A aposta da Apple para o novo iPhone 16 é a inteligência artificial. As novas ferramentas de IA estarão integradas ao iOS 18 e ao aparelho, que contará com um novo chipset poderoso, o A18.
Porém, a inteligência artificial generativa não é a única carta na manga de Tim Cook, CEO da Big Tech. Baterias com tecnologia de carregamento rápido, câmeras verticais, novidades para o design e conexão com o Wi-Fi 7 são características aguardadas para a linha 16.
Confira tudo o que sabemos sobre o iPhone 16:
Data de lançamento:
A Apple segue o mesmo padrão de lançamento há alguns anos. A partir das informações de anos anteriores, é possível prever que o iPhone 16 será lançado no dia 10 de setembro, terça-feira, com a data de pré-venda nos Estados Unidos estimada para acontecer simultaneamente.
Inteligência artificial integrada:
Durante a conferência anual de desenvolvedores da Apple (WWDC), que aconteceu em junho, Tim Cook anunciou as novidades de IA da empresa.
Em uma das demonstrações, a Siri, que agora será mais responsiva ao ecossistema do usuário, utiliza informações de uma mensagem recebida no iMessage para marcar um compromisso na agenda. Além disso, a assistente de voz poderá interagir diretamente com a tela e será alimentada pelo ChatGPT 4.0, da OpenAI.
Para alcançar feitos de empresas como Samsung e Google, a Apple também disponibilizou ferramentas já conhecidas pelo público para sua IA, como a edição e sumarização de mensagens e e-mails, aplicativos inteligentes para geração de imagens, respostas automáticas e busca de imagens e vídeos da galeria a partir de comandos de voz e texto.
Bateria mais rápida:
De acordo com inúmeros vazamentos, a linha do iPhone 16 receberá um design de bateria totalmente novo, com a vida útil amplificada por um novo e poderoso processador.
A bateria será revestida em aço inoxidável, o que facilita a remoção da bateria e permite um aumento de 5-10% na densidade das células de carregamento. Essa novidade possibilita mais tempo de duração da bateria e um gerenciamento térmico melhor, o que pode evitar o superaquecimento.
Câmeras verticais:
A orientação das lentes irá mudar. O motivo é o Apple Vision Pro, que precisa de vídeos estereoscópicos, um tipo de gravação que permite a reprodução 3D no headset. Para isso, as câmeras devem ficar lado a lado.
Ou seja, ao invés do arranjo diagonal do iPhone 15, o iPhone 16 contará com um arranjo vertical em uma ilha em forma de losango. Isso não deve afetar as fotos e vídeos regulares.
Atualização de design e cores:
Fotos da linha do iPhone 16 foram publicadas pelo vazador iFab Four, revelando as principais mudanças de design dos próximos aparelhos. Sonny Dickson, famoso por seus acertos, está por trás do furo. Veja: