O Deputado Federal Sidney Leite (PSD) fez um apelo, durante a sessão virtual desta terça-feira (28/04) da Câmara dos Deputados, para que as emendas de bancada do Amazonas sejam liberadas o mais rápido possível ao estado, para o devido enfrentamento do coronavírus.
Segundo o deputado, o estado do Amazonas vem sofrendo com a pandemia, já registrando um número alarmante de mais de 320 óbitos e que é preciso uma atenção especial para a região. “Não se trata de uma atenção diferenciada, nós temos no Amazonas, principalmente em Manaus, que agrega mais de 50% da região, estado que faz divisa com cinco estados e três países, e que tem a maior população indígena do país. É importante que o ministro da saúde e o secretário nacional da saúde indígena, possam dar a atenção que o Amazonas precisa” enfatizou Sidney Leite.
O parlamentar também reforçou as solicitações do governo do Amazonas e dos municípios que precisam de equipamentos para instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), como ventiladores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que são extremamente necessários para o devido atendimento da população amazonense.
“Esse é um momento muito duro e triste, e essa preocupação aumenta quando o coronavírus avança no interior do estado. Nós temos municípios com cerca de 90% da população indígena como o caso de São Gabriel da Cachoeira que faz fronteira com Venezuela e Colômbia, mas nós temos um vazio de média e alta complexidade no interior onde não se tem UTI e essa atenção se faz necessária urgentemente”.
Sidney Leite ainda citou a cidade de Manaus que está colapsando nos cemitérios, onde os corpos estão sendo enterrados não apenas em valas comuns, mas em blocos de três caixões, um sobre outro. “Isso é muito triste para as famílias que enterram seus entes sem um pingo de dignidade”.
O parlamentar finalizou seu discurso pedindo mais uma vez atenção ao estado do Amazonas que precisa de ajuda com urgência. “O estado precisa de socorro, principalmente com os EPI’s não apenas para os que estão nos hospitais, mas também para aqueles profissionais que estão atuando nas comunidades indígenas nos 61 municípios do Amazonas”, encerrou o deputado também pedindo a colaboração das Forças Armadas no combate a esta pandemia.