10 de outubro de 2025
A REVISTA DIGITAL QUE FALTAVA NA CIDADE.
WhatsApp
No Result
View All Result
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
Anota Manaus
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário
No Result
View All Result
Anota Manaus
No Result
View All Result
Página Inicial Amazonas e Região

Dia Internacional da Mulher: amazônidas transformam suas realidades com liberdade e protagonismo – FAS

09/03/2025
em Amazonas e Região
A A
0
Facebook
fb-share-icon
Twitter
Post on X
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Dia Internacional da Mulher: amazônidas transformam suas realidades com liberdade e protagonismo - FAS

A floresta amazônica é lar de vozes femininas que fazem a diferença. Seja por meio da liderança, da resiliência ou do direito de aprender e ensinar, elas exercem suas liberdades para transformar a realidade todos os dias. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) apresenta histórias de amazônidas fortes, resilientes e líderes que lutam para escrever sua própria trajetória.

A região é fortemente marcada por sua singularidade geográfica. Os rios funcionam como as principais “estradas” que interligam municípios e comunidades tradicionais (ribeirinhas, indígenas e quilombolas). Esse cenário exige deslocamentos longos e resiliência para quem estuda, trabalha ou empreende em áreas urbanas, rurais e profundas.

Quem conhece essa realidade é Ivone Silva, que vive na comunidade Acajatuba, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, em Manacapuru (a 93 quilômetros de Manaus). Ela nasceu e cresceu na mesma comunidade, onde teve sua mãe e seu pai como grandes exemplos de vida.

Desde pequena, enfrentou desafios para estudar: começou a frequentar a escola aos 7 anos e remava por duas horas para chegar às aulas. Aos 12 anos, precisou ir para Manaus para continuar os estudos. Mesmo diante dessas dificuldades, nunca desistiu.

“A essência da mulher amazônida é sermos fortes. Mesmo morando na floresta, somos grandes empreendedoras. Elas nunca desistem dos seus sonhos. São mulheres que acordam pela manhã, pegam um remo e uma canoa e vão atrás de conquistar seus objetivos”, declara.

Com 15 anos, começou a trabalhar como professora voluntária em uma escola de madeira, construída pelos pais das crianças da comunidade. Ao longo dos anos, sua dedicação à educação e à saúde comunitária cresceu. Mesmo após enfrentar um câncer de mama e superar a doença, manteve seu compromisso com a comunidade. Hoje, Ivone trabalha com agricultura, uma paixão que deseja fortalecer através da troca de conhecimento com outros voluntários na área, e é voluntária em educação e saúde.

“Liberdade para a mulher amazônica é termos nossos direitos e valores reconhecidos. Mulheres empreendedoras, professoras, médicas, agricultoras. Isso tudo gera um grande impacto”, complementa.

Professora e atual vice-presidente do Conselho de Administração da FAS, Izolena Garrido é um exemplo de superação. Tornou-se mãe solo aos 20 anos e enfrentou situações de discriminação, rejeição, humilhação e machismo. No entanto, por meio de sua formação como professora, teve a oportunidade de mudar a própria história, a dos filhos e até da comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro.

Com ajuda de outras pessoas, Garrido foi uma das fundadoras da comunidade Tumbira, tornando-se uma forte liderança feminina na luta por melhorias essenciais, como escola, poço artesiano, energia, centro social e outros. Sua busca por conhecimento não parou: cursou graduação, pós-graduação e diversas formações para fortalecer sua atuação em defesa da comunidade e do meio ambiente.

Outra mulher que luta para transformar a realidade da Amazônia é Valcléia Lima, ambientalista e superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS. Nascida na comunidade quilombola Murumuru, a 40 quilômetros de Santarém (PA), Valcléia teve que superar desafios desde cedo para buscar conhecimento. Seu pai estudou apenas até a terceira série, mas sempre incentivou os filhos a estudarem, pois compreendia as dificuldades que enfrentariam por questões raciais.

Com muita dedicação, graduou-se em Gestão Pública, fez especialização em Inovação e Difusão Tecnológica e se destacou profissionalmente pelo trabalho no Projeto Saúde e Alegria, executado no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), implementado pela FAS no Amazonas. Com quase 30 anos de experiência, atua em projetos que visam promover um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para as comunidades amazônicas.

“Sem dúvidas, estar em uma posição para representar as diferentes comunidades tradicionais da Amazônia é uma grande responsabilidade. Para mim, é uma honra ainda maior ocupar este espaço de luta pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, o meu lar e lar de tantas outras mulheres”, compartilha a ambientalista.

Projetos que apoiam mulheres da Amazônia

A FAS desenvolve iniciativas que fortalecem e capacitam mulheres amazônidas. Uma delas é o “Parentas que Fazem”, um projeto voltado para potencializar iniciativas empreendedoras de mulheres, organizações e grupos indígenas do Amazonas que atuam no setor da sociobioeconomia. Em 2024, sua primeira fase capacitou 374 mulheres e apoiou cinco associações ao longo do último ano.

O “Parentas que Fazem” conta com o apoio do Google.org — a instituição filantrópica do Google — e é realizado em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-E’ta).

Outra iniciativa é o “Empreendedoras da Floresta”, cujo objetivo é capacitar mulheres indígenas e ribeirinhas em habilidades empreendedoras, gestão de negócios e acesso ao mercado para o desenvolvimento de produtos inovadores em bioeconomia. O projeto está beneficiando 60 mulheres artesãs em três Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, que, ao longo de três anos, receberão mentoria financeira e um capital semente para viabilizar seus projetos. O “Empreendedoras da Floresta” é uma iniciativa da FAS desenvolvida em parceria com o L’Oréal Fund for Women.

Além desses, a instituição realiza o projeto “Conservação da Amazônia: uma aliança entre natureza e criatividade”, iniciativa executada com o apoio do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton SE. O projeto visa apoiar os negócios da floresta com o objetivo de combater o desmatamento, promovendo proteção ambiental com desenvolvimento sustentável. Em 2024, o projeto ofertou curso de gastronomia para mulheres da região do baixo Rio Negro. Durante quatro dias, as participantes receberam aulas teóricas sobre segurança dos alimentos e reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). 

“Hoje, a FAS celebra essas e outras histórias únicas de mulheres que reúnem força, resiliência e determinação, moldando a diversidade feminina. Cada mulher carrega sua própria história, personalidade e sonhos. Ser uma mulher amazônida também significa ser uma promotora do desenvolvimento sustentável e fazer a diferença pelo futuro de todas nós. A FAS parabeniza todas as mulheres da Amazônia que contribuem para um mundo mais sustentável e igualitário”, finaliza Lima.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e para a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe


ShareTweetShareShare

Leiam também

Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes

Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes

outubro 9, 2025
0

A ascensão das redes sociais como ferramenta de trabalho e entretenimento, além dos casos de violação de direitos registrados nos...

Arqueiros indígenas do Amazonas conquistam medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco - FAS

Arqueiros indígenas do Amazonas conquistam medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco – FAS

outubro 3, 2025
0

Os jovens irmãos Graziela Yaci Santos e Gustavo Santos, do povo Karapãna, seguem brilhando no cenário do esporte brasileiro. Em...

Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul

Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul

outubro 1, 2025
0

Unidades recebem investimentos para ampliar capacidade e garantir atendimento mais humanizado à população O governador Wilson Lima vistoriou, nesta sexta-feira...

Governador Wilson Lima assina convênio para recuperação viária e vistoria obras em estradas de Carauari

Governador Wilson Lima assina convênio para recuperação viária e vistoria obras em estradas de Carauari

setembro 30, 2025
0

Município comemorou 114 anos com anúncio de investimentos e acompanhamento de obras estratégicas O governador Wilson Lima assinou, neste sábado...

Organizações selecionadas na chamada Inova Sociobio participam de elaboração de projetos - FAS

Organizações selecionadas na chamada Inova Sociobio participam de elaboração de projetos – FAS

setembro 30, 2025
0

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, entre os dias 24 e 26 de setembro,...

Governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e visita obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Carauari

Governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e visita obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Carauari

setembro 29, 2025
0

Governo do Amazonas também garantiu a pavimentação das ruas do município, por meio do programa Asfalta Amazonas O governador Wilson...

Next Post
Chega de uísque americano: canadenses reagem a Trump com raiva e retaliação

Chega de uísque americano: canadenses reagem a Trump com raiva e retaliação

Últimas do Metrópoles

Isenção do Imposto de Renda impacta quem empreende

A maioria dos donos de pequenos negócios no país deve ser beneficiada pela medida [...]

Grupo que faturou R$ 7 milhões em golpes é alvo de operação da PCDF

Segundo as investigações, foram criados 436 anúncios, entre 2015 e 2025, gerando mais de 1,5 mil interações com as vítimas [...]

João Silva diz que médico quis “aparecer” ao falar da saúde de Faustão

O apresentador João Silva, filho de Faustão, criticou a postura de um médico que, segundo ele, falou sobre saúde do [...]

Fraudes bancárias: BC devolveu R$ 1 bilhão a clientes em 2024 e 2025

Entre 2024 e 2025, o Banco Central (BC) devolveu cerca de R$ 1 bilhão a clientes através do Mecanismo Especial [...]

Festa de N. Srª Aparecida: assista às festividades desta sexta (10/10)

Evento acontece de 03 à 12 de outubro, na Catedral Metropolitana de Brasília e na Esplanada dos Ministérios [...]

A revista digital que faltava na cidade.

Sobre nós

No jornalismo profissional, marcado pelo artesanato do texto e das ilustrações, e pela exaustiva checagem de informações, oferecemos a você, nosso leitor, um continente seguro com os temas que mais lhe interessam.

Contate

Site filiado à Federação Nacional de Jornalismo – FENAJ

© 2022 ANOTA MANAUS

No Result
View All Result
  • Página Inicial
  • Expediente
  • Amazonas e Região
  • Manaus e Região
  • Interior do AM
  • Brasil
  • Famosos
  • Especial Publicitário

© 2022 ANOTA MANAUS