importância do ‘trabalho de rua’ na atenção à população

maio 7, 2025
0

Em comemoração pela passagem do Dia do Líder Comunitário, em 5 de maio, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente...

Sine Amazonas divulga 127 vagas de emprego para esta quarta-feira

Sine Amazonas divulga 127 vagas de emprego para esta quarta-feira

maio 7, 2025
0

Distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas,...

Em 2024, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 21 mil famílias - FAS

Em 2024, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 21 mil famílias – FAS

maio 7, 2025
0

Organização fortalece atuação em 44 municípios com avanço em seus eixos de atuação que são: conservação ambiental, educação e cidadania,...

Governador Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas

Governador Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas

maio 6, 2025
0

Serviços do Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação da gripe e fortalecimento para o interior foram os temas...

Lei de Roberto Cidade amplia direitos e promove mais qualidade de vida às mulheres acometidas por endometriose

Lei de Roberto Cidade amplia direitos e promove mais qualidade de vida às mulheres acometidas por endometriose

maio 5, 2025
0

Doença “invisível”, a endometriose atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e, aproximadamente, 186 milhões em todo mundo....

Next Post
Daily Star

As palavras finais de Davina McCall para o médico antes da cirurgia do tumor cerebral

Últimas do Metrópoles

Conheça estratégia de investimento que mudou a vida do “Rei da Manga”

Em breve, um robô que replica essa estratégia automaticamente será lançado no Brasil; veja como garantir seu acesso [...]

Mega-Sena: duas apostas do DF faturam R$ 25 mil na quina

Ninguém acertou os seis números, e o prêmio principal acumulou em R$ 45 milhões [...]

Com 12 músicas em novelas e séries, MC Koringa celebra: “Vida mudou”

O funkeiro, que ainda tem duas músicas em filmes, tem 11 singles somente em novelas da Globo [...]

Com torcida expulsa, Inter perde na Libertadores. Assista aos gols

O Inter sofreu em Medellín e saiu derrotado por 3 x 1 no confronto diante do Atlético Nacional (COL). Confira [...]

Com reservas, Fluminense perde para San José na Sul-Americana

O Tricolor jogou com o time reserva na Bolívia e a derrota o manteve em segundo no Grupo F [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS